4 dicas para fazer um follow up eficiente

Essa metodologia consiste em mapear quais produtos ou serviços atendem os clientes inativos — aqueles que por alguma razão deixaram de consumir — e os consumidores em potencial, que, se bem qualificados, podem se tornar recorrentes.

Follow Up Eficiente

Conquistar e manter clientes são desafios permanentes para qualquer empresa. E a boa execução desses processos é o caminho para que se alcance o sucesso nos negócios. Algumas técnicas podem ser usadas para potencializar as vendas e dentre elas está o follow up, cuja eficácia já é reconhecida. Porém, muitas empresas não utilizam esse sistema ou não conseguem aplicar um follow up eficiente.

A falta de conhecimento sobre a técnica ou uma compreensão limitada sobre ela são as principais razões para que uma empresa ou vendedor não a utilize.

Follow up é um termo em inglês que quer dizer acompanhamento. Essa metodologia consiste em mapear quais produtos ou serviços atendem os clientes inativos — aqueles que por alguma razão deixaram de consumir — e os consumidores em potencial, que, se bem qualificados, podem se tornar recorrentes.

Separamos 4 dicas que irão ajudá-lo a melhorar o seu acompanhamento de vendas e dar um novo gás para o seu negócio. Confira!

 

1 – Saiba quando fazer o acompanhamento

O follow up durante uma venda não consiste em um processo com etapas. Isso porque ele sempre aparecerá no final de cada etapa de comercialização — sempre com o objetivo de entender se as expectativas e desejos dos clientes estão sendo atendidas e se estão em conformidade com o que a sua empresa oferece.

Por exemplo, o vendedor encaminha para um determinado cliente uma proposta de venda, mas para o negócio ir adiante é preciso saber se esse consumidor está de acordo com o que está sendo oferecido e os termos da negociação. Para fazer um diagnóstico sobre essa situação é que o follow up é usado. Gerando assim um conjunto de informações que contribuirão para aquela venda ou para reconquistar um cliente.

A maioria dos vendedores sente dificuldades em como deve aplicar o follow up nas etapas de uma venda. Algumas questões sempre aparecem nesses momentos: como posso alinhar as expectativas daquele cliente com a proposta da minha empresa? Como fazer o processo de acompanhamento depois dos primeiros contatos com o meu consumidor? E como fazer isso de forma eficaz?

 

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2 – Envie uma carta de apresentação

Alguns pontos podem ajudar a superar esses questionamentos e contribuir para um bom acompanhamento de vendas. Depois de contatar um cliente e abrir um processo de comercialização, envie uma carta de apresentação da empresa ou do negócio — se coloque a disposição para algum esclarecimento ou então marque uma reunião e veja se o consumidor está precisando de alguma coisa.

 

3 – Seja rápido e eficiente

Seja sempre rápido ao retornar qualquer solicitação que seja feita, registre as datas de retorno e as cumpra rigorosamente. Nunca se esqueça de agradecer após concretizar um negócio. Uma mensagem via e-mail ou telefonema já são suficientes para isso. Além disso, procure saber se o cliente recebeu corretamente o produto que foi solicitado ou se o serviço foi prestado com a devida qualidade. Por fim, encaminhe informações que possam ser valiosas para o seu consumidor — ele irá se lembrar dessas gentilezas.

 

4 – Faça uso de um software de gestão

Um software de gestão é um aliado importante para diversas etapas de um negócio: na frente de caixa, no controle de estoque ou no acompanhamento dos produtos. Ele será útil também no relacionamento com os seus clientes, pois com ele é possível estabelecer um cadastro amplo com as informações pessoais de cada um deles, como o contato e os históricos de pagamentos ou vendas.

Essas informações podem ser usadas para mapear a atividade de consumo dos clientes na sua loja, permitindo a realização de um follow up eficiente com aqueles que se tornaram inativos, mas que podem retornar a qualquer momento às compras. E como os contatos estão disponíveis para acesso, fica mais fácil dar início as ações de acompanhamento.

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