O que é CAC: a importância de saber o Custo de Aquisição de Cliente

O CAC é uma métrica que mostra o quanto a sua empresa está investindo para a adquirir um novo cliente. Para conseguir fazer esse cálculo é preciso que você conheça bem o seu processo de vendas e tudo o que está envolvido nele.

Fazer campanhas de marketing na internet é um excelente meio de divulgar o seu negócio e conseguir acompanhar de perto os resultados. Mas, para não se enganar e ficar de olho no que realmente importa, é preciso dar atenção as métricas certas. O custo de aquisição de cliente (CAC) é um dos indicadores fundamentais para conseguir ver os resultados das suas ações.

Mas, o que é CAC, como fazer esse cálculo e interpretar o resultado? Neste post, responderemos esta e outras perguntas. Confira!

 

O que é custo de aquisição de cliente (CAC)

O CAC é uma métrica que mostra o quanto a sua empresa está investindo para a adquirir um novo cliente. Para conseguir fazer esse cálculo é preciso que você conheça bem o seu processo de vendas e tudo o que está envolvido nele. Quanto mais informações você tiver, melhor.

 

Como calcular o CAC

Para fazer o cálculo correto do custo de aquisição de cliente é preciso ter bem claro duas coisas. Elas são:

  1. soma dos investimentos feitos em marketing e vendas (deve entrar na soma salário da equipe, comissão, treinamentos, valor gasto com ferramentas, anúncios, viagens, contato telefônico e outras coisas);
  2. novos clientes (somente os clientes que foram conquistados com suas ações de marketing).

Depois de levantar estes dados você precisa aplicar a seguinte fórmula:

CAC = soma dos investimentos/número de novos clientes

 

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Como saber se o valor está dentro do esperado

Para saber se o seu CAC está dentro do esperado é preciso comparar o resultado dele com o de uma outra métrica: Lifetime Value — LTV — que é o valor no ciclo de vida. A fórmula para esse cálculo é:

LTV = valor ticket médio x tempo de retenção de clientes

Ela tem por objetivo medir o quanto o cliente adicionou, em valor, para a sua empresa em um determinado período.

É importante que o valor do seu CAC sempre seja menor do que o LTV. Isso vai indicar a lucratividade da sua empresa. Quanto menor for o resultado do custo de aquisição de cliente, melhor para a sua empresa e o valor no ciclo de vida deve ser o maior possível.

 

Como diminuir o CAC?

Para diminuir o seu CAC, ou seja, gastar menos na aquisição de clientes, é preciso otimizar os seus processos. Assim, você terá procedimentos internos mais rápidos e eficientes em um custo menor. Isso vai facilitar o trabalho da sua equipe.

Uma excelente maneira de fazer isso é por ter um software de gestão adequado para o porte da sua loja. Isso vai fazer com que o seu acesso às informações sejam melhores e, consequentemente, o seu atendimento ao cliente também será mais efetivo.

Como você pode perceber, o cálculo do custo de aquisição de cliente exige que você tenha em mãos os dados do seu negócio. Para isso, é preciso ter um controle completo do seu empreendimento. A partir disso, será possível tomar decisões seguras e significativas para o crescimento da sua empresa.

Gostou de descobrir o que é custo de aquisição de cliente e por que é importante conhecer essa métrica? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

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