11 livros para alavancar sua carreira em vendas

Se você está em busca de alavancar a sua carreira em vendas, esta seleção de livros é pra você. São 11 títulos para turbinar o seu futuro na área de vendas. Confira abaixo!

1. SPIN Selling

Autor: Neil Rackman

Iniciamos com a bem-sucedida estratégia de vendas intitulada “SPIN Selling”. Aqui, o autor Neil Rackman aborda o tema de forma direta e muito bem estruturada. A proposta da metodologia é passar por quatro momentos, que inclusive dão origem ao nome do método:

  • Situação
  • Problema
  • Implicação
  • Necessidade

Neil desenvolveu esta técnica ao longo de 12 anos de estudos como psicólogo e fomentou o seu trabalho com o apoio de mais de 20 países participantes no projeto.

Publicado em 1988 e traduzido para mais de 50 idiomas, podemos dizer que SPIN Selling é um livro imperdível.

2. A Venda Desafiadora

Autores: Matthew Dixon e Brent Adamson

Escrito a partir de um estudo aprofundado sobre vendas, “A venda desafiadora” defende que a venda baseada apenas em relacionamento com o cliente está fadada ao fracasso.

Ao invés de apenas criar laços com o consumidor, os autores Matthew Dixon e Brent Adamson argumentam que o ideal é ir além e instigá-lo por meio da persona do Desafiador. 

A ideia do livro defende uma abordagem mais direta e, muitas vezes, mais agressiva de venda, assumindo o controle da tratativa, desde o momento da prospecção do lead até o fechamento do negócio. Vale a pena conferir mais de perto.

3. Inteligência Emocional em Vendas: Como os supervendedores utilizam a inteligência emocional para fechar mais negócios

Autor: Jeb Blount

O tema “Inteligência emocional” vem sendo destaque em muitos cenários. Em vendas, não poderia ser diferente. Jeb Blount, especialista em aceleração de vendas, traz o relacionamento humano como chave para fechar vendas maiores e melhores. 

O livro promete ensinar técnicas consistentes que, ao envolver as pessoas emocionalmente, trazem muito mais sucesso para o processo de vendas. Uma abordagem diferente e imperdível.

4. Objeções

Autor: Jeb Blount

Aqui o autor explora o medo da rejeição e como lidar com ele, trazendo técnicas para aprender de vez a superar um “não” e, consequentemente, vender melhor. O livro traz como provocação as inúmeras “fórmulas mágicas para vendas” – que você com certeza já deve ter ouvido falar – e como elas acabam sendo falhas.

Segundo Luke Lapresta, diretor regional da T-Mobile, “Objeções, de Jeb Blount, é diferente de qualquer coisa que você já tenha lido sobre o assunto, ele é a Bíblia do fechamento de negócios. Compre-o para toda a sua equipe de vendas antes que seu concorrente o faça.”

5. Como fazer amigos e influenciar pessoas

Autor: Dale Carnegie 

Um verdadeiro clássico, “Como fazer amigos e influenciar pessoas” está sempre presente nas rodas de conversa sobre relacionamentos interpessoais. É uma verdadeira referência quando se trata de desenvolvimento das habilidades sociais, humanas e comunicacionais. 

Neste livro, o princípio básico é muito simples: interessar-se genuinamente pelas pessoas ao seu redor. E, como vendedor de sucesso, é primordial ter o domínio das suas emoções e saber se comunicar bem com o mundo, não é mesmo?

Dale Carnegie traz exemplos práticos com histórias incríveis e inspiradoras, fazendo com que a leitura seja muito leve e prazerosa. Vale a pena conferir esse clássico!

6. As armas da Persuasão

Autor: Robert Cialdini

Com a grande promessa de ensinar o domínio da arte de influenciar pessoas, “As armas da Persuasão” traz o trabalho de Robert Cialdini, que aborda diversos gatilhos mentais capazes de moldar e transformar o comportamento humano. São eles:

  • Reciprocidade: o ato de retribuir o que outras pessoas nos proporcionaram;
  • Afeição: gostar, sentir-se atraído e inspirado por alguém;
  • Aprovação social: o ser humano busca por indícios de como deve se comportar com base no reflexo do outro;
  • Autoridade: a pessoa que é vista como especialista/confiável;
  • Escassez: explora a aversão à perda e faz com que determinado fator torne-se mais valioso por ser escasso;
  • Compromisso e coerência: a garantia de que o que foi prometido será cumprido;
  • Unidade: aqui é abordado o sentimento de pertencimento, união e comunidade.

Uma leitura interessante e fundamental nos dias de hoje.

7. Saber Vender é da Natureza Humana

Autor: Daniel Pink 

“Saber Vender é da Natureza Humana” traz um novo olhar para a arte de vender. O livro aborda o assunto a partir do fato que todo o ser humano precisa, em algum momento da vida, persuadir alguém – seja uma mãe persuadindo o filho a ir para a escola, até o funcionário que deseja um aumento e precisa persuadir o chefe. 

Daniel H. Pink mostra como o fato de estimular as pessoas a tomarem a iniciativa pode ser mais interessante do que tentar mudar sua forma de pensar.

O resultado é um livro repleto de percepções e muito prático, mudando a forma como você vê o mundo e transformando sua forma de lidar com as relações humanas.

8. A tríade do Tempo

Autor: Christian Barbosa

Christian Barbosa é visto e considerado como o maior especialista em gestão do tempo no Brasil. Com esta introdução, você já deve imaginar sobre o que o livro trata. Isso mesmo: fundamentos do tempo e técnicas para ser mais produtivo. 

A “Tríade do Tempo” apresenta um novo método de planejamento pessoal que promete ajudar a organizar sua vida e fazer com que seus dias sejam mais proveitosos. O autor trabalha com o conceito de que o tempo se divide em três esferas – o que dá origem ao nome do livro. As esferas são: importante, urgente e circunstancial. O objetivo é aprender a categorizar as situações de acordo com cada esfera e aplicar o tempo correto em cada uma delas.

Um livro inovador e que traz ferramentas modernas e práticas para o dia a dia de todos – desde aqueles que ainda utilizam a agenda de papel, até os apaixonados por tecnologia.

9. Mindset

Autora:  Carol Dweck

Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu o conceito que hoje é conhecido como mindset. Segundo a autora, trata-se da atitude mental com que encaramos a vida e é crucial para atingirmos o sucesso.

A obra traz o conceito de que o mindset não é apenas um traço de personalidade, mas sim, a explicação pela qual atingimos nossos objetivos ou não. Nossas relações no trabalho, a forma como educamos nossos filhos, a maneira como vivemos em geral são totalmente definidas pelo mindset que adotamos para a vida. 

Depois de ler esse livro, você será capaz de entender que o mindset adequado é um fator decisivo para que todo o seu potencial seja explorado e você atinja seus objetivos.

10. Supere o Não: Como negociar com pessoas difíceis

Autor: William Ury 

“Como negociar de maneira bem-sucedida com um chefe teimoso, um cliente irritado ou um colega difícil, que insistem em dizer não?” É com esta provocativa que o autor Willian Ury inicia sua obra “Supere o Não”. O autor apresenta cinco passos essenciais para contornar estas pessoas difíceis e, finalmente, chegar a um acordo.

Em Supere o não, William Ury, um dos maiores especialistas em negociação do mundo, oferece uma estratégia eficaz de cinco passos para contornar a resistência da outra parte e finalmente chegar a um acordo.

O livro promete ajudar a controlar suas emoções quando estiver sob pressão, neutralizar as emoções do outro e, por fim, conseguir chegar a um consenso de forma que fique justo para ambos os lados. 

Esqueça as negociações difíceis: com este clássico em mãos, toda negociação será possível.

11. Os segredos do Lobo

Autor: Jordan Belfort

Imagine ser um vendedor tão bom a ponto de ser homenageado e eternizado pelo Leonardo DiCaprio nos cinemas?

Este é o caso de Jordan Belfort, autor da obra “Os segredos do Lobo”, onde apresenta o passo a passo de seu método de vendas. Acredite, vai muito além do que foi mostrado no filme! O autor ensina a fazer com que seus futuros compradores superem barreiras e obstáculos que os impeçam de tomar a decisão de compra.

Este livro é um manual, tanto para vendedores independentes, quanto para grandes times de vendas. Vale a leitura!

E aí, curtiu nossa seleção de livros para alavancar sua carreira em vendas? Já salva nos favoritos para não perder nenhum título. E se tiver mais algum livro que ficou faltando na lista, conta pra gente nos comentários!

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