Como implementar um programa de fidelidade na sua loja?

O programa de fidelidade é uma das mais efetivas estratégias comerciais utilizadas pelos lojistas que querem fazer com que os clientes retornem e aumentar as vendas do negócio. Assim, para criar consumidores fiéis, os programas trazem diversas iniciativas que objetivam fazer com que as pessoas criem uma identidade com a loja, induzindo-as a voltarem e, até mesmo, indicar o estabelecimento para amigos e parentes.

Um programa de fidelidade conta com instrumentos e estratégias bastante conhecidas, como o uso de sistemas de pontuação para troca por brindes, produtos especiais, melhores condições, descontos e a criação de cartões de fidelidade para os clientes.

O importante é que os varejistas saibam que, para o programa de fidelidade alcançar bons resultados, não basta apenas proporcionar bons prêmios aos clientes. Também é fundamental tomar certos cuidados e seguir algumas etapas!

Visando ajudar você a implementar um programa de fidelidade bem-sucedido no seu negócio, separamos neste post tudo o que você precisa saber. Continue a leitura!

Entenda o que afasta o cliente da sua loja

Antes de iniciar qualquer programa de fidelidade, os varejistas precisam entender por que os clientes não voltam à loja e realizam novas compras.

Isso pode acontecer em qualquer negócio por causa dos mais diversos motivos, como falta de organização da loja, atendimento de baixa qualidade, melhores preços praticados pela concorrência, entre outros.

Depois de realizado esse estudo, é possível conhecer tudo aquilo que prejudica a experiência do cliente e verificar pontos específicos que devem ser aperfeiçoados. É muito importante que o programa de fidelidade seja criado somente após a solução de todos os problemas que prejudiquem a fidelização dos clientes!

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Conheça seu público

Todo lojista que deseja que seu negócio possua clientes apaixonados precisa seguir uma receita extremamente simples: oferecer a eles os produtos e condições que desejam.

Por isso, é fundamental que você conheça qual é o perfil do seu público. Para tanto, é necessário procurar entender quais são os hábitos dos clientes e o que eles procuram. Somente conhecendo as pessoas será possível atendê-las de forma personalizada e suprir suas expectativas, algo fundamental para a fidelização.

Cadastre os clientes

Depois de entender quais os desejos do público e garantir a todos um atendimento de excelência, é necessário conhecer a fundo quem são os clientes. Para tanto, deve-se entregar aos consumidores formulários, coletar o máximo de informações e até mesmo incentivá-los a realizar cadastros na própria loja.

Tudo isso será fundamental para manter o contato com os clientes e fazer com que eles retornem ao estabelecimento. Um dica para para otimizar os trabalhos e proporcionar melhores resultados é utilizar uma plataforma para o cadastro e controle dos clientes.

Envie conteúdos relevantes

Agora que você possui os contados e as informações dos clientes, utilize isso de forma a mantê-los “próximos do negócio”.

Você já sabe o que eles querem. A partir disso, envie promoções, divulgue informações relevantes e procure manter um relacionamento próximo com os clientes. Tudo isso será fundamental para que eles permaneçam fiéis ao seu negócio.

Crie um sistema de pontuação

Todo e qualquer programa de fidelidade possui um fator em comum: um sistema de pontuação.

Portanto, defina como os clientes vão adquirir e acumular os pontos com as compras e a forma como eles podem trocá-los. Isso é imprescindível para a implementação do programa na loja. Além disso, como você verá adiante, a natureza do prêmio também é um fator muito relevante para que o cliente decida se vai aderir ou não.

Escolha os prêmios do programa

Por último, para criar um programa de fidelidade, é preciso que você defina quais são os prêmios e os bônus que podem ser alcançados pelos clientes.

Como o foco do programa são realmente os prêmios e brindes que podem ser obtidos, abuse da criatividade e apresente aos clientes algo que eles desejem. Dessa maneira, será mais fácil incentivá-los a permanecerem fiéis ao negócio.

Aprendeu como implementar um programa de fidelidade na sua loja? Agora, não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais para ajudar também seus amigos empreendedores a obterem clientes fiéis!]

Confira as principais tendências do Mercado de Varejo neste vídeo produzido pela Hiper:

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