3 dicas de como empreender vendendo softwares

Empreender vendendo softwares tem sido uma grande oportunidade para as empresas de tecnologia da informação aumentarem sua carteira de clientes ou mesmo para quem deseja começar um negócio nesse setor.

Por isso, apresentaremos a seguir 3 dicas de como você pode empreender na área, além de mostrarmos alguns dos desafios que a sua empresa pode enfrentar ao oferecer um software como produto. Confira!

Conhecimento do mercado é fundamental

Um dos passos necessários para prospectar e fidelizar clientes é conhecer o mercado — tanto o seu quanto o do potencial consumidor do seu produto.

Com base em informações como tendências na área de softwares e desafios do setor, assim como as tendências do varejo, por exemplo, você poderá criar um planejamento estratégico bem fundamentado e com mais chances de sucesso.

Dicas para empreender vendendo softwares

Além do estudo do mercado ser muito importante para conquistar clientes e fazer o negócio crescer, existem outras medidas que ajudam a ter sucesso ao empreender. Confira a seguir 3 dicas para ter resultados positivos na venda de softwares.

1. Compreenda as soluções que o software oferece

Conhecer os potenciais clientes, os produtos que a sua empresa oferece e os objetivos que você deseja alcançar é fundamental para fechar vendas, mas apenas isso não basta. É imprescindível que você conheça o software que vende em profundidade.

Saiba quais funcionalidades estão disponíveis, quais são as vantagens e desvantagens, as integrações com outros sistemas, entre outras informações que ajudarão a formular argumentos de venda e contestar objeções dos clientes.

2. Pesquise a concorrência

Outro tipo de informação importante para conquistar mais vendas ao empreender com softwares é o conhecimento sobre a concorrência. Nesse caso, tanto vale conhecer os concorrentes da sua empresa quanto os do potencial cliente.

Conhecendo outras empresas você pode descobrir boas práticas para se inspirar e pontos fracos para evitar. Dessa forma, pode implementar inovações que façam com que sua empresa se destaque no mercado.

Em relação aos concorrentes do cliente, você poderá demonstrar que conhece a área de atuação dele e verificar se outras empresas da área já utilizam sistemas como o que você oferece e têm vantagens por isso.

3. Ofereça testes grátis para os clientes

Uma das questões que mais podem afetar a decisão de uma empresa optar ou não por adquirir um software é a compreensão de como o sistema vai funcionar na prática. Oferecer um período de teste gratuito, portanto, pode ser fundamental para fechar a venda.

Determine um período de tempo no qual o cliente poderá ter acesso a todas as funcionalidades do sistema e usá-lo na prática em seu dia a dia. Nesse momento, é importante que ele possa identificar os benefícios que você prometeu. Além disso, não deixe de oferecer suporte, já que muitas dúvidas podem surgir nesse primeiro contato com o software.

Desafios do mercado de software

Para empreender com sucesso, também é importante conhecer os desafios do mercado de software. Isso não deve servir para desmotivá-lo quanto ao empreendimento, mas para prepará-lo para lidar com os problemas que podem surgir.

Escolher qual software vender é um dos desafios, pois existem muitas empresas no mercado. Algumas dicas são identificar se existe público para o sistema, se ele resolve um problema do cliente e se você terá suporte por parte da desenvolvedora.

Outros desafios são saber demonstrar a relação custo-benefício do software e ter um atendimento de qualidade.

Como você pôde ver, algumas orientações ajudam a empreender vendendo softwares e ter sucesso na área. Lembre-se que o conhecimento do mercado, dos concorrentes e dos clientes aliado a um compromisso em superar os desafios do setor são fundamentais para se destacar.

Agora que você tem essas dicas, entre em contato conosco e descubra como podemos ser uma excelente opção de software para revender!