Atendimento nota 10: Aprenda a arte de encantar seus clientes

Para encantar seus clientes é necessário que eles tenham uma experiência única na sua loja. Pensando nisso, selecionamos abaixo algumas dicas para ajudar nessa missão.

Se você almeja alcançar o sucesso nos seus negócios, saiba que é primordial valorizar o bom atendimento e encantar seus clientes. Investir no atendimento é uma forma de potencializar as chances de fidelização dos seus clientes, além de fazer com que eles lembrem-se da sua loja no futuro e possam, ainda, indicá-la para amigos e familiares.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que farão toda a diferença nos seus negócios e irão direcionar a sua loja rumo a um atendimento melhor e mais efetivo. Algumas delas são mais simples de serem seguidas, enquanto outras precisarão de algumas mudanças maiores. De qualquer forma, esteja com a mente aberta para analisar cada uma e entender como encaixá-las no seu formato de negócio. Confira abaixo:

Crie um atendimento personalizado

Cada cliente é único e ele gosta de se sentir dessa maneira. Por esse motivo, cada um deles deve ser atendido de uma forma diferente e singular, respeitando suas particularidades e gostos. Para isso, é importante saber como abordar cada pessoa e se adaptar à sua forma de conversar, aos seus gostos e às suas demandas. Aqui entram as habilidades de observação e empatia – características fundamentais de bons vendedores. Fazendo isso, seu cliente se sentirá valorizado e satisfeito com o seu atendimento.

Além disso, é importante manter um bom relacionamento com cada um deles, proporcionando uma melhor experiência e também buscando pela sua fidelização. Por isso, como dissemos acima, procurar atender o cliente de acordo com o seu perfil é essencial. Antecipe suas necessidades, saiba como abrir uma conversa, entenda o seu estilo de ser.

Trate todos os seus clientes igualmente

 Ué, mas não dissemos acima que era para tratar de forma personalizada? Qual é a pegadinha aqui? 

É importante, sim, realizar um atendimento personalizado para cada estilo de pessoa e adaptar-se à sua linguagem particular. Contudo, personalizado não significa tratar alguns clientes melhor do que outros. Sabemos que, infelizmente, este pré-julgamento é algo que acontece muito no mercado – principalmente em lojas de roupas. É provável que este tópico seja algo bastante óbvio para muitos dos leitores do blog (e esta redatora fica muito feliz por esta parcela de pessoas!), mas aqui vai um reforço: não faça isso. E instrua o seu time de vendedores a não fazer isso. Todos os clientes que entrarem na sua loja são preciosos e devem ser tratados de forma igualitária. 

Além disso, pensando de forma mais prática, sua loja acabará perdendo vendas e tendo uma má reputação por este tipo de comportamento. Fica aqui a nossa dica: quer aprender a arte de encantar clientes? Nunca deixe de atender ninguém e trate cada um deles com o devido respeito e cuidado.

Cumpra com o que prometeu

Para ter um atendimento nota 10, é essencial que seus vendedores sempre prometam apenas o que puderem cumprir. Ao entrar em uma loja, o cliente automaticamente cria algumas expectativas, como por exemplo: uma pessoa que o ajude nas compras, encontrar uma alta gama de produtos e sentir-se à vontade para ficar o tempo que for necessário para realizar a sua escolha de compra.

Ao se colocar à disposição do cliente, o vendedor pode comprometer-se com algo, aumentando as expectativas do cliente. Caso o vendedor não cumpra com o combinado, o cliente vai se decepcionar, diminuindo as chances de satisfação no final da transação.

Aqui vão alguns exemplos de promessas que precisam ser feitas com cuidado:

  • “Estarei por aqui até você decidir o que levar”. Se estiver perto de troca de turnos, pode ser que não consiga cumprir com a promessa)
  • “Seu produto chegará em x dias”. Não é errado dar um prazo para a chegada do produto. Contudo, é interessante certificar-se de sempre dar um prazo maior, para evitar uma futura frustração por parte do cliente. Lembre-se: é muito melhor que o cliente fique surpreso pelo seu pedido ter chegado antes, do que frustrado por ter atrasado.
  • Compre x produtos e receba um brinde especial”. Também não é errado oferecer brindes aos clientes, muito pelo contrário. Contudo, certifique-se de que haverá quantidade de brindes o suficiente para a gama de pessoas que visitarão a sua loja. Aqui, o problema é facilmente resolvido inserindo frases de apoio como: “Sujeito à quantidade disponível em estoque” ou “Até durarem os estoques”. 

Portanto, prometa apenas o que pode ser cumprido. E na dúvida, prometa um pouco menos do que acredita que conseguirá fazer para, no final, poder entregar um pouco mais para o cliente. Isso vai deixá-lo com a sensação de ter recebido um bônus ou um presente, aumentando sua satisfação, assim como as chances de fidelização.

