De olho nas vendas: como preparar a loja para o fim de ano
Lembre das principais datas comemorativas, organize o seu estoque e prepare seus colaboradores para atender a demanda. Chegamos no segundo semestre do ano e separamos algumas dicas para te ajudar a passar pelo período mais aguardado pelo varejo!
Planejamento de vendas é algo importante para todos os tipos de negócio, independente se é micro, pequeno ou grande, se está começando ou se já está consolidado. Conseguir mapear os próximos passos com antecedência é a chave para uma gestão mais efetiva e tranquila. Lembre-se, imprevistos podem surgir, mas se você já tiver um plano será mais fácil passar por ele.
Pensando nisso, preparamos neste artigo 4 pontos para você ficar de olho nos próximos meses e saber como preparar a loja para o fim de ano! Vamos lá?
Principais datas comemorativas
Trabalhar datas comemorativas é uma ótima alternativa para começar a se planejar. No segundo semestre do ano, temos datas importantes e ótimas para serem trabalhadas no varejo. Veja qual faz sentido para o seu segmento e comece a planejar suas promoções e divulgações:
- Dia dos pais (agosto)
- Dia das crianças (outubro)
- Black Friday (novembro)
- Natal (dezembro)
Aproveite também, para revisar o Calendário e ver se tem alguma comemoração específica para o seu público, um exemplo dessas datas é o Dia dos Avós. É importante lembrar que existem outras ações que podem ser feitas, independente de uma data comemorativa.
Estoque sazonal
Se você está pensando em como preparar a loja para o fim de ano, promoções são ideias incríveis, mas é preciso que o seu estoque esteja em dia para acompanhar a demanda. Por este motivo, uma revisão das vendas dos anos anteriores é importante para saber se há queda ou aumento em determinados produtos.
Antecipe compras para garantir preços melhores com os seus fornecedores e tenha certeza que não vai faltar produtos para os seus clientes!
Colaboradores: férias e remuneração extra
Pensar nos seus colaboradores, também faz parte da gestão da sua loja, principalmente no final de ano. Isso porque, esse é um período marcado por dois pontos:
Aumento da carga horária: no período pré-festas de final de ano, geralmente as lojas ficam mais tempo abertas durante o dia. Por este motivo, é preciso conversar com os funcionários sobre como ficará a jornada de trabalho e a remuneração pelas possíveis horas extras. Na dúvida, consulte o seu contador!
Férias: esse também é um período popular por recessos e férias, principalmente em cidades onde não há tanto turismo e a demanda acaba baixando. Entenda se é possível que o recesso/férias sejam coletivos, se a loja permanecerá aberta ou em esquema de escala.
Trabalho temporário: Mais funcionários para ajudar na demanda
No final de ano, principalmente no período que vai da Black Friday até o Natal, a demanda na sua loja pode aumentar muito. Se você tiver um histórico de como foram os últimos anos, melhor, use para planejar o período. Neste caso, voltamos a falar de gestão de pessoas e na contratação pelo modelo de trabalho temporário.
Esse modelo pode ajudar o seu negócio a atender toda a demanda, sem a contratação definitiva de funcionários. Busque o auxílio de empresas especializadas, que facilitam todo o processo.
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