4 razões para participar de feiras de negócio na sua área de atuação

As feiras de negócios são uma grande oportunidade para a sua empresa se atualizar com as novidades do mercado, capacitar seus colaboradores para fazer frente às estratégias da concorrência, captar novos clientes e, principalmente, dar visibilidade aos seus produtos e serviços.

Qualquer que seja seu ramo de atuação, em tempos de crise econômica, esses eventos podem significar o crescimento dos seus negócios, a criação e o fortalecimento de parcerias externas, além da projeção da sua marca em uma escala muito maior com o consequente aumento dos lucros.

Sabendo desse tipo de exposição na sua área de atuação, preparamos um artigo com 4 benefícios de participar das feiras de negócios para a sua empresa. Acompanhe!

1. Fortalecer o networking

Networking é uma palavra em inglês que significa “rede de contatos profissionais”, e é usada atualmente no mundo dos negócios para denominar uma forma de estabelecer conexões profissionais que poderão ser acionadas no presente ou no futuro para relações de negócios de benefícios recíprocos para as partes envolvidas.

Para formar ou aumentar sua rede de contatos, é importante buscar um intermediador conhecido que “apresentará” as partes — e esse é um dos principais benefícios de participar de feiras. Nessas exposições, além de demonstrar produtos, sua empresa terá momento e local favoráveis para ampliar e reforçar seus contatos, além de trocar conhecimento e informações.

2. Fazer parcerias estratégicas

Parceria estratégica é a integração de empresas (produtos e serviços diferentes) que decidem estabelecer colaboração externa para oferecer seus produtos ou serviços e gerar mais competitividade em um mercado com recursos financeiros cada vez mais escassos. Nesse tipo de parceria, as empresas se complementam e precisam alinhar suas filosofias para que a união funcione e as partes consigam fidelizar seus clientes.

Um exemplo desse tipo de parceria é uma empresa especializada em bolos decorados que não pode investir no serviço de entrega, mas estabelece parceria para que outra empresa leve os bolos até o cliente.

Como vimos, os serviços se complementam e cada empresa oferece um produto/serviço distinto ao consumidor. Para que essa complementaridade funcione, é importante que o bolo seja feito com qualidade e embalado de forma adequada, bem como o serviço de entrega o leve intacto, cumpra o horário e ofereça o mesmo tipo de atendimento ao cliente no ato da entrega.

3. Ficar por dentro das novidades do mercado

Nesse tipo de exposição, cada empresa leva o que tem de melhor e mais inovador para demonstrar. Assim, esses eventos se tornam uma grande oportunidade de conhecer as inovações do mercado interno e externo, e de sua empresa sair na frente usando esse conhecimento adquirido.

Em tais eventos, é oportuno, além de expor, mostrar-se presente e observar a concorrência para poder continuar atualizado e competitivo.

4. Fechar negócios

O expositor deve conhecer o produto e o mercado. Para isso, deve receber treinamento adequado para atuar de maneira eficiente nas feiras de negócios. Uma vez capacitado, o colaborador estará apto a estabelecer diálogo produtivo com o visitante (cliente em potencial) e demonstrar seu produto de forma a deixar claro como seu produto/serviço atenderá à necessidade presente ou futura apresentada por aquela pessoa.

Ao oferecer uma solução clara e objetiva, o expositor vai gerar no público o desejo de consumir seu produto ou serviço em uma proposta atrativa para o mercado, vai conseguir fechar negócios significativos e atrair novos clientes.

Dessa forma, participar de feiras de negócios é uma grande oportunidade para a sua empresa, pois abre uma grande vitrine de exposição. Nessas feiras, um número muito maior de pessoas terão acesso aos seus produtos/serviços e o empresário poderá divulgar sua marca, atrair clientes em potencial e fechar negócios.

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Diretor Comercial da Hiper