Desenvolva a sua equipe

Encantar os clientes começa com o encantamento do próprio seu time. Por isso, outra dica fundamental para ter um excelente atendimento é a capacitação dos vendedores. A motivação diária e treinamentos são ótimas fontes de preparação para um time de vendedores. É interessante, ainda, trabalhar com o comissionamento de vendas ou bônus mensais por desempenho individual. Caso queira envolver toda a equipe em um mesmo objetivo, pode ser interessante apostar na criação de metas efetivas.

Além disso, é importante trabalhar a inteligência emocional dos seus liderados, trazendo maior equilíbrio e maturidade para o time. Lembra que falamos sobre empatia lá em cima? É junto ao seu time que ela deve ser trabalhada e evoluída constantemente. Além de treinamentos sobre o assunto, é fundamental criar um ambiente de trabalho saudável e tranquilo, adotando a cultura de feedbacks e demonstrando abertura para quaisquer dúvidas ou questionamentos.

É fundamental que você, como pessoa proprietária do negócio, esteja sempre buscando novas formas de motivar o seu time, promovendo treinamentos e eventos de capacitação e sendo uma pessoa que inspire e motive-os diariamente.

Faça da sua loja um ambiente tranquilo e acolhedor

Sabe quando você entra em um ambiente tão caótico e desconfortável que o seu primeiro impulso é sair de lá imediatamente? Assim é com o seu consumidor. Por isso, é importante que o seu espaço seja confortável e que faça com que as pessoas sintam-se bem estando lá. 

Aqui vão algumas dicas para manter esse ambiente tranquilo:

  • Ter uma música ambiente é legal, mas não exagere no volume. Você não quer deixar seus clientes estressados por não conseguirem nem ao menos ouvir o que você fala.
  • Mantenha os produtos organizados nos expositores. Uma loja bagunçada reflete uma venda bagunçada, e não é essa a mensagem que você quer transmitir ao seu cliente.
  • Experiências sensoriais são bem interessantes no momento da compra, então é bacana colocar algum tipo de aromatizador na sua loja. Selecione um aroma que seja a cara do seu público, mas não exagere na borrifada! Mantenha um aroma suave, mas presente. Sabia que muitas lojas premium são lembradas pelo seu cheiro?
  • Não esqueça do fundamental: ambientes são feitos por pessoas. Se o seu time estiver aborrecido por qualquer que seja a razão – atrasos no pagamento ou redução do valor do bônus, por exemplo – este sentimento irá transparecer para o seu público. Lembre-se da dica anterior e foque na sua equipe de vendas antes de qualquer coisa.

Surpreenda para encantar

Sabemos que a experiência dentro da sua loja deve ser positiva e encantadora. Contudo, além de fazer o básico que já citamos anteriormente, que tal inovar e surpreender o seu cliente? Você pode começar com algum brinde ou voucher na primeira compra, por exemplo. Lembre-se de sempre manter a identidade e a cultura da sua marca. 

Agilize o seu atendimento

A agilidade atualmente é fundamental para fechar negócios e conquistar clientes. Afinal, ninguém tem tempo a perder. É conveniente evitar fazer perguntas demais ou fazer o cliente preencher longos formulários de cadastro, por exemplo. Nome e telefone são o suficiente para uma boa ficha cadastral. 

Mas é importante ressaltar que ser rápido não significa atender de qualquer forma: rapidez significa ter a agilidade de apresentar os produtos e serviços da empresa como a solução dos problemas do seu cliente de forma eficaz e objetiva, sem prejudicar sua experiência.

Sem falar, é claro, das tão temidas filas. Nada pior para a experiência do cliente do que perder tempo com elas. É fato: o tempo de espera na fila pode acabar com o seu negócio.

Mas então, como resolver este problema tão recorrente?

Utilize a tecnologia a seu favor

Isso mesmo. A tecnologia pode te ajudar a evitar o transtorno de filas enormes e clientes insatisfeitos. 

Imagine a seguinte cena: Sua loja com filas enormes na hora de pagar, o caixa desesperado, vendedores com papelzinho na mão anotando pedido ou tendo que atrapalhar o caixa para consultar informações dos produtos. Quem já não viveu pesadelos como esse, não é mesmo?

Mas não com o Hiper e o Hiper Vendas!

O aplicativo Hiper Vendas dá muito mais mobilidade para sua força de vendas, seja ela externa ou interna. Com ele, você consegue acessar dados como: cadastro de clientes, estoque de produtos e fazer orçamentos diretamente  do seu celular/tablet android.

 

E aí, curtiu nossas dicas de atendimento nota 10? Agora ficou mais fácil oferecer uma experiência única e encantar seus clientes.

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