Clientes inadimplentes na empresa: o que fazer para evitar?

Quem tem algum empreendimento sabe que sempre existe o risco de lidar com clientes inadimplentes. O grande problema é quando esses números crescem e se tornam tão grandes a ponto de colocarem a empresa em risco.

Em épocas de crise financeira no país, isso é bastante comum. As coisas ficam mais caras, as pessoas passam a ter menos dinheiro e, assim, sobra menos no final do mês para pagar as dívidas. Uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian em maio de 2017 mostrou que a inadimplência bateu recorde: tínhamos 61 milhões de habitantes nessa situação.

Mas como se livrar desse problema que só tende a crescer? Como evitar que o número de clientes inadimplentes cresça dentro da sua empresa? É simples: basta seguir as dicas que vamos te passar agora!

Dicas para evitar clientes inadimplentes

1. Cuidado na hora de oferecer crédito

Se a sua empresa oferecer pagamento na forma de crediário, tenha muito cuidado na hora de oferecer o limite de crédito, especialmente na primeira compra. Mesmo que o CPF do consumidor esteja em dia e que outras lojas o referenciem como um bom pagador, você ainda não o conhece como cliente.

Estabeleça um valor de crédito para a primeira compra para todos os clientes de acordo com a forma que forem pagando o bem ou serviço que adquiriram.

2. Sempre exija um contrato

Ter um contrato é essencial para realizar qualquer transação comercial, ainda que seja de pequeno valor. Ele é o que dará a certeza de que o negócio foi feito e que você tem direito a receber o pagamento.

Muitas pessoas se apegam à nota fiscal, achando que ela pode proporcionar toda e qualquer garantia, mas não é bem assim. Quando você fechar qualquer negócio com um fornecedor, além da garantia, providencie também um contrato.

3. Atenda bem os clientes

Pode parecer estranho essa dica estar aqui na lista, mas o bom atendimento pode fazer a diferença até mesmo na hora do pagamento. Vamos a um exemplo.

Em épocas de crise financeira, as pessoas estão com pouco dinheiro e acabam deixando de cumprir os compromissos por conta disso, mas sempre conseguem pagar um ou outro.

O cliente tem o dinheiro para pagar apenas um dos seus compromissos: um é de uma loja em que foi mal recebido e o outro é de um estabelecimento que lhe ofereceu todo o suporte durante e após a compra. Quem você acha que ele escolherá para pagar? O atendimento conta também nesse momento!

4. Valorize quem te valoriza

Essa ideia também vale para as transações comerciais. Passe a valorizar mais aqueles clientes que cumprem a data correta e que, mesmo na dificuldade, dão alguma satisfação e arcam com os compromissos. Dê descontos ou melhore a forma de pagamento para esse tipo de cliente.

Outra coisa que pode ser feita é oferecer um incentivo para aqueles que pagam em dia. Por exemplo, algum sistema de pontos que podem ser utilizados numa próxima compra ou mesmo um abatimento proporcional ao valor da parcela, entre outras opções.

É claro que usar apenas essas dicas não fará com que a inadimplência simplesmente desapareça do seu negócio, mas isso ajuda a reduzir os números de clientes que têm esse hábito. É preciso minimizar os efeitos e contar com o fato de que esse tipo de consumidor sempre existirá em qualquer negócio. Contar com ajuda especializada também é uma ótima opção para solucionar o problema.

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