Como avaliar o layout de uma loja?

avaliar o layout

Quando se fala em layout de loja, a maioria das pessoas pensa logo no aspecto do visual do ambiente. No entanto, há uma série de questões de ordem prática que interferem diretamente no bom funcionamento de um estabelecimento comercial. O empresário do setor deve se manter atento a alguns detalhes que fazem a diferença e proporcionam ao cliente uma experiência agradável de compra.

O ideal é avaliar de forma crítica a disposição das peças físicas no interior da loja. O que parece complexo na verdade é relativamente simples. Basta responder a algumas perguntas. Se a resposta for “não” em mais da metade delas, isso significa que o lojista deve imediatamente buscar a ajuda de um designer de interiores ou de um arquiteto para solucionar os problemas. Veja se o layout de seu estabelecimento é funcional.

 

A porta permite entrada e saída simultâneas de pelo menos duas pessoas?

Portas estreitas ou com produtos obstruindo a livre circulação de clientes funcionam como barreiras. Isso causa irritação em quem frequenta a loja. A pessoa recebe um estímulo negativo para não entrar ou não retornar para novas compras.

 

O cliente consegue visualizar todos os produtos à venda?

O ideal é que a loja mantenha em exposição ao menos amostras de todos os produtos comercializados. Busca-se assim satisfazer a curiosidade do cliente, além de despertar o seu interesse para as mercadorias.

 

 

A circulação de pessoas é agradável?

Preste atenção em como as pessoas circulam pela loja. Se há esbarrões ou choques acidentais frequentes, algo está errado. Faça ajustes na disposição das peças físicas e facilite o fluxo dos clientes. Evite “áreas de congestionamento” no interior da loja.

 

Há estacionamento?

Não importa se o estacionamento é público ou privado. O importante é oferecer ao cliente a oportunidade de ter onde parar o seu automóvel o mais próximo possível da loja. As vagas devem favorecer o embarque e desembarque de passageiros.

 

Os produtos seguem alguma organização por categoria?

O cliente deve ter facilidade para localizar o produto que procura. O ideal é que ele seja guiado intuitivamente até o item, sem que haja a necessidade de uma “caça ao tesouro”. As pessoas não gostam de perder tempo. Se não encontram rapidamente o que desejam, se dirigem a outra loja. Lembre-se que você e seus funcionários conhecem bem o estabelecimento, mas o cliente não.

 

A loja dispõe de uma comunicação visual eficiente?

Elementos como banners, totens e placas ajudam o cliente a se orientar quando está no interior da loja. Coloque-se no lugar dele. Percorra todo o estabelecimento e identifique eventuais falhas na sua comunicação visual.

Os cuidados com a perfeita adequação do layout de uma loja rendem um ambiente mais agradável e confortável para o cliente, o que facilita a tarefa de vender. Detalhes fazem a diferença entre atrair e reter o consumidor ou afastá-lo do estabelecimento. Ele deve se sentir acolhido e estimulado a permanecer na loja. Para isso, precisa receber estímulos que tornem a experiência prazerosa.

 

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