Blogueiros e influenciadores: uma ótima alternativa para divulgar o seu negócio

Blogueiros, youtubers, instagrammers ou digital influencers. Como esses profissionais podem ajudar o seu negócio? Muitas dúvidas surgem nos empreendedores quando se trata de estratégias promocionais que gerem resultados efetivos. 

Um dos métodos de divulgação que a cada ano ganha mais mercado é a parceria com blogueiros. Um dos destaques deste modelo, é a proximidade com o seu público e a mensuração dos resultados.

Ainda tem dúvidas se essa alternativa se aplica ao seu negócio? Continue a leitura deste artigo para descobrir mais vantagens em formar parcerias com blogueiros e garantir melhores resultados para o seu negócio. 

 

O que é o termo “digital influencer”?

Você já ouviu falar nesse termo em inglês? Em tradução livre, significa “influenciador digital”. Ele está relacionado ao grupo de pessoas que se tornaram famosas por escolherem o blog ou as redes sociais como uma ocupação profissional.

Você já deve ter ouvido falar de alguns desses nomes: Hugo Gloss, Kéfera ou Camila Coutinho. São blogueiros de sucesso que se transformaram em formadores (virtuais) de opinião. Tudo é feito por meio de estratégias, elaboradas pelos influenciadores digitais ou pelas marcas que os contratam.

A cada postagem em uma de suas redes sociais, são inúmeras curtidas e comentários recebidos. A palavra deles tem vez e longo alcance, chegando até as mídias tradicionais, como a televisão, mas tudo começou pela internet. É possível encontrá-los nas principais redes sociais, como Instagram, Youtube e Facebook. E você pode localizá-los em sites de busca, por meio dos seus posts que se tornaram “virais”, ou seja, que tiveram maior alcance virtual.

Muitos influenciadores digitais no Brasil tiveram o seu início através da televisão, como atores e músicos, e outros já iniciaram a carreira na internet, através de blogs, canais no youtube ou diretamente nas redes sociais. O que até pouco tempo atrás poderia ser considerado um passatempo, hoje pode mudar o rumo do seu negócio.

 

Como posso divulgar o meu negócio com blogueiros?

Atualmente o termo “blogueiro” se tornou um sinônimo para todos os influenciadores que trabalham na internet. Isso significa que nem sempre esse profissional terá um site para divulgação através de banners ou artigos patrocinados. Muitas vezes o review do seu produto ficará disponível apenas 24h em um stories do Instagram e – acredite – o resultado pode ser surpreendente.

Abaixo listamos as principais redes sociais onde o seu público pode estar, atente-se:

 

Youtube

A maior rede social para vídeos é também uma das maiores plataformas de busca online. Através dos canais no Youtube as pessoas descobrem novidades do mercado, acompanham o dia a dia de seus blogueiros favoritos ou fazem cursos. Acredito que você conhece a plataforma e pode garantir, são inúmeros os conteúdos disponíveis, não é mesmo?

Além de ter MUITO conteúdo, nesta rede social você encontrará influenciadores que falam com o seu público e podem auxiliar o seu negócio. E não precisa depender apenas dos profissionais gigantes que contam com centenas de milhares de seguidores. 

Os micro influenciadores estão cada vez mais em evidência e já apresentam o seu valor. Neste caso, o blogueiro alcança um público menor e segmentado, mas que é muito mais engajado. Ou seja, a opinião dele será levada em conta pelos seguidores que compram mais as ideias e seguem as dicas. 

 

Se o seu negócio está apenas começando, vale a pena investir nos micro influenciadores do seu nicho – essa dica vale para todas as redes sociais.

 

Instagram

Se o seu produto é mais visual, aposte no Instagram. A rede social com foco em fotos e vídeos curtos, é a preferida para segmentos como moda, decoração e comida.

Assim como no Youtube, essa rede social reúne diversos seguidores que buscam as novidades e a opinião de seus influenciadores preferidos. Seja pelos vídeos e fotos em tempo real no Instagram Stories ou em fotos mais produzidas para o feed. Cada uma destas abordagens traz resultados diferentes e podem ser trabalhadas das mais diversas formas.

O mais legal das redes sociais, é poder encontrar facilmente pessoas com um modo de vida semelhante ao seu, seja para se inspirar ou para compartilhar as novidades que realmente fazem sentido para o seu dia a dia.

 

Podcasts

A internet não se resume a imagens, vídeos e textos: os podcasts também têm grande alcance. Essa mídia de transmissão de informações e entretenimento é similar a uma rádio. A diferença é que você pode ouvir o que desejar, quando quiser e onde quiser. Tudo é armazenado para ser escutado de acordo com o acesso dos usuários.

O ano de 2019 foi eleito o ano do podcast no Brasil e é visível a ascensão desta forma de compartilhar conteúdo. Muito criadores que antes se concentravam apenas no Youtube ou Instagram, já estão criando conteúdos exclusivos em áudio. E já é possível conferir diversas inserções publicitárias ao longo dos bate-papos ou histórias compartilhadas neste veículo.

 

Redes sociais especializadas

Onde o seu público está? Nos últimos anos vimos o crescimento do LinkedIn no Brasil e já podemos destacar os grandes criadores dentro da plataforma. Caso você ofereça serviços que façam sentido para os usuários desta plataforma, fique atento, talvez você deva investir nestes influenciadores.

