Controle financeiro no varejo: como organizar as contas a receber

Controle financeiro no varejo

Uma pessoa entra na sua loja, confere os seus produtos, recebe um bom atendimento e no final realiza uma compra. Esse é um cenário que todo comerciante busca: a boa saída das suas mercadorias. Porém, depois de todo esse procedimento é o momento de receber por aquela venda. As possibilidades vão desde o pagamento à vista ou o parcelamento dos valores. Controlar as contas a serem recebidas é a garantia de um bom fluxo de caixa e lucro.

Não é fácil realizar esse controle das contas a receber. Pagamentos em atrasos, diferentes parcelamentos, datas de cobranças variadas e, em alguns casos, uma gestão ineficiente de todo esse processo exigem bastante atenção e trabalho dos administradores. Fazer esse controle da maneira correta é estabelecer um caixa positivo.

Neste artigo separamos algumas dicas que vão te auxiliar a organizar as contas a receber e a manter o controle financeiro do seu estabelecimento. Vamos conferir!

 

Faça as cobranças

Em algum momento terá que cobrar para receber pelas suas vendas. Não tenha medo ou vergonha de fazer isso. Lembre-se de que vendeu um produto e que nada mais justo do que receber por esse trabalho. Então, se tem uma alguma conta em atraso não hesite e envie um lembrete para o seu cliente.

Fazer essa cobrança quando há atraso na data de pagamento é importante no processo de tentar manter as contas em dia. Mas uma boa tática para evitar esse atraso e ser mais discreto com os seus clientes é enviar lembretes próximos ao dia do vencimento.

 

 

Saiba as datas

Um controle financeiro só será eficiente se houver boa organização. Todo gestor deve saber exatamente o vencimento da cada conta, assim como quais são as parcelas em atraso. Além disso, é importante ter uma noção de quanto irá entrar no mês e como esses pagamentos serão feitos.

Monitorar os seus clientes e estabelecer um perfil para cada um é importante para conhecê-los melhor e saber como trabalhar com cada um deles. Assim você saberá quais são as pessoas que pagam com antecedência ou dentro dos prazos ou aqueles que costumam atrasar os seus pagamentos. E lembre-se: para evitar que alguém atrase envie as cobranças com antecedência.

 

Premie quem paga em dia

Receber os pagamentos com antecedência é ainda melhor do que uma quitação dentro do prazo. Isso porque garante entrada de recursos para a loja antes do prazo planejado, o que pode ser um desafogo em um momento de aperto. Para garantir esse recebimento antecipado é importante que o lojista ofereça vantagens para os seus clientes. Uma solução interessante são os descontos.

 

Entenda a inadimplência

Toda empresa convive com os atrasos nos pagamentos. Os empresários precisam aprender a conviver com a inadimplência e a criar métodos para reduzi-la. Calcule qual é o índice médio de inadimplência para poder estabelecer uma projeção de fluxo de caixa mais preciso e com isso entender qual o volume de recursos terá ao final do mês. Conhecer esses números também te permite definir quais as políticas da sua empresa para os casos de inadimplência.

 

Alie-se à tecnologia

O mercado oferece diversos softwares de gestão que auxiliam no controle diário de um negócio. Esses sistemas oferecem recursos como o controle de fluxo de caixa, que permite monitorar com eficiência as contas a receber e a calcular qual será o impacto da inadimplência na rotina do seu estabelecimento – e, claro, como se preparar para lidar com essa situação.

Pretende tronar mais eficiente o controle das contas a receber na sua empresa? Experimente gratuitamente um sistema de controle de fluxo de caixa e veja as melhoras na sua gestão empresarial!

 

TESTE GRÁTIS: Sistema para Emitir Nota Fiscal

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Sistema para documentos fiscais