5 vantagens que um software de ponto de venda pode proporcionar para sua loja

software de gestão

Há algumas ferramentas que podem ser úteis para auxiliar nos cuidados de uma loja, como o software de ponto de venda. Mas afinal, de que forma ele pode ajudar? Quais são as vantagens que a automação comercial pode oferecer?

Uma boa gestão do ponto de venda depende de vários fatores para ser eficiente, entre eles a ampla visão do gestor sobre o negócio e o entendimento do funcionamento de cada setor da empresa.

 

5 vantagens que um software de ponto de venda pode proporcionar para a sua loja

 

1 – Otimização de tempo e aumento de produtividade

Os processos manuais serão automatizados e, consequentemente, o tempo destinado a esses processos será menor. Isso resultará em maior produtividade, uma vez que seus funcionários terão mais tempo para outras atividades e um atendimento mais rápido, sem que o cliente tenha que esperar muito.

 

2 – Emissão de notas fiscais, cupons fiscais, duplicatas, etc

Um software de ponto de venda facilitará o processo de emissão de cupom fiscal, nota fiscal eletrônica, emissão de boletos e duplicatas, por exemplo. Isso refletirá na agilidade do atendimento ao cliente e na rapidez do trabalho. A emissão das notas fiscais e outros documentos atende às disposições legais e requisitos da legislação fiscal de cada estado, através da homologação de softwares com o PAF-ECF, que é um programa de aplicativo fiscal responsável pelo envio de informações.

 

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3 – Gerenciamento financeiro

O gerenciamento financeiro de uma empresa é o que faz com que o restante funcione bem. Controle das contas, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, cadastros de fornecedores e vendedores, emissão de recibos, controle de receitas, despesas e conciliação de contas, entre outros, estão entre as funções de gerenciamento financeiro que um software de ponto de venda disponibiliza. Ou seja, é um controle mais acessível e interligado, com a opção de fornecer relatórios.

 

 

4 – Controle de estoque dos produtos

Parece muito óbvio, mas acontece muito: a falta da mercadoria quando o cliente vem comprá-la e por algum motivo o funcionário esqueceu de dar baixa no estoque. Isso é muito desagradável para a empresa, precisar dizer que houve um engano e que não há a mercadoria para entrega, sem contar na frustração do cliente – isso pode fazer com que ele pense duas vezes antes de voltar à sua loja novamente. Evite isso com a automatização da sua loja e tenha o estoque sempre em dia.

 

 

5 – Frente de caixa eficiente e funcional

Um dos pontos mais importantes da venda é a frente de caixa, que é o momento em que o cliente vai efetuar o pagamento de suas compras, receber seu cupom e sua nota fiscal. Vale lembrar que como esse é o processo final, o cliente provavelmente já estará um pouco cansado, muitas vezes irritado, principalmente se pegar uma fila e demorar para ser atendido. Portanto, se a loja estiver automatizada e os funcionários bem treinados, esse momento pode ser um grande diferencial no processo de vendas.

 

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