Como o social selling ajuda a gerar negócios nas redes sociais?

O social selling é uma estratégia usada para as redes sociais com o objetivo de criar e manter relacionamentos com o público-alvo da sua empresa. Por meio disso você pode aumentar as suas vendas.

Mas, a fim de conseguir resultados realmente efetivos, é preciso entender o que deve (ou não) ser feito nesse espaço com o seu público-alvo. Quer saber um pouco mais sobre esse assunto?

Confira o nosso post!

Entenda o que é social selling

Primeiro de tudo, é preciso entender que as redes sociais não são ferramentas de vendas. É possível vender nelas, claro, mas o seu objetivo principal não é esse. As pessoas que estão presentes nelas têm um objetivo primário: socializar.

Então, para que a sua estratégia de social selling dê certo, é preciso que sejam criadas formas de a empresa se relacionar e interagir com o seu público-alvo. Uma forma de fazer isso é desenvolver em suas páginas posts de entretenimento e educação, além dos de vendas.

A proporção correta é:

  • 80% de conteúdo é para entretenimento ou educação;
  • 20% conteúdos voltados para as vendas.

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Veja como implementar essa estratégia

Uma verdade doída sobre fazer vendas é que as pessoas não estão interessadas em saber como o seu produto é bom. Elas querem ver como o que você tem vai solucionar o problema dela — e, assim, os consumidores encontram valor na sua solução.

Então, é preciso demonstrar empatia e se colocar no lugar do seu cliente. Para isso você precisa saber:

  • o perfil dos seus consumidores;
  • o nível de engajamento do seu público com a empresa;
  • o que os seus clientes buscam de soluções no seu segmento;
  • quais são os principais problemas do seu público-alvo.

Assim, é possível fugir da parte em que você diz o que sua empresa é e como ela está estabelecida no mercado. Dá para ir direto ao ponto e mostrar como os seus produtos são bons para resolver as dores do seu público.

A medida que fizer isso, aumenta-se o número de seguidores. Depois disso, é preciso qualificar os seus leads. Isso pode ser feito por entrar em contato com a pessoa, no método que for mais conveniente ao seu público – pode ser no chat da rede social, por e-mail, pelo WhatsApp, ou outra ferramenta – e abrir espaço para que ela se sinta à vontade para contar os seus problemas. Lembre-se de não ser muito invasivo e demonstrar interesse nas dores do seu público-alvo.

Faça análise dos dados

Quando nos referimos à análise, estamos falando do processo como um todo. Assim, você vai conseguir verificar o que precisa ser melhorado e o que precisa ser mantido para a sua estratégia trazer os resultados que você espera. Então verifique:

  • número de visualizações nas suas publicações;
  • curtidas que recebeu em cada uma das publicações;
  • quantidade de comentários (se foram positivos);
  • se as pessoas compartilharam o conteúdo postado;
  • como foi a geração e captação de leads;
  • conversão em vendas.

Lembre-se de prestar bastante atenção se a sua receita gerada foi maior do que tudo o que foi investido nesse processo. Isso pode ser feito ao se calcular o retorno sobre o investimento (ROI) das suas ações. A fórmula para isso é:

(Retorno do Investimento — Custo do Investimento) / Custo do Investimento

O resultado desse cálculo deve ser multiplicado por 100, assim é possível visualizar o seu retorno em porcentagem. Tomar essa ação é uma maneira de garantir a lucratividade do seu empreendimento e verificar o que precisa de melhorias.

Como vimos, o social selling ajuda muito um negócio a se desenvolver. Ao colocar em prática as dicas que mencionamos, você conseguirá se destacar no mercado e estará muito mais próximo de alcançar os resultados que deseja.

Gostou de saber como o social selling ajuda a gerar negócios nas redes sociais? Já coloca em prática esta estratégia? Compartilhe com a gente os seus resultados. Comente no post!
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Head da Central de Leads