Atendimento nota 10: aprenda como encantar seus clientes
Quem quer ter sucesso nos negócios precisa valorizar o bom atendimento e encantar os seus clientes. Investir no atendimento é uma forma de potencializar as chances de fidelizar seus clientes, fazer com que eles voltem à loja e ainda indiquem o estabelecimento para amigos e familiares, possibilitando a redução dos investimentos na aquisição de novos clientes.
Para ter um atendimento nota 10, você pode seguir algumas dicas básicas, que farão toda a diferença nos seus negócios. Quer saber quais são essas ideias? Então, confira a seguir como encantar clientes:
Crie um atendimento personalizado
Cada cliente é único, e ele gosta de se sentir dessa maneira. Por esse motivo, cada cliente deve ser atendido de uma forma diferente e singular. Para isso, é preciso saber como abordar cada cliente e se adaptar à sua forma de conversar, aos seus gostos e às suas demandas. Ele se sentirá bem e ficará mais inclinado à satisfação com o atendimento prestado.
Além disso, é importante manter um bom relacionamento com cada cliente, proporcionando uma melhor experiência para ele e também buscando a sua fidelização. Uma dica é procurar atender o cliente de acordo com o perfil em que está enquadrado, antecipando suas questões e necessidades.
Seja rápido
A agilidade atualmente é fundamental para fechar negócios e conquistar clientes. Ninguém tem tempo a perder. Evite, portanto, perguntas demais, as filas e os casos em que o atendimento demore a ser prestado.
Mas é importante ressaltar que ser rápido não significa atender de qualquer forma: celeridade significa ter agilidade para apresentar os produtos e serviços da empresa como a solução dos problemas dos seus clientes, de forma eficaz e mais objetiva.
Uma dica é utilizar-se das tecnologias para otimizar o atendimento — como, por exemplo, para verificar se o produto que o cliente quer ainda está em estoque ou a fim de fazer o cadastro e concluir a sua venda. Dessa forma, o cliente segue para o caixa apenas para pagar, diminuindo ou evitando ocasionais (e indesejáveis) filas.
Cumpra o que prometeu
Para ter um atendimento nota 10, é essencial que os vendedores sempre prometam o que efetivamente podem cumprir. Ao entrar em uma loja, o cliente cria algumas expectativas, como, por exemplo, um bom vendedor para ajudá-lo a encontrar certo produto.
Ao se colocar à disposição do cliente, o vendedor pode comprometer-se com algo, aumentando as expectativas do cliente. Caso o vendedor não cumpra com o combinado, o cliente vai se decepcionar, diminuindo as chances de satisfação no final da transação.
Por esse motivo, o ideal é assegurar apenas o que pode ser cumprido. Uma dica é prometer um pouco menos do que se pode fazer e, no final, entregar um pouco mais para o cliente. Isso vai deixá-lo surpreendido, com a sensação de ter recebido um bônus ou um presente, e isso aumenta as chances de fidelizar aquele comprador.
Tenha profissionais capacitados
Outra dica fundamental para ter um excelente atendimento é a capacitação de vendedores. A motivação e o treinamento são ótimas fontes de preparação para um vendedor.
Vale a pena manter-se continuamente atento às formas de motivar a sua equipe e também proporcionar treinamentos frequentes para que os colaboradores melhorem cada vez mais as técnicas de abordagem e de vendas.
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