Como gerenciar uma empresa de varejo?

Como gerenciar uma empresa de varejo

Ter um produto de qualidade, realizar um bom atendimento ao consumidor e um plano de marketing consistente são elementos muito importantes para o sucesso do seu negócio de varejo, porém, sem um gerenciamento sólido, nada disso garantirá o sucesso da empresa.

Cada nicho do varejo possui especificidades importantes, mas os princípios de uma boa gestão podem ser aplicadas em qualquer segmento e garantem que a empresa se desenvolva sob uma boa estrutura.

Leia a seguir algumas dicas simples sobre como gerenciar uma empresa de varejo.

 

O estoque não para

A palavra-chave para um bom gerenciamento de estoque no varejo é “dinamismo”. Especialmente quando os produtos possuem uma margem de lucro reduzida, é importante que haja grande circulação de mercadorias. Em primeiro lugar porque os produtos parados em estoque geram um custo de armazenamento. Em segundo, porque uma baixa rotatividade de mercadorias prende o dinheiro e reduz o capital de giro.

Outra faceta importante do dinamismo é a necessidade de monitoramento constante do estoque em paralelo com as tendências de mercado. O varejo é um dos ramos que apresentam mais mudanças e é preciso entendê-las e se adaptar rapidamente. Saber como gerenciar uma empresa de varejo está diretamente ligado a entender quais são as demandas dos clientes e modificar as estratégias com velocidade.

 

Modelo de Política de Troca

 

As vendas são o motor dos negócios

Não é possível falar sobre como gerenciar uma empresa de varejo sem citar as vendas. E neste tópico também é especialmente importante a compreensão sobre as necessidades do mercado, as demandas do cliente. Estas demandas nunca são estáticas, ou seja, um produto que é um grande campeão de vendas em determinado momento poderá ser um fracasso alguns meses depois. Da mesma maneira, uma mercadoria encalhada pode se tornar um estouro caso a margem de lucro seja reduzida. O que é fundamental é tornar sistemático o monitoramento dos desejos do cliente, seja através de pesquisas de opinião ou até mesmo da conversa informal.

O marketing também é um elemento muito importante para impulsionar as vendas e não deve ser negligenciado. Novamente, é preciso conhecer o cliente e entender quais são os veículos e formas de publicidade que melhor atingem seu público-alvo.

 

A importância das pessoas que formam a empresa

Um dos elementos mais importantes para saber como gerenciar uma empresa de varejo é entender como lidar com as pessoas. Ao montar uma equipe competente e comprometida, boa parte do caminho para ter uma empresa de sucesso já estará percorrido. Mas não se engane: manter bons funcionários para o varejo não é tarefa simples! Para grande parte das pessoas, não passa de um trabalho temporário ou um emprego que paga as contas antes de alcançar um objetivo maior (como completar uma faculdade, por exemplo).

Por isso, para conseguir manter uma equipe motivada, o gestor deve ser criativo. Crie programas de incentivo que não se limitem à comissão de vendas, premie funcionários que realizaram bons trabalhos em outros setores (não apenas os vendedores) e estimule uma cultura de motivação e esforço coletivo.

 

Um bom software de gestão pode fazer toda a diferença

Instalar um bom software de gestão, que atenda sob medida as necessidades do seu negócio, pode ser a chave para resolver o problema de como gerenciar uma empresa de varejo. Claro que é possível realizar uma boa gestão sem um sistema, mas isso lhe custará mais tempo, trabalho e recursos humanos. E, no longo prazo, mais dinheiro. A principal função do software é dar agilidade ao negócio, ao integrar os processos, concentrando grande parte das funções dentro de apenas uma interface. Isto possibilita mais precisão nas informações e velocidade.

Gerenciar um empresa de varejo é uma tarefa complexa, que exige muita atenção e agilidade do gestor. Não adianta ter o melhor produto ou o melhor atendimento sem uma administração sólida, que permita que a empresa cresça com saúde e esteja preparada para as dificuldades futuras.

 

Solicite uma demonstração

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite uma demonstração grátis.

Sistema para gestão de lojas