6 dicas para aumentar as vendas de sua loja de roupas

6 dicas para aumentar as vendas de sua loja de roupas

O comércio vive do lucro. Para atingir esse objetivo, inúmeras ações devem ser colocadas em prática, como investimentos — seja em mercadorias de qualidade ou capacitações —, infraestrutura, fidelização dos clientes, entre muitos outros aspectos.

Para aumentar as vendas de roupas, você também deverá seguir inúmeras dicas, da escolha de um bom ponto comercial ao desenvolvimento de campanhas de marketing, passando pela análise de mercado e até mesmo buscando inovações tecnológicas.

Pensando nisso, reunimos seis dicas fundamentais para ajudar a aumentar as vendas de sua loja de roupas. Venha aprender conosco e prepare-se para dar um banho nos seus concorrentes. Boa leitura!

 

1. Identifique o seu público

O requisito fundamental para alavancar as vendas é o conhecimento sobre o seu público-alvo, visto que é a partir dele que serão organizadas todas as outras estratégias de venda da empresa. Por isso, se você quer dar um up nas vendas, passe a conhecer melhor as características dos seus clientes, como a faixa etária, as condições socioeconômicas, o sexo, o tipo de item que agrada mais e o estilo de roupas que esse público mais compra.

Com essas informações nas mãos, você poderá programar as compras do estoque, adequando-as à faixa de preço e ao gosto do seu público-alvo. Além disso, será possível planejar melhor as suas estratégias de marketing, criando ações ainda mais efetivas.

A identificação do público também estreita o relacionamento, ou seja, você vai ficar mais perto do dia a dia de quem consome seus produtos, ponto primordial para aumentar a venda de roupas. Isso porque a sua loja sempre terá o que o cliente procura, com as tendências do momento e também com mercadorias sintonizadas nos gostos de quem confia em seu trabalho.

 

2. Invista em uma boa decoração

Pode até não parecer, mas a decoração da loja faz toda a diferença para o seu cliente, principalmente quando se trata de uma loja de roupas. Ao sair para fazer compras, o consumidor também está em busca, mesmo que de forma inconsciente, da experiência que ele vivenciará no ambiente. Daí a importância de se investir em uma boa decoração, que vai chamar a atenção do consumidor quando ele estiver passando, fazendo um convite para entrar e conhecer a sua loja.

Na hora de decorar, é preciso levar em consideração as características do seu público. Se ele gosta de coisas mais ousadas, busque cores e objetos chamativos e diferentes do comum. Por outro lado, se o cliente for mais tradicional, invista em itens mais básicos. O importante é adequar sua decoração ao seu público-alvo, de forma que ele se sinta bem e à vontade dentro da sua loja.

Dessa maneira, visando aumentar a venda de roupas, esteja ainda ligado nas tendências da moda, deixando os seus manequins sempre com combinações do momento. Vale a pena sempre mudar a fachada, o que certamente atrairá mais pessoas.

 

3. Foque na qualidade do atendimento

Não importa qual o tipo do seu público — homem, mulher, adulto ou jovem —, qualquer pessoa gosta e busca ser bem atendida dentro de uma loja. Por isso, com o objetivo de alavancar as vendas, é fundamental investir na qualidade do atendimento.

O investimento na qualificação profissional dos seus colaboradores é essencial. Estimule-os a participar de cursos, workshops e palestras sobre o tema. Outra dica é implementar um programa de treinamento contínuo para os seus funcionários.

Aqui, mais uma vez, é preciso que você conheça bem o seu público. Assim, é possível adequar a linguagem e o tipo de atendimento, de forma a estabelecer a melhor comunicação possível com o cliente.

Ao contar com um time que vista a camisa da sua loja, certamente a experiência de compra será excelente, fidelizando os clientes e auxiliando no marketing boca a boca, ou seja, isso é uma excelente forma de aumentar a venda de roupas.

 

4. Tenha um software de gestão

Nada mais importante para aumentar as suas vendas do que aderir à tecnologia, investindo em um bom software para gestão eletrônica da sua loja de roupas. Esses programas automatizam diversas atividades do dia a dia de uma loja, tornando o atendimento mais rápido e agradável para o cliente.

Além disso, os softwares de gestão permitem planejar as compras e controlar o estoque. Outra vantagem é que esses programas possibilitam a criação de indicadores para o controle mensal das vendas, ajudando nas tomadas de decisões, planejamento e estratégias.

Outro ponto fundamental é que a tecnologia otimiza o tempo, aumenta a produtividade e ainda reduz os custos, ou seja, trata-se de um ponto que não pode fugir da sua rotina. Portanto, caso a sua loja ainda não seja totalmente automatizada, coloque essa iniciativa em prática o mais rápido possível.

 

5. Divulgue seus produtos e promoções nas redes sociais

A utilização das redes sociais traz bons resultados para aumentar a venda de roupas. Isso porque muita gente está descontraída nos ambientes virtuais e pode se interessar por determinado modelo.

Por isso, tenha uma divulgação constante por meio de posts que valorizem seus produtos, novidades, promoções e use as redes para lançar campanhas, como queima de estoque ou sorteio de brindes para quem fizer compras acima de determinado valor.

Atualmente, o marketing de conteúdo também tem contribuído para melhorar o tráfego nos sites e, consequentemente, as vendas. Portanto, tenha um blog com textos e vídeos de interesse do seu público, com qualidade e técnica de SEO, escaneabilidade, entre outras.

 

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6. Fidelize o seu público

A fidelização do público é uma estratégica que está casada com o aumento de vendas de roupas. Isso porque, ao criar laços sinceros com os seus clientes, eles sempre voltarão e ainda indicarão a sua loja para amigos e familiares.

Como desenvolver um relacionamento de qualidade? Existem várias estratégias. Uma delas é enviar e-mail marketing ou mensagens via WhatsApp sobre as promoções da semana ou parabenizando os consumidores em relação a uma data especial.

Crie cartões de fidelidade, concedendo descontos ou até mesmo vale-compras. Outra medida pode ser sorteios promocionais, como um fim de semana em um hotel fazenda ou um jantar bem romântico.

Dessa forma, certamente os consumidores sempre estarão presentes. E o mais importante: quem entrar pela primeira vez certamente retornará, ou seja, trata-se de uma boa dinâmica para aumentar a venda de roupas por meio do encantamento dos clientes.

Seguindo as nossas dicas, o seu fluxo de caixa terá uma melhora considerável. No entanto, é sempre importante motivar a equipe e ainda oferecer boas condições de trabalho. Afinal, o atendimento influencia muito nos rendimentos. Além disso, priorize sempre a qualidade e busque oferecer preços justos com o objetivo de não só aumentar as vendas como melhorar a credibilidade da sua loja.

E em tempos de crise, será possível aumentar as vendas? Veja a resposta lendo mais um post do nosso blog!

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