5 dicas para decoração da loja de acordo com o seu público

Decoração da loja

Hoje vamos falar de algo que parece óbvio, mas não é: para chamar a atenção do seu público, é preciso fazer a decoração da loja de acordo com ele. Isso porque em uma sociedade onde a imagem é muito valiosa, é preciso aproveitar todos os recursos e possibilidades da comunicação visual possíveis para obter sucesso.

Partindo deste princípio, investir em identidade visual tanto em vitrine quanto na decoração da loja é muito importante. Neste post, vamos abordar alguns tópicos  imprescindíveis para quem quer criar uma identificação com um determinado público – o que, por consequência, tornará a experiência do cliente positiva e aumentará as chances de que ele volte a visitar o seu estabelecimento.

 

Como fazer a decoração da loja de acordo com o seu público

 

1. Defina bem quem é o seu público

É preciso saber com quem você está falando. Esse princípio é bem básico de entender, mas faz bastante diferença no bem-estar durante a visita à loja e principalmente na identificação do seu cliente com a marca. Pense primeiro qual o público que deseja atingir. Imagine o cliente ideal da sua loja realizando o seguinte exercício: responda se ele é homem ou mulher. Qual a idade dele ou dela? Do que ele ou ela gosta? Do que ele ou ela não gosta? De posse dessas informações, fica fácil traçar o perfil de quem você quer atingir e, a partir dele, pensar na melhor decoração

 

 

2. Descubra o que seu cliente espera de uma loja como a