Conheça as vantagens de sua loja vender no boleto

conheca-as-vantagens-de-sua-loja-vender-no-boleto

Aceitar boletos bancários no seu negócio, é uma alternativa muito bem vista pelos clientes. Mesmo com novos meios de pagamento, como contas digitais, códigos qr e até mesmo cartões de crédito e débito, o boleto ainda é muito utilizado. Tanto que ele figura como a segunda forma de pagamento mais utilizada em compras online.

As vantagens e facilidades são visíveis para os dois lados da transação comercial – vendedores e compradores. Afinal, esta é uma das formas mais seguras e práticas para controle e recebimento dos pagamentos. Ela também é responsável pela melhora no fluxo de caixa e uma maior sensação de segurança para os clientes que ainda não sentem muita segurança na tecnologia.

Quer saber mais vantagens da venda por boleto? Continue a leitura!

Diminuição do prazo de recebimento

Uma das grandes vantagens da venda no boleto é o prazo de recebimento. Ele pode variar de acordo com o emissor do documento e sua negociação com o banco ou intermediadora. Na maioria dos casos, o dinheiro estará disponível em sua conta um ou dois dias úteis após a data em que o pagamento foi efetuado, o que agiliza seu fluxo de caixa.

Por ser uma venda à vista, que não inclui a taxa administrativa dos cartões (que pode superar os 5% no caso de cartões de crédito), é possível conceder descontos atrativos. 

Nas compras online, é comum que o parcelamento não seja permitido na modalidade de boleto, por isso, você pode assumir essa regra como parte de sua política e usar deste recurso para estimular compras à vista.

 

Opção aos cartões de crédito e débito

Mesmo com o grande número de cartões de crédito e débito disponíveis no mercado, o boleto bancário é uma opção importante para ter no seu negócio. Ele evita a perda de vendas por instabilidades de rede que podem inviabilizar, ainda que momentaneamente, a operação com os cartões.

É também uma forma de atrair os clientes que não utilizam cartões ou têm receios de utilizá-los em ambientes digitais. Além disso, é comum que as pessoas desistam de uma compra porque não há limite disponível ou quando o cartão ainda não virou. Ou seja, quando as datas de vencimento da fatura e da compra estão mais próximas. Com o boleto, esse cliente terá mais uma opção de pagamento e um incentivo para efetivar a compra.

 

> Clique aqui para conferir as nossas dicas para criar seu crediário próprio.

Sensação de maior segurança na quitação da compra

Muitos clientes ainda preferem ter um comprovante material do pagamento, com o registro de quitação impresso — o que aumenta a sua sensação de segurança. Oferecer a esse perfil de consumidor a opção do boleto também é uma forma de fidelização.

Além disso, muitos ainda têm receio de fraudes e clonagem de cartões. Na emissão do boleto, isso não ocorre. Afinal, ele não fornecerá os dados para o processamento automático do pagamento, como número do cartão e código de segurança. A quitação depende da efetivação do processo, que pode ser feita por meio eletrônico ou até em um caixa com atendimento pessoal.

Facilidade de emissão

A emissão de boletos é muito fácil, principalmente se você puder contar com um sistema que facilite o processo. Essas facilidades envolvem desde a emissão até a quitação, pois esta tarefa pode ser automatizada através de um documento eletrônico emitido pelo banco. Ou seja, ao importar o documento, o sistema dá baixa em todas as faturas que foram pagas, evitando que precise fazer isso manualmente.

Para a emissão, você deve procurar o seu banco e negociar a melhor alternativa para o seu caso. Depois disso, bastará seguir as orientações técnicas para homologá-lo junto à instituição. Feito isso, a emissão é muito fácil, basta ter em mãos os dados do cliente.

Com um sistema integrado, a emissão é automática com base nos dados da compra. Do contrário, será preciso o preenchimento manual no site do banco — o que não é a melhor opção, pois diminui a produtividade e agilidade do seu PDV.

Para concluir, a razão mais importante para você vender no boleto é que, se não oferecer esta opção, estará limitando o número de clientes. Aqueles que preferem ou precisam dessa modalidade de pagamento darão preferência para as lojas que trabalhem com ela e, obviamente, não dá para “baixar a guarda” com a concorrência.

 

Quer saber mais sobre gestão financeira?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivos para fazer a gestão financeira da sua loja: