Como gerenciar uma empresa de serviços?

Como gerenciar uma empresa de serviços

A cada dia, as empresas voltadas para a prestação de serviço têm desempenhado um importante papel na economia brasileira. Esse papel de destaque tem modificado as relações de mercado com novos concorrentes prestadores de serviço e clientes cada vez mais exigentes, só para citar dois exemplos.

Por isso muitos gestores têm se perguntado como melhor gerenciar uma empresa de serviços. Não há uma fórmula, mas selecionamos algumas dicas que podem auxiliar na gestão de sua prestadora de serviços. Quer conhecê-las? Confira abaixo!

 

Tenha uma equipe campeã

Parte do sucesso do seu negócio não está na prestação de serviço em si, mas no modo como seus colaboradores oferecem esse serviço ao seu cliente. Certifique-se de contratar pessoas proativas e motivadas. Se você quiser algumas dicas sobre o assunto, leia o nosso post com dicas para melhorar a motivação de sua equipe.

 

Faça um planejamento estratégico

É impossível gerenciar qualquer empresa que não tenha metas e objetivos claros e definidos. Como você vai medir o serviço prestado se os parâmetros para essa medição não estiverem previamente definidos? Faça um planejamento estratégico descrevendo os objetivos e metas que sua empresa precisa cumprir.

Além disso, a rotina de uma empresa de serviços passa por transformações constantes. É por isso que você precisa melhorar os processos-chave das atividades prestadas pelo seu negócio, prevendo o resultado de uma ação ou de uma modificação em parte do processo. Esse planejamento na rápida resolução de problemas e na otimização do serviço prestado.

O planejamento estratégico, quando combinado com processos bem definidos, serão a base para gerenciar uma empresa de serviços com sucesso.

 

Modelo de Política de Troca

 

Preocupe-se com seus clientes

A gestão de uma empresa prestadora de serviços possui semelhanças com a administração de outros negócios, mas a área de serviços exige uma atenção redobrada ao elemento humano. Não importa o quanto você trabalhe em busca de soluções para aprimorar o serviço prestado se você não se preocupar com a relação estabelecida entre sua empresa e os seus clientes.

Faz parte do gerenciamento de uma empresa de serviços enxergar o cliente como um parceiro a longo prazo. Evite fazer parte da lista de empresas com alto número de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. Seja transparente com seu cliente. Lembre-se que é melhor gerenciar a relação com os consumidores parceiros do que com os insatisfeitos.

No nosso blog temos um texto especial com dicas para fidelizar clientes.

 

Esteja sempre a frente da concorrência

O gerenciamento de sua empresa precisa pensar em quem são e como trabalham os seus concorrentes. Se a prestação de serviços da concorrência estiver deixando o seu negócio para trás, busque alternativas de inovação e ofereça seu serviço com algum diferencial. Não deixe para reagir a partir das ações da concorrência. Planeje, pense em alternativas, para criar e manter sua vantagem competitiva.

 

Utilize um sistema de gestão

Todo trabalho de gerenciamento de sua empresa pode com ter o auxílio de um sistema para gestão, sem dúvida a melhor alternativa para organizar o seu negócio. Com esse sistema é possível automatizar tarefas, otimizar os processos internos e de prestação de serviços e aumentar a produtividade. E o melhor: existe um sistema de gestão adaptado ao seu negócio.

 

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