6 dicas para aumentar as vendas de sua loja de roupas

O comércio vive do lucro. Para atingir esse objetivo, inúmeras ações devem ser colocadas em prática, como investimentos — seja em mercadorias de qualidade ou capacitações —, infraestrutura, fidelização dos clientes, entre muitos outros aspectos.

Para aumentar a venda de roupas, você também deverá seguir inúmeras dicas, da escolha de um bom ponto comercial ao desenvolvimento de campanhas de marketing, passando pela análise de mercado e até mesmo buscando inovações tecnológicas.

Pensando nisso, reunimos seis dicas fundamentais para ajudar a aumentar as vendas de sua loja de roupas. Venha aprender conosco e prepare-se para dar um banho nos seus concorrentes. Boa leitura!

1. Identifique o seu público

O requisito fundamental para alavancar as vendas é o conhecimento sobre o seu público-alvo, visto que é a partir dele que serão organizadas todas as outras estratégias de venda da empresa. Por isso, se você quer dar um up nas vendas, passe a conhecer melhor as características dos seus clientes, como a faixa etária, as condições socioeconômicas, o sexo, o tipo de item que agrada mais e o estilo de roupas que esse público mais compra.

Com essas informações nas mãos, você poderá programar as compras do estoque, adequando-as à faixa de preço e ao gosto do seu público-alvo. Além disso, será possível planejar melhor as suas estratégias de marketing, criando ações ainda mais efetivas.

A identificação do público também estreita o relacionamento, ou seja, você vai ficar mais perto do dia a dia de quem consome seus produtos, ponto primordial para aumentar a venda de roupas. Isso porque a sua loja sempre terá o que o cliente procura, com as tendências do momento e também com mercadorias sintonizadas nos gostos de quem confia em seu trabalho.

2. Invista em uma boa decoração

Pode até não parecer, mas a decoração da loja faz toda a diferença para o seu cliente, principalmente quando se trata de uma loja de roupas. Ao sair para fazer compras, o consumidor também está em busca, mesmo que de forma inconsciente, da experiência que ele vivenciará no ambiente. Daí a importância de se investir em uma boa decoração, que vai chamar a atenção do consumidor quando ele estiver passando, fazendo um convite para entrar e conhecer a sua loja.

Na hora de decorar, é preciso levar em consideração as características do seu público. Se ele gosta de coisas mais ousadas, busque cores e objetos chamativos e diferentes do comum. Por outro lado, se o cliente for mais tradicional, invista em itens mais básicos. O importante é adequar sua decoração ao seu público-alvo, de forma que ele se sinta bem e à vontade dentro da sua loja.

Dessa maneira, visando aumentar a venda de roupas, esteja ainda ligado nas tendências da moda, deixando os seus manequins sempre com combinações do momento. Vale a pena sempre mudar a fachada, o que certamente atrairá mais pessoas.

3. Foque na qualidade do atendimento

Não importa qual o tipo do seu público — homem, mulher, adulto ou jovem —, qualquer pessoa gosta e busca ser bem atendida dentro de uma loja. Por isso, com o objetivo de alavancar as vendas, é fundamental investir na qualidade do atendimento.

O investimento na qualificação profissional dos seus colaboradores é essencial. Estimule-os a participar de cursos, workshops e palestras sobre o tema. Outra dica é implementar um programa de treinamento contínuo para os seus funcionários.

Aqui, mais uma vez, é preciso que você conheça bem o seu público. Assim, é possível adequar a linguagem e o tipo de atendimento, de forma a estabelecer a melhor comunicação possível com o cliente.

Ao contar com um time que vista a camisa da sua loja, certamente a experiência de compra será excelente, fidelizando os clientes e auxiliando no marketing boca a boca, ou seja, isso é uma excelente forma de aumentar a venda de roupas.

4. Tenha um software de gestão

Nada mais importante para aumentar as suas vendas do que aderir à tecnologia, investindo em um bom software para gestão eletrônica da sua loja de roupas. Esses programas automatizam diversas atividades do dia a dia de uma loja, tornando o atendimento mais rápido e agradável para o cliente.

Além disso, os softwares de gestão permitem planejar as compras e controlar o estoque. Outra vantagem é que esses programas possibilitam a criação de indicadores para o controle mensal das vendas, ajudando nas tomadas de decisões, planejamento e estratégias.

Outro ponto fundamental é que a tecnologia otimiza o tempo, aumenta a produtividade e ainda reduz os custos, ou seja, trata-se de um ponto que não pode fugir da sua rotina. Portanto, caso a sua loja ainda não seja totalmente automatizada, coloque essa iniciativa em prática o mais rápido possível.

5. Divulgue seus produtos e promoções nas redes sociais

A utilização das redes sociais traz bons resultados para aumentar a venda de roupas. Isso porque muita gente está descontraída nos ambientes virtuais e pode se interessar por determinado modelo.

Por isso, tenha uma divulgação constante por meio de posts que valorizem seus produtos, novidades, promoções e use as redes para lançar campanhas, como queima de estoque ou sorteio de brindes para quem fizer compras acima de determinado valor.

Atualmente, o marketing de conteúdo também tem contribuído para melhorar o tráfego nos sites e, consequentemente, as vendas. Portanto, tenha um blog com textos e vídeos de interesse do seu público, com qualidade e técnica de SEO, escaneabilidade, entre outras.

6. Fidelize o seu público

A fidelização do público é uma estratégica que está casada com o aumento de vendas de roupas. Isso porque, ao criar laços sinceros com os seus clientes, eles sempre voltarão e ainda indicarão a sua loja para amigos e familiares.

Como desenvolver um relacionamento de qualidade? Existem várias estratégias. Uma delas é enviar e-mail marketing ou mensagens via WhatsApp sobre as promoções da semana ou parabenizando os consumidores em relação a uma data especial.

Crie cartões de fidelidade, concedendo descontos ou até mesmo vale-compras. Outra medida pode ser sorteios promocionais, como um fim de semana em um hotel fazenda ou um jantar bem romântico.

Dessa forma, certamente os consumidores sempre estarão presentes. E o mais importante: quem entrar pela primeira vez certamente retornará, ou seja, trata-se de uma boa dinâmica para aumentar a venda de roupas por meio do encantamento dos clientes.

Seguindo as nossas dicas, o seu fluxo de caixa terá uma melhora considerável. No entanto, é sempre importante motivar a equipe e ainda oferecer boas condições de trabalho. Afinal, o atendimento influencia muito nos rendimentos. Além disso, priorize sempre a qualidade e busque oferecer preços justos com o objetivo de não só aumentar as vendas como melhorar a credibilidade da sua loja.

E em tempos de crise, será possível aumentar as vendas? Veja a resposta lendo mais um post do nosso blog!

Head da Central de Leads