Aprenda agora como apresentar uma proposta comercial

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Existe uma confusão comum por parte de alguns vendedores no momento de apresentar proposta comercial ao seu cliente. Há aqueles que incluem a história da empresa no documento, assim como existem os que vão direto ao assunto, citando apenas detalhes do produto, as condições de pagamento e o preço.

O modelo ideal é um meio termo entre esses dois extremos. Não podem faltar os benefícios do produto, o plano de pagamento e de entrega, além de informações sobre a empresa que tenham relação com a necessidade que se pretende suprir.

Inicialmente, é preciso estabelecer qual é o objetivo de uma proposta: mostrar como sua empresa poderá suprir a necessidade apresentada pelo cliente. Pensando nesse propósito, já vemos que não se trata apenas de preencher um modelo padrão, alterando determinados campos, como descrição e valores.

Quer saber mais a respeito de como preparar as melhores propostas comerciais e aumentar as chances de venda? Então continue a leitura deste post e conheça nossas dicas!

 

Conte a história da empresa ao apresentar proposta comercial

Considerando que a proposta venha a ser analisada por outras pessoas que não participaram das conversas durante o processo, um breve histórico da empresa tem que estar presente. No entanto, esse relato deve resumir informações que façam sentido e reforcem a autoridade da empresa.

Fale do tempo e da área de atuação no mercado, da missão de trabalho, das conquistas importantes e de estatísticas favoráveis. Não é necessário que todos os itens estejam presentes, somente os que possam influenciar no aumento da confiança para aquele cliente em particular.

 

 

Apresente outras soluções

A divulgação do portfólio é uma excelente oportunidade de prospectar negócios futuros. Ao salientar que você dispõe de produtos diferentes ou mais avançados do que aquele negociado no momento, o cliente pode visualizar possibilidades posteriores.

Além disso, perceber a abrangência de soluções oferecidas por um fornecedor ajuda a reforçar sua credibilidade. Tenha apenas o cuidado de citar produtos ou serviços que sejam interessantes para o cliente.

 

Garanta o cumprimento das etapas necessárias antes de informar o preço

Cabe ao vendedor ter conhecimento e confiança para esclarecer a relevância daquela solução e o quanto ela será importante para resolver o problema. Dentro da proposta, é preciso a responder com habilidade às seguintes perguntas:

  • Qual solução estou oferecendo?
  • Como ela vai resolver o seu problema e no que mais será útil?
  • Quais são as vantagens de comprar com a minha empresa?
  • Como e quando pretendo entregar o produto/serviço?

Em outras palavras, quando chegar no preço dentro da proposta, o cliente deve estar pronto para encarar o valor como um investimento proveitoso e rentável.

Apresentar proposta comercial é uma etapa essencial do processo de vendas. O vendedor não deve esquecer que, desde a prospecção até aquele momento, muito esforço foi empregado. Por essa razão, é preciso garantir que o “gran finale” — ou seja, a proposta — seja elaborado da maneira mais correta possível. Tudo isso para não perder a oportunidade e conquistar a venda!

 

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