Como se Reinventar em meio a pandemia e continuar crescendo

Como se Reinventar em meio a pandemia e continuar crescendo

Com tantas mudanças na rotina após a chegada da covid-19, empreendedores precisam adotar estratégias para manter seus negócios. Usar softwares que permitam integração para venda e gerenciamento online, marketplaces, criar conteúdos para redes sociais, aprender sobre marketing digital... As possibilidades e recursos para ajudar nessa hora são vários.

Com tantas mudanças na rotina após a chegada da covid-19, empreendedores precisam adotar estratégias para se reinventar em meio a pandemia e manter seus negócios. O mundo todo passa por uma grave crise não só de saúde, mas também econômica. A pandemia do corona vírus obrigou muitos negócios a fecharem suas portas temporariamente, mudou a forma de trabalho e isso tem causado incertezas para os empreendedores.

E são em momentos de crise, que o empreendedorismo, por necessidade, ganha forças. Diversos brasileiros arregaçam as mangas e buscam por soluções novas para continuar vendendo na esperança de virar o jogo. E as empresas precisam se adaptar e se preparar para essa nova fase!

Com tantas mudanças na rotina após a chegada do corona vírus, empreendedores precisam adotar estratégias para manter seus negócios. Usar softwares que permitam integração para venda e gerenciamento online, marketplaces, criar conteúdos para redes sociais, aprender sobre marketing digital… As possibilidades e recursos para ajudar nessa hora são vários.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira as dicas que preparamos para você!

 

1. Seja uma empresa solidária

Empresa solidáriaQue o momento é crítico, todos nós já sabemos, mas o importante agora é não deixar a peteca cair! Seja uma luz para os que precisam de ajuda. Praticar a solidariedade não é um bem apenas para o destinatário beneficiado, mas também gera benefícios para quem age solidariamente. Quem é solidário com o outro fortalece características como a empatia, o altruísmo e a benevolência. Um pequeno gesto hoje colocará sua marca em evidência e também fará com que o seu nome esteja na mente do público durante e, principalmente, no fim da pandemia, quando apenas aqueles que colocaram em prática a empatia, serão lembrados.

Um bom exemplo disso é confeccionar máscaras para doação: uma das necessidades mais urgentes neste momento é com os cuidados pessoais e de higiene. A máscara se tornou parte fundamental neste processo.

 

2. Parcerias e condições especiais para seus clientes

Nesse momento de crise talvez uma das armas mais importantes seja a união: para lidar com a pandemia ou garantir o funcionamento da sua empresa, contar com a colaboração de outros pode ser a chave para saírem juntos dessa crise.

Uma ótima ideia é fazer parcerias com outros empreendedores para oferecer condições especiais aos seus clientes, como formar combos ou propiciar um serviço de entregas. Imagine divulgar produtos complementares com uma outra loja e assim alavancar as vendas de ambos; ou aliar o sistema de delivery e deixar o público aproveitar suas ofertas no conforto de casa, continuando a consumir sem deixar de seguir as medidas de saúde!

 

3. Reforce o bom atendimento

Se o atendimento ao cliente já é um diferencial de impacto em situações de normalidade, em uma crise econômica, ele se torna imprescindível.

Ter uma equipe de atendimento disponível, acessível e disposta a solucionar as demandas do cliente pode fazer a diferença no momento do fechamento de uma compra. Se um potencial cliente apresenta uma dor ou necessidade particular, o time de vendas deve se esforçar para encontrar soluções que se adequem àquele cenário. E isso pode incluir condições de pagamento personalizadas, ofertas exclusivas e suporte dedicado.

 

Guia para gerentes de loja

 

4. Adote um e-commerce

Muitas empresas já usam as lojas virtuais para vender e, ainda mais agora, esse modelo será essencial para sobreviver à crise. Se os clientes não podem ir à sua empresa, leve seus produtos e serviços até eles! 

Isso pode ser feito por meio de um site próprio, parceria com marketplaces — plataformas online que divulgam os produtos de diferentes empresas —, serviços parceiros ou então nas redes sociais como Facebook, Instagram e até mesmo Whatsapp através de Catálogos Digitais. Desta forma você consegue manter as vendas, mesmo que sua loja física esteja fechada. 

