Mulher sorridente utilizando um laptop

De olho nas vendas: como preparar a loja para o fim de ano

Lembre das principais datas comemorativas, organize o seu estoque e prepare seus colaboradores para atender a demanda. Chegamos no segundo semestre do ano e separamos algumas dicas para te ajudar a passar pelo período mais aguardado pelo varejo!

Planejamento de vendas é algo importante para todos os tipos de negócio, independente se é micro, pequeno ou grande, se está começando ou se já está consolidado. Conseguir mapear os próximos passos com antecedência é a chave para uma gestão mais efetiva e tranquila. Lembre-se, imprevistos podem surgir, mas se você já tiver um plano será mais fácil passar por ele.

Pensando nisso, preparamos neste artigo 4 pontos para você ficar de olho nos próximos meses e saber como preparar a loja para o fim de ano! Vamos lá?

Principais datas comemorativas

Trabalhar datas comemorativas é uma ótima alternativa para começar a se planejar. No segundo semestre do ano, temos datas importantes e ótimas para serem trabalhadas no varejo. Veja qual faz sentido para o seu segmento e comece a planejar suas promoções e divulgações:

Aproveite também, para revisar o Calendário e ver se tem alguma comemoração específica para o seu público, um exemplo dessas datas é o Dia dos Avós. É importante lembrar que existem outras ações que podem ser feitas, independente de uma data comemorativa.

Estoque sazonal

Se você está pensando em como preparar a loja para o fim de ano, promoções são ideias incríveis, mas é preciso que o seu estoque esteja em dia para acompanhar a demanda. Por este motivo, uma revisão das vendas dos anos anteriores é importante para saber se há queda ou aumento em determinados produtos.

Antecipe compras para garantir preços melhores com os seus fornecedores e tenha certeza que não vai faltar produtos para os seus clientes!

Kit Grátis - O que preciso para vender online

Colaboradores: férias e remuneração extra

Pensar nos seus colaboradores, também faz parte da gestão da sua loja, principalmente no final de ano. Isso porque, esse é um período marcado por dois pontos:

Aumento da carga horária: no período pré-festas de final de ano, geralmente as lojas ficam mais tempo abertas durante o dia. Por este motivo, é preciso conversar com os funcionários sobre como ficará a jornada de trabalho e a remuneração pelas possíveis horas extras. Na dúvida, consulte o seu contador!

Férias: esse também é um período popular por recessos e férias, principalmente em cidades onde não há tanto turismo e a demanda acaba baixando. Entenda se é possível que o recesso/férias sejam coletivos, se a loja permanecerá aberta ou em esquema de escala.

Trabalho temporário: Mais funcionários para ajudar na demanda

No final de ano, principalmente no período que vai da Black Friday até o Natal, a demanda na sua loja pode aumentar muito. Se você tiver um histórico de como foram os últimos anos, melhor, use para planejar o período. Neste caso, voltamos a falar de gestão de pessoas e na contratação pelo modelo de trabalho temporário.

Esse modelo pode ajudar o seu negócio a atender toda a demanda, sem a contratação definitiva de funcionários. Busque o auxílio de empresas especializadas, que facilitam todo o processo.

 

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta