Entenda como o cliente oculto pode beneficiar a sua loja

cliente oculto

O sucesso de uma loja depende da inteligência e da eficiência do gestor. Ele é quem define as estratégias para alcançar objetivos e ganhar espaço no mercado. Porém, ele não consegue estar em todos os lugares de atuação das suas equipes ao mesmo tempo.

O cliente oculto ou cliente misterioso pode resolver esse problema: traz informações importantes que possibilitam que a gestão alinhe o trabalho das suas equipes de acordo com o planejamento.

Afinal, o que é o cliente oculto? Como ele pode beneficiar uma loja? Continue a leitura deste post e esclareça suas dúvidas!

 

Quem é o cliente oculto?

O cliente oculto nada mais é que uma pessoa que finge ser um potencial cliente dentro de uma loja. Assim, com base no atendimento recebido e nas demais sensações experimentadas no ambiente, ela pode realizar uma avaliação da venda efetuada, expondo os pontos positivos e negativos da equipe e do empreendimento.

Conhecido como uma ferramenta capaz de levantar informações preciosas sobre os produtos e os serviços prestados, além de qualificar o atendimento, o cliente oculto é o recurso apropriado para realizar uma pesquisa de mercado efetiva.

Nesse cenário, o cliente oculto tem sido um forte aliado dos empresários. Ele é, portanto, a alternativa exata para compreender melhor o funcionamento do seu negócio e, assim, criar estratégias para aperfeiçoar a empresa.

 

Quais são as avaliações realizadas?

Os itens a serem avaliados pelo cliente oculto são previamente definidos pela empresa que desenvolve a estratégia. Os pontos analisados podem ser em relação à equipe, em geral, ou à loja, como um todo. Entre eles, podem ser mencionados:

 

Atendimento

Como foi a educação despendida com o cliente? Aqui observa-se se o vendedor foi simpático e atencioso, e se possui desenvoltura para realizar a venda.

 

Domínio sobre o produto

O vendedor realmente conhece o produto que está vendendo? O cliente tem todas as suas dúvidas sanadas ao questionar o vendedor?

 

Negociação

O vendedor é capaz de negociar com o cliente? Ele utiliza alguma técnica de venda para convencê-lo?

 

Produtos e preços

Os produtos e os preços estão dispostos em lugares adequados?

 

Ambiente

A loja está organizada? E a limpeza, está correta?

 

Tempo

O cliente demorou para ser atendido? Na hora do pagamento, a fila estava grande? Existe a necessidade de um número maior de funcionários?

Os mais variados pontos podem ser avaliados pelo cliente oculto. Optar por uma avaliação mais específica ou não depende muito do interesse da empresa contratante.

 

Por que contratar um cliente oculto para a sua loja?

Com a avaliação de um cliente oculto, você percebe os erros cometidos pela sua equipe e os defeitos da sua loja. Por meio de treinamentos e adequações precisas, os resultados obtidos a partir da avaliação do cliente oculto podem ser espetaculares.

O gestor é capaz de sanar erros graves que estavam passando despercebidos e que antes prejudicavam os rendimentos do comércio. O resultado aqui é claro: um negócio mais competitivo no mercado, que pode tornar-se referência no segmento.

Por isso, a contratação do cliente oculto tem ganhado cada vez mais destaque, ao mesmo tempo em que tem se tornado uma ferramenta extremamente útil para os empresários que buscam atingir o máximo potencial do seu estabelecimento.

 

 

Quais são os reais benefícios dessa estratégia?

Provavelmente, nesta altura do campeonato, você já entendeu o conceito do cliente oculto, mas ainda têm dúvidas sobre as verdadeiras vantagens dessa estratégia, certo?

Então chega de questionamentos! Abaixo, reunimos os quatro principais benefícios que o cliente oculto proporcionará para o seu negócio. Veja só:

 

Fideliza o público

Pode apostar: com todas as informações necessárias para reestruturar o negócio, será possível criar um atendimento nota 10, que atenderá as necessidades e as expectativas dos clientes. Tal ação, como se pode imaginar, resultará em um público mais satisfeito.

E adivinha só: ter clientes mais satisfeitos é sinônimo de conquista de fidelização. Por isso, não perca mais tempo e invista agora mesmo nessa técnica.

 

Aumenta a produtividade

Às vezes, os gestores passam por um longo período tentando identificar quais são as falhas operacionais e, por incrível que pareça, não conseguem encontrar nenhum motivo aparente — afinal, o problema pode estar em outros setores do negócio, como no atendimento. Contudo, essa situação será facilmente detectada por meio desse artifício.

Ao constatar de fato qual é o principal obstáculo da empresa e, consequentemente, solucionar o impasse, o empreendedor garantirá uma melhor performance da sua equipe, contribuindo, assim, para o aumento da produtividade. Esse fator influenciará positivamente na lucratividade do negócio.

 

Facilita o alcance dos objetivos

Todo empresário sabe que, para um empreendimento manter-se forte no mercado, é preciso obter uma receita maior que as despesas, certo? E não há outra forma: é fundamental aumentar as vendas, pois somente assim será possível alavancar o negócio e ter sucesso no segmento.

É nesse contexto que entram as metas, que podem ser alcançadas mais facilmente com as dicas propostas pelas empresas especializadas no serviço de cliente oculto. Aí não tem erro: basta seguir as orientações à risca e conquistar de vez os objetivos traçados.

 

Aprimora o negócio como um todo

Enganam-se aqueles que pensam que os clientes ocultos são capazes de oferecer um retorno apenas relacionado ao atendimento. Na verdade, eles são contratados para avaliar todos os aspectos referentes às experiências do consumidor.

Assim, o cliente misterioso está apto a dar dicas ligadas às questões físicas do negócio e também aos pontos que englobam o tratamento da clientela.

Usando adequadamente as informações concedidas por ele, o gestor consegue aprimorar o negócio como um todo, proporcionando ao público o ambiente ideal para estimular e efetivar a compra.

 

Como escolher o cliente oculto ideal?

É fundamental que o cliente oculto seja um profissional bem treinado para executar essa função. De nada adiantaria colocar uma pessoa que não tem experiência alguma em vendas para avaliar — desse modo, as análises seriam baseadas em achismos e não de maneira profissional. Portanto, entre em contato com empresas especializadas no momento da escolha do cliente oculto.

Um gestor inteligente sempre busca o melhor para a sua loja atingir os resultados planejados. O cliente oculto é uma ótima opção para solucionar falhas dentro do seu comércio. Muitas vezes, o seu faturamento mensal não atinge expectativas em virtude de problemas que estão na sua frente e, mesmo assim, você não percebe.

 

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