Antes de adotar esse modelo, cuide de algumas questões específicas: 

  • Preparar o estoque e as operações para atender essas demandas — para evitar que o cliente peça o produto/serviço e se frustre por estar indisponível;
  • Tenha funcionários prontos para falar com os clientes em diversos canais de vendas — isso é possível até de ser feito no home office, com os colaboradores atendendo pelo WhatsApp, Facebook e outros canais da loja;
  • Ofereça um serviço de entregas — para facilitar a vida dos clientes e alcançar aqueles que estão fazendo isolamento social; 
  • Invista na qualidade, design e informações dos canais online — para passar uma imagem de seriedade e profissionalismo;
  • Monte anúncios atraentes e úteis — assim é possível destacar sua loja das outras ofertas e aumentar as suas vendas com um investimento relativamente baixo.

Assim você tem um novo canal de vendas para manter sua empresa funcionando mesmo em períodos de isolamento social — isso com soluções de baixo investimento.

 

5. Faça uma avaliação do seu custo-benefício

Momentos de crise são ótimas oportunidades para avaliar o custo-benefício de um portfólio de produtos ou serviços. Dessa forma, é possível, por exemplo, “aposentar” temporariamente aqueles produtos que demandam um investimento considerável, bem como modificar etapas do processo de produção, buscando alternativas mais econômicas e sem prejuízo na qualidade daquilo que é oferecido.

Quer um exemplo?

Suponhamos que sua empresa seja especializada na venda de sapatos. Em um contexto econômico normal, a empresa comercializa o produto em caixas de papelão e sacolas plásticas, e faz o transporte de um lote de produtos utilizando 5 caminhões.

Agora imagine a possibilidade de economizar nas embalagens, e, de quebra, reduzir o custo logístico? É o que acontece com empresas que substituem a caixa e a sacola de plástico por sacos de pano reutilizáveis.

 

6. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é também uma importante dica de como alavancar as vendas em tempos de crise. Esta estratégia consiste em produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo e que tenha relação com as soluções que a sua empresa oferece.

Invista em marketing de conteúdoO relatório Digital In divulgou uma pesquisa sobre o comportamento das pessoas no mundo digital em abril de 2020. Em um panorama geral, houve aumento significativo no uso de diversas mídias sociais (47% em todas as faixas etárias, especialmente mais jovens), aumento do consumo por meio do comércio eletrônico e – como é de se esperar – no tempo que passamos na internet.

Além disso, dados divulgados pela GlobalWebIndex mostram que as pessoas passaram mais tempo usando celulares (76%), notebooks (45%) e desktops (32%) e a busca por determinados conteúdos também cresceu consideravelmente. Isso significa novas oportunidades de negócio! Com as pessoas ainda mais conectadas e engajadas, o marketing de conteúdo ganha ainda mais relevância.

Essa é uma ótima forma de atrair mais clientes e impulsionar as vendas do seu negócio.

 

7. Planeje a sua atuação para o fim da crise

As previsões estão na linha de que os impactos da pandemia nos negócios devem durar alguns meses ainda. Use este tempo de pausa para rever seu negócio e planejar o futuro dele, em vez de reduzir o número de funcionários, incentive-os usar seu tempo para atualizar informações sobre os clientes, perfil, preferências, sistemas internos, aprimorar habilidades e criar novos produtos e serviços para estarem melhor preparados para a eventual recuperação, pois o planejamento de recuperação precisa começar enquanto você ainda está reagindo à crise.

Com esses princípios em mente e sabendo de diferentes abordagens nas campanhas, sua marca ou empresa pode ter algum norte para navegar em tempos incertos.

Essas foram as nossas dicas para enfrentar a pandemia de Covid-19.

Coloque em prática as nossas sugestões de estratégia para entender como alavancar as vendas em tempos de crise e atravesse esse período difícil reduzindo ao máximo os impactos negativos.

E durante este período de combate ao COVID-19, nossa equipe também está trabalhando para te manter bem informado. No nosso blog, você pode conferir artigos constantemente atualizados sobre diversos temas, além de vídeos e E-Books incríveis para te ajudar nesse momento. Clique aqui e confira!

E então? Preparado para fazer a diferença nesse período?

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