Como aumentar as vendas?

Como aumentar as vendas

Um bom vendedor se distingue dos demais por seus números e aumentar as vendas em datas festivas como natal, dia das mães ou dia dos namorados é algo que ocorre naturalmente e não se trata de nenhuma novidade ou mérito. O verdadeiro desafio para os lojistas é elevar as vendas fora dessas datas, usando capacidade de persuasão e habilidades.

Todo vendedor deseja aumentar as vendas e luta incessantemente por isso, já que o maior beneficiado é ele mesmo. Dominar a arte de vender é um elemento essencial para que os profissionais da área melhorem seu desempenho. Quando não conseguimos alcançar nosso objetivo como vendedor, algo precisa ser feito.

Indicamos algumas perguntas que todo vendedor deve fazer a si mesmo e que podem ser determinantes para um bom desempenho em suas vendas. Confira!

 

O que eu posso fazer para aumentar as vendas?

Ter uma meta e se esforçar para cumpri-la é um dos fatores determinantes para aumentar as vendas. Caso sua loja tenha uma meta geral, estabeleça também uma meta pessoal, de preferência acima da que é estipulada pelo seu gerente. Uma boa meta deve ser equilibrada. Não deve ser um número muito alto, para não gerar frustrações, e nem poderá ser um valor muito baixo, que não exija esforços.

 

Procuro conhecer e ter um bom relacionamento com meus clientes?

Clientes devem ser encarados como amigos a quem você deseja ajudar. Tratando-os com simpatia e atenção, você transmitirá credibilidade e confiança, fatores que o ajudarão a vender mais. O vendedor deve ter sensibilidade para captar rapidamente as preferências do cliente, pois quanto mais rápido ele perceber isso, mais cedo poderá vender para ele. É preciso satisfazer seus anseios e fazer com que eles saiam do estabelecimento com uma boa impressão a ponto de voltar e trazer outros compradores. Esse processo consolida a venda e promove a fidelidade.

 

 

Conheço bem o meu produto?

Muitos vendedores deixam de fazer suas vendas por não ter argumentos que sejam capazes de convencer o cliente a adquirir o produto. É necessário um tempo de estudo e conhecimento daquilo que se está vendendo, para que a venda não fuja das suas mãos. Quanto mais você conhece seus produtos, mais facilmente poderá elencar suas qualidades e funcionalidades, podendo vendê-lo mais facilmente.

 

Conheço bem todo o meu estoque?

Um bom vendedor também deve conhecer seu estoque e ter em mente variadas opções que poderão satisfazer os seus clientes caso a venda não se concretize na primeira tentativa. O profissional de excelência atende o anseio do seu cliente e ainda cria um desejo de consumo que leva os clientes a adquirirem novos produtos.

 

Estou atento às novidades que chegam na minha loja?

Busque conhecer as novidades do mercado ligadas ao seu produto e, principalmente, aquelas que chegaram à sua loja. É importante que o vendedor chegue um pouco antes do seu horário e procure se informar junto ao gerente sobre os novos produtos que estão à disposição. Independente do seu segmento, mantenha-se atualizado e bem informado, a fim de prestar um bom serviço como consultor que consequentemente vão aumentar as vendas e gerar melhores resultados.

 

Meu preço é competitivo?

Um bom atendimento não pode esbarrar no fator preço. Se você é lojista ou vendedor, fique antenado com o mercado e saiba quais são os preços praticados pela concorrência em relação a produtos semelhantes aos seus. Se a qualidade for a mesma, os clientes darão preferência aos produtos mais baratos.

Por melhores que se apresentem seus resultados como vendedor, tenha em mente que eles sempre poderão melhorar. Busque a excelência como profissional e seus números surpreenderão!

 

Quer saber mais sobre vendas?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivos para vender mais na sua loja: