Como funciona o contrato com os Correios?

Entenda como funciona um contrato com os Correios, quais são os diferenciais e principais vantagens em aderir ao serviço para sua loja online.

Contrato com os Correios

Boa parte das operações online, utiliza ou já utilizou o serviço de entrega dos Correios em algum momento. Muito pela facilidade, abrangência de cobertura e custos mais acessíveis. 

De início, quando você possui uma operação ainda tímida com um volume de envios não tão expressivo, não existe a necessidade de firmar um contrato diretamente com os Correios. Mas a partir do momento que sua loja online passa a ter um volume maior, é importante ter um contrato com a estatal como uma opção a ser considerada, visando principalmente a redução de custos e otimização da operação.

Mas afinal como saber qual é o momento para a sua loja online fazer o contrato com os Correios? Como funciona esse serviço? Quais são as vantagens? É sobre isso que vamos falar neste artigo, segue com a gente!

Quando sei que minha loja está preparada para firmar o contrato?

Entrega Correios

Quando se fala em operação de uma loja online, ter qualidade na entrega de seus produtos é algo indispensável. Falhas na logística podem acarretar em problemas em diversos níveis do seu negócio virtual, como avaliações ruins alegando demora na entrega, ou então, gastos extras com uma taxa elevada de trocas e devoluções de pedidos.

Para evitar esses possíveis transtornos, entenda em que momento está a sua loja online e quais são os próximos passos para que ela evolua e siga tendo qualidade em seus serviços. 

No início de uma loja virtual, é natural que ter um contrato com os Correios, ou uma transportadora seja algo fora de questão. Mas com o andar do negócio, ao atingir um volume médio acima de 5 a 10 pedidos ao dia, você já pode considerar fazer um contrato com os Correios.

Optar por um contrato, ajudará você a economizar com os gastos em frete. Essa redução pode chegar em até 30% se comparado com a utilização do serviço sem o contrato firmado. 

 

Modelo de Política de Troca

 

Quais são as formas de envios dos Correios?

Antes de fechar o contrato da sua loja com os Correios, algumas dúvidas podem surgir. É importante que você busque todas as informações com antecedência para estar bem informado sobre os serviços prestados. Uma das dúvidas mais comuns é referente às modalidades de envio.

Os Correios possuem diversas modalidades de entrega. Na hora da contratação do serviço junto a estatal, você pode definir quais opções você irá disponibilizar para o cliente final. Abaixo montamos uma pequena tabela para te ajudar a entender as diferenças de cada serviço:

Dentre os serviços o PAC é sem dúvidas a modalidade mais famosa, com baixo custo e abrangência em todo território nacional. Além disso existe uma opção ainda mais barata que é o Correios Mini Envios. Além de outras modalidades como o Sedex, Sedex 12 e Sedex 10 que apresentam um custo maior, mas se diferenciam por sua agilidade em entrega.

Outra grande dúvida é referente ao limite de envios, caso você opte por fazer o contrato com os correios, mesmo que não atinja o valor mínimo de envios, os Correios afirmam que o contratante deverá arcar com esse custo, pagando a diferença para que a cota mínima do contrato seja atingida.

O que muda ao fazer um contrato com os Correios?

A partir do momento que você faz um acordo de serviço com os Correios, você passa a ter acesso a serviços que irão te ajudar a ter um controle e evolução na logística de entrega da sua loja.

Contratando o serviço dos Correios para Empresas, você passa a ter acesso ao SIGEP WEB (Sistema de Gerenciamento de Postagens), nele você consegue fazer todo o gerenciamento das suas entregas. Além de gerar etiquetas de postagens e ter acesso aos códigos de rastreio antes de realizar a postagem, agilizando muito o processo de despacho das mercadorias.

Com essas informações previamente obtidas, o serviço de postagem fica muito mais fácil de ser realizado, pois a mesma listagem de envios ou PLP (pré-lista de postagem) estará automaticamente vinculada com a unidade dos Correios que você costuma fazer os envios. Dessa forma você pode apenas chegar na unidade e entregar os pacotes que os atendentes farão o processo de envio seguindo o sistema. Evitando possíveis filas e toda burocracia de realizar um envio de maneira padrão.

Além disso caso você tenha um volume consideravelmente alto de envios, pode ser uma boa opção solicitar o serviço de coleta dos Correios, onde um funcionário fará a coleta dos pedidos a serem despachados diretamente em seu estoque. Essa é mais uma forma de agilizar o processo e reduzir o tempo de entrega dos produtos para o cliente.

 

 

Como fazer um contrato com os Correios?

Existem duas maneiras de iniciar o processo de contratação dos serviços dos Correios. Em ambos os casos um funcionário, responsável por gerenciar as contas de novos contratos irá ajudar a seguir com o processo.

A primeira forma é ir até a unidade mais próxima dos Correios, pode ser a unidade que você já costuma despachar os seus pedidos, e informar que tem o interesse de fazer o contrato com os Correios. Nesse momento o responsável irá te passar a lista de documentos necessários, para facilitar você já pode descobrir acessando a listagem de documentos que está disponível no site dos Correios.

Além disso, você também pode fazer todo o processo de maneira online. O primeiro passo é fazer o seu cadastro no IdCorreios. Com o seu login criado, você deve seguir o passo a passo indicado no site dos Correios. Leia os termos e condições de adesão com atenção e prossiga até obter seu Cartão Correios Fácil.

Após realizar o processo de cadastro e envio de dados. Seja de forma online ou visitando uma unidade dos Correios, a estatal irá analisar as informações enviadas e dará um retorno com a proposta de contrato. Até que o contrato seja de fato fechado podem levar de 30 a 60 dias.

Quais são as vantagens de ter um contrato com os Correios?

Vantagens Contrato com os CorreiosUma das maiores vantagens de fazer um contrato com os Correios é otimizar seus processos e ir rumo a um crescimento mais saudável para a sua loja virtual. Com a contratação do serviço, você consegue ter uma maior escalabilidade, com preços especiais, diferentes dos praticados para quem não possui o mesmo. Além de ferramentas e serviços gratuitos com o SIGEP WEB. 

Outro ponto positivo, é o desenvolvimento da sua área de logística e entregas, ponto que é muito sensível com os clientes que compram online. Otimizando seu processo de entregas, sem dúvida irá refletir positivamente na reputação da sua loja e também em um possível aumento de vendas.

No Blog da Hiper você encontra diversos artigos e materiais para tornar a gestão da sua loja virtual sempre mais completa. Para conferir mais artigos como esse acesse nossa categoria de Varejo Digital.