5 dicas para fazer a contabilidade de uma loja de forma correta

dicas-para-fazer-a-contabilidade-de-uma-loja-de-forma-correta

Cristiano é dono de uma loja. Ele precisa se preocupar com vendas, estoque e atendimento, mas também tem que dar conta de toda a burocracia necessária para manter o negócio aberto. Afinal, é preciso prestar contas aos órgãos competentes continuamente.

Você é como Cristiano? Não se preocupe! No post de hoje, vamos ajudar com dicas de como fazer a contabilidade da loja. Confira!

 

1. Registre todas as despesas e receitas da loja

Para fazer a contabilidade da sua loja, você precisa conhecer as despesas e receitas do negócio, ou seja, saber quanto recebe e quanto é gasto. Para isso, é preciso registrar todos os comprovantes de compra e venda, como notas fiscais e extratos bancários.

Aqui, é preciso criar uma rotina de coleta e armazenamento de informações para que nada seja esquecido. Se você trabalha com uma equipe, explique aos seus funcionários a importância dessas informações e forneça instruções de como eles podem colaborar com a área contábil.

 

2. Crie uma rotina semanal

Ter uma rotina semanal é ideal para facilitar o armazenamento e o controle das informações, sem deixar tudo para o final do mês. Reserve um momento na semana para fazer uma revisão financeira e se certificar de que todas as informações estão sendo registradas.

Você pode criar roteiros e checklists de como essa rotina vai funcionar. Isso lhe permitirá ganhar tempo e não esquecer de nenhum ponto.

 

Infográfico: Como precificar um produto?

 

3. Utilize um software de gestão financeira

A melhor maneira de armazenar as informações contábeis da sua loja em um fluxo contínuo é utilizando um software de gestão. Em um único programa, é possível conferir relatórios financeiros, fiscais, de vendas e de estoque, por exemplo.

Um software de gestão facilita a administração de contas a receber e a pagar, do fluxo de caixa, de entrada e emissão de notas fiscais, de estoque e outros setores da sua loja. Assim, fica muito mais fácil realizar as duas etapas que citamos anteriormente.

 

4. Mantenha-se atualizado

Como dono de um negócio, você precisa conhecer minimamente os conceitos básicos da área de contabilidade. Além disso, deve acompanhar as novidades do setor, que também sofre atualizações com o passar do tempo.

Além de se manter atualizado por meio de jornais, por exemplo, aproveite a internet para consumir mais conteúdos como este que você está lendo e faça cursos introdutórios sobre o tema.

 

5. Contrate um profissional

A contratação de um profissional de contabilidade pode ajudar a lidar com as questões legais da sua loja, mesmo que procure um profissional apenas pontualmente para organizar o seu sistema financeiro. Um contador pode esclarecer todas as suas dúvidas e revisar os seus documentos para certificar que estão de acordo com as necessidades legais.

Fazer a contabilidade da loja é uma das atividades mais importantes de um gestor, já que é preciso prestar contas aos órgãos competentes sobre o funcionamento legal do negócio. Seguindo as dicas acima, será muito mais fácil realizar essa atividade.

Solicite uma demonstração

Com o Hiper você cadastra produtos, realiza vendas e emite notas fiscais de produto e serviço. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite uma demonstração grátis.

Sistema para documentos fiscais