O Twitter, por exemplo, teve seus tempos de glória há alguns anos no Brasil. Mas, não se deixe enganar, essa rede social ainda reúne muitos usuários fiéis e engajados. Se você trabalha com um público jovem, vale a pena voltar a sua atenção para a plataforma.

O mercado é grande e está sempre em movimento, o que hoje pode estar em alta, amanhã estará obsoleto. É importante acompanhar esses movimentos e identificar onde está o seu público, desta forma a comunicação será mais efetiva e o seu negócio só tem a ganhar.

 

Como escolher blogueiros para a divulgação dos seus produtos?

Se buscarmos na internet, encontraremos milhares de blogueiros e criadores de conteúdo que são muito influentes. E até saberemos aqueles que mais nos agradam. Isso pode tornar a escolha um pouco complicada aparentemente, mas você deve pensar no que for mais benéfico para o seu negócio. Ou seja, muitas vezes é preciso deixar de lado o seu gosto pessoal na hora de selecionar os blogueiros para a sua ação de divulgação.

Confira as dicas que separamos para você:

 

A escolha deve ser estratégica, não por afinidade ou gosto pessoal

O primeiro passo para que uma parceria com blogueiros seja efetiva para o seu negócio é escolhê-los bem, com critérios predefinidos. Isso significa que você não deve propor as parcerias àqueles canais que você mais gosta, que terão um custo mais barato ou porque você conhece o blogueiro.

É indispensável que esta escolha seja estratégica, levando em consideração o perfil de seu público-alvo, que deve estar alinhado à audiência do blog. Além disso, é preciso buscar por blogueiros que falem a língua de sua marca, tendo valores e abordagem semelhantes e correlacionadas.

Para isso, é importante que você avalie o media kit do profissional (apresentação com os dados de acesso das redes e perfil do público seguidor), as opções de divulgação e os respectivos investimentos.

O indicado é que após avaliar o material, você agende uma reunião (on-line já resolve) que contemple a visualização dos dados do Analytics dele, ferramenta gratuita da Google, utilizada por 10 em cada 10 profissionais de marketing digital, para acompanhar comportamento dos usuários e resultados de sites e blogs.

Leve também em consideração o potencial de abrangência (visitantes e visitas no blog), canais de divulgação além do blog (como as chamadas em redes sociais, por exemplo), entrega de resultados e possibilidade de ações que de fato os comprovem.

Opte por ações que soem mais naturais

As pessoas conseguem diferenciar facilmente uma ação espontânea de uma paga, como os publieditoriais que, em grande parte dos casos, são claramente indicados no blog. Para que a parceria seja mais efetiva, o ideal é que você proponha ações de divulgação mais naturais, que englobam o cotidiano do influenciador.

Um exemplo prático são os blogueiros de moda para empresas que comercializam roupas, acessórios, maquiagem, etc. Em vez de escolher uma opção de divulgação sobre a loja, é melhor direcionar a inserção de seus produtos em um “look do dia”.

Acredite, blogueiros constroem uma audiência de pessoas que são influenciadas por eles, que desejam ser parecidos com eles e, assim, utilizam aquilo que é recomendado em suas publicações.

 

Entenda bem o seu público

Para que a escolha seja eficaz, é preciso saber com quem o seu produto vai se comunicar, pois essa indicação deve ser passada para o blogueiro, que direciona o conteúdo para a persona escolhida.

A persona é mais específica do que um público-alvo geral. Ela tem medos, anseios, desejos e necessidades que requerem atenção e que precisam ser atendidas por seu produto ou serviço. A persona consome conteúdos compartilhados em blogs ou redes sociais? É importante que sim, para que sua estratégia tenha efeito. Com a persona bem definida, é preciso escolher um blogueiro que fale diretamente com ela.

 

Estabeleça contato duradouro com os influenciadores

Se o seu serviço ou produto for divulgado nas plataformas dos influenciadores digitais com uma adequada frequência, fica mais fácil manter o seu público engajado. Consequentemente, é mais fácil atingir a fidelização dos clientes.

Por isso, é interessante que o contato com os blogueiros seja duradouro e não feito de forma esporádica. Ou menos ainda, em uma única vez. As parceiras devem ser boas tanto para você quanto para eles.

 

Ações CPA são excelentes para a mensuração de resultados

As ações CPA (Custo Por Ação) são aquelas que remuneram os blogueiros sobre os resultados entregues. Por isso, são mais fáceis de mensurar resultados e aumentar o engajamento deles na divulgação.

Além de receber o volume de acessos que a publicação teve, que corresponde a potenciais consumidores para a sua loja, mesmo que no longo prazo (trabalhar a imagem da marca é tão importante quanto as vendas diretas), desenvolva estratégias de cupom de desconto exclusivos para a audiência deste parceiro. É apenas uma das possibilidades, mas muito utilizada e que pode gerar excelentes resultados.

Afinal, o seguidor deste blogueiro contará com um incentivo a mais para a compra, além da influência. Você conseguirá facilmente mensurar a quantidade de conversões diretas geradas e ainda investirá apenas sobre os resultados obtidos.

 

Espero que tenha gostado das nossas dicas, continue acessando o nosso blog e confira mais conteúdos sobre marketing e gestão de lojas.

 

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