Compras por impulso: como trabalhar esse ponto na sua loja

Compras por impulso

O impulso é um comportamento presente nos seres humanos e reconhecido pela psicologia. O verbo comprar combina perfeitamente com a palavra impulso e todos, pelo menos uma vez na vida, já realizaram alguma compra por causa dele. Quando um empreendimento sabe desenvolver as estratégias certas para incentivar a vontade de comprar em seus consumidores, as suas vendas podem ser potencialmente aumentadas.

Sua empresa possui estratégias assim? Confira algumas ações que podem te ajudar nessa missão!

 

Ofereça cupons de desconto

Oferecer descontos de 5% e 10% são um ótima estratégia para que o cliente efetue a compra, já que o desejo de aquisição aliado ao cupom de desconto aumentam a possibilidade de consumo.

 

Parcelamento é fundamental

A opção de parcelamento muitas vezes torna possível a compra para o seu consumidor. Trabalhe com esse método de pagamento e seja transparente caso a compra tenho o acréscimo de juros. O primeiro passo para ganhar credibilidade é demonstrar honestidade e oferecer vantagens para o seu cliente.

 

Cross merchandising

O cross merchandising é a exposição de produtos por tipo ou público, ou seja, independentemente da categoria, e que ao serem expostos juntos se complementam. Você pode colocar lado a lado esmalte e removedores, por exemplo. Esse tipo de estratégia apresenta ótimos resultados e é possível de implantar em lojas virtuais também.

 

Presenteie seus clientes com brindes

Oferecer brindes ou mimos na compra de um produto impulsionam as vendas — é uma estratégia possível para todos os tipos de negócios e que apresenta ótimos resultados.

Esta é também uma oportunidade de fidelização para lojas de cosméticos virtuais, pois fatores sensoriais como tonalidade do produto na pele, fragrâncias e texturas ainda são uma barreira que a tecnologia não permite adentrar. Além disso, caso o cliente goste do brinde que ganhou, ele retornará ao seu comércio para adquiri-lo.

 

Tenha rotatividade nas promoções

Toda promoção deve ter tempo de duração, ou seja, tanto em lojas físicas quanto virtuais o cliente quer ver variedade e novidades. Lembre-se que compras por impulso tem ligação com a descoberta de novos produtos.

 

Sound Branding

Quem nunca ouviu uma música que despertou boas sensações? Uma ótima estratégia para incentivar a sensação de bem-estar é a música ambiente no PDV — ela desperta emoções e sentimentos, chegando a ser decisiva no tempo de permanência do cliente em seu estabelecimento.

As músicas devem ser escolhidas de acordo com a segmentação de seu público-alvo. Caso você tenha alguma dúvida quanto a escolha da música ideal para o seu empreendimento, já existem consultorias especializadas nessa prática e que são conhecidas por desenvolver sound branding.

Pesquisas recentes apontam que os jovens realizam mais compras por impulso do que qualquer outra faixa etária, portanto tente unir essas estratégias a produtos que sejam consumidos por eles.

Estimular sensações e sentimentos é uma forma muito boa de despertar o desejo de compra do consumidor e muitas estratégias quando bem aplicadas conseguem ser facilmente implantadas em qualquer tipo de negócio.

Você tem alguma estratégia para incentivar o consumo em seus clientes e que nós não citamos? Compartilhe sua experiência no assunto com a gente!

 

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