Como expandir meu negócio para o segmento de softwares?

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Em tempos de mercado competitivo, de margens de retorno apertadas e de muito trabalho para manter os negócios funcionando dentro dos trilhos, buscar por opções que realmente tenham potencial de ganhos significativos é um desafio e tanto, certo?

Sem ter muita certeza de onde aplicar tempo, energia e recursos, muitos empreendedores arriscam alguns novos mercados para ver se os ganhos compensam a empreitada. O problema é que, até conseguir confirmar se a ideia é boa ou não, um bom dinheiro pode ir para o ralo.

Se você também está se perguntando “como posso expandir meu negócio?”, mas tem receio de adotar estratégias que possam ser duvidosas — ou que tenham um retorno um pouco mais incerto —, vale a pena avaliar as tendências de mercado. Saiba mais a seguir:

O crescimento do mercado de softwares

Há alguns anos, quando comprávamos um celular, na ficha técnica dele vinham indicados os programas que estavam instalados — ferramentas como calculadora, agenda, calendário etc. De lá para cá, o volume de aplicativos disponíveis para gadgets explodiu.

Com uma capacidade de processamento e memória cada vez mais potentes, a quantidade de funcionalidades que cada um de nós carrega no bolso é muito vasta. Na mesma linha, notebooks e computadores de mesa também seguem com cada vez mais funcionalidades — e sistemas que fazem de tudo.

Na contramão do patamar econômico brasileiro, que apurou um banho de água fria por volta de 2014 — e até hoje anda meio de lado —, a área de desenvolvimento de softwares continua muito aquecida. Pense bem: com quantas novas soluções você se deparou nos últimos 2 anos?

 

 

Como expandir meu negócio com softwares?

No caso do mercado de desenvolvimento de sistemas, existem duas grandes dificuldades: a mão de obra e a identificação de uma solução que seja comercialmente interessante.

Com o mercado aquecido e a falta de pessoal disponível e com a qualificação adequada para os projetos, montar um time de informática de ponta é algo difícil e relativamente caro. Mais complicado que a questão dos profissionais, no entanto, é conseguir desenvolver um novo produto para oferecer ao mercado. Gasta-se tempo e muito trabalho para conseguir amadurecer o software.

Considerando estes dois aspectos, mas lembrando da grande potencialidade deste mercado, a solução fica muito evidente: comercializar sistemas já desenvolvidos e maduros. Fazendo isso, sua empresa não precisa gastar tempo — e nem dinheiro! — criando uma nova ferramenta.

Estabilizar uma solução e fazer a penetração de mercado não é algo fácil, mas, se você já puder contar com alguém que tenha feito isso, a comercialização desta solução pode ser algo bastante lucrativo.

Sem ter que se preocupar com a gestão de estoques e nem com a manutenção dos códigos, o modelo de negócios fica bem mais simples. Para quem consegue enxergar as oportunidades, há como disputar por melhores resultados financeiros sem a necessidade de grandes investimentos — e nem riscos para a empresa.

O segmento de softwares é amplo e está em crescimento contínuo, confira mais artigos do nosso blog e tenha a certeza que escolheu um bom mercado para investir!

 

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