Como um software para loja de roupas pode ajudar na sua gestão?

software loja de roupas

O mercado de moda é altamente disputado e, por isso, exige das lojas de roupas muita competitividade. Uma das maneiras de manter destaque frente aos concorrentes é manter uma gestão excepcional do seu negócio. A adoção de ferramentas tecnológicas, como um software para loja de roupas, é estratégia fundamental para se tornar competitivo nesse mercado. Neste artigo, você vai conferir mais informações e vantagens dessa ferramenta. Boa leitura!

 

Uma peça-coringa a serviço do seu negócio

Ter uma loja informatizada há muito deixou de ser um benefício só das grandes marcas para se tornar uma opção viável para pequenos e médios negócios, graças ao desenvolvimento de soluções mais baratas e focadas em diferentes mercados.

Para quem ainda não está convencido de que investir nessa funcionalidade pode trazer muitas melhorias, elencamos abaixo algumas vantagens proporcionadas pelos softwares para lojas de roupas.

 

Controle do negócio

Ao ter acesso a informações como peças mais vendidas, despesas financeiras e itens que precisam de reposição no estoque, o varejista acaba desenvolvendo uma visão mais abrangente sobre o momento em que sua empresa se encontra e, com o tempo, será capaz de realizar planejamentos com um nível maior de confiabilidade.

 

Otimização de custos

Quando se pode contar com um software que indica o quanto cada área gasta e fatura, é possível pensar em formas de economizar em locais que precisem de um “freio” nos gastos e investir em áreas que podem trazer mais retorno. Daí a importância de se investir nesse tipo de tecnologia, especialmente se a sua empresa se encontra num processo rápido de expansão.

 

Redução de erros

Por mais cuidadoso que o empresário ou seus funcionários sejam, em algum momento um erro vai acontecer. Seja um número esquecido, uma tarefa que “passou” ou uma compra feita depois do prazo.

Quando a loja opta por um software, esse tipo de situação praticamente deixa de existir, já que a plataforma permite integrar todas as tarefas de uma determinada atividade, além de possibilitar automatizações e lembretes que evitam contratempos.

 

Conhecimento do fluxo de caixa

O exemplo é muito parecido com o que acontece na nossa vida quando anotamos tudo o que consumimos. Em geral, levamos um susto ao perceber que uma boa parte do nosso salário acaba sendo gasta em atividades que, na nossa mente, não consumiam tanta verba.

O mesmo acontece com empresas: quando não se sabe o quanto é distribuído por cada área, é possível se surpreender com os gastos no momento em que um “pente fino” for passado dentro da empresa. Com um software de gestão, o fluxo de caixa deixa de ser um bicho de sete cabeças para se tornar uma planilha de gastos reais, que podem ser modificados de acordo com os objetivos do negócio.

 

Melhor tomada de decisão

Quando o varejista tem à disposição informações estratégias para o negócio, ele vai acabar tomando decisões melhores, já que sua margem de incerteza diminui consideravelmente, e passa-se a trabalhar com um histórico de informações relacionados ao seu próprio negócio.

Assim, é possível planejar os próximos passos com muito mais segurança e confiança no futuro.

10 motivos para usar o Hiper na sua empresa

 

Acessórios para ganhar mais produtividade

Agora que já apresentamos a importância de utilizar esse tipo de recurso na sua rotina e, pelo visto, te convencemos de que vale a pena prestar mais atenção no tema — ou você já teria desistido da leitura —, vamos falar de forma mais detalhada sobre quais funções o software para loja de roupas que você for comprar precisa ter.

Os itens abaixo são os recursos mais essenciais e, sem eles, valeria muito a pena considerar outra opção de serviço.

 

Geração de notas

Contar com um sistema informatizado dentro do seu estabelecimento é um sinal de que seu negócio atua de forma profissional e dentro da lei. E qual é um dos sinais mais conhecidos de que uma loja já saiu da informalidade e atua de forma ativa? Se você respondeu “fornecer nota fiscal”, acertou.

Garantir que o produto que vê vai adquirir já venha com a capacidade de gerar e emitir notas fiscais é o primeiro e, provavelmente, mais importante passo para garantir que a escolha feita foi acertada. Se a tecnologia que você utiliza não tem suporte para a produção de notas fiscais, é importante considerar outro parceiro o mais rápido possível.

 

Controle de estoque

Os softwares eletrônicos contam com funcionalidades direcionadas à gestão do estoque de roupas. Com a ajuda desses sistemas, é possível administrar os itens que compõem o estoque, a fim de controlar todas entradas e saídas de maneira automatizada.

Outra vantagem desses softwares é a possibilidade de definir um nível de estoque mínimo, determinar o momento mais adequado para as trocas de coleções e controlar o volume de vendas de cada peça. Alguns sistemas também possibilitam o controle de estoque para lojas virtuais e dão baixa automática nos itens vendidos.

 

Integração com a área financeira

O planejamento financeiro é essencial para o crescimento saudável e a sobrevivência de qualquer empreendimento. Ele permite que o gestor compreenda com clareza a situação financeira da sua loja, de forma a direcionar os recursos, implementar melhorias e lidar com os imprevistos.

Os softwares eletrônicos também disponibilizam ferramentas que possibilitam o planejamento financeiro seguro do empreendimento. Além disso, eles permitem que esse controle seja realizado de forma remota, garantindo mais agilidade e comodidade. As ferramentas de planejamento financeiro também possibilitam traçar o cenário futuro da sua loja, permitindo a criação de metas e soluções para cenários desfavoráveis.

 

Gerenciamento da informação

Informação é poder em qualquer tipo de negócio e, no mercado da moda, não poderia ser diferente. Por esse motivo, ter controle de todos os dados da sua loja é fundamental para planejar ações e obter sucesso no mercado.

Com a utilização dos softwares de gestão, é possível controlar o que se passa dentro da sua loja. Assim, essa tecnologia vem sendo utilizada com grande eficiência no gerenciamento de informações como o volume mensal de vendas, o fluxo de caixa, a gestão de estoque e o cadastro dos clientes.

 

Segurança da informação

A segurança das informações é um dos pontos mais importantes para a administração efetiva de qualquer empreendimento. Com a utilização de um software eletrônico, é possível garantir a proteção de todos os dados referentes à administração da sua loja de roupas.

Esses programas têm diversos sistemas de segurança em sua plataforma, tais como ferramentas antifraude e proteção contra vírus ou malwares. Eles contam, ainda, com níveis diferentes de acesso às informações da loja, de acordo com o tipo de usuário. Dessa forma, somente os colaboradores autorizados podem ter acesso aos dados estratégicos do empreendimento, segundo as suas responsabilidades na loja.

Além disso, os softwares de gestão contam com sistemas automatizados de backup online das informações. Todo banco de dados é copiado e salvo em um compartimento na nuvem, o que garante ao lojista, em caso de problemas, acesso aos dados de maneira rápida e segura.

 

Com a estrutura garantida, é hora de partir para as vendas!

Por meio das informações que apresentamos acima, esperamos ter te convencido de que a aquisição de um software para loja de roupas trará mais agilidade nos processos diários e uma inteligência de negócio que não seria possível obter sem a ajuda desta tecnologia.

Com os bastidores organizados, agora é a hora de investir em aspectos que atraiam o consumidor e deem aquela mão na roda sempre necessária para fechar uma boa compra. No texto 4 dicas para aumentar as vendas de sua loja de roupas apresentamos justamente sugestões que fazem a diferença na hora de encantar o cliente. Confira o texto e boa leitura!

 

TESTE GRÁTIS: Sistema para Gestão de Lojas

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Sistema para gestão de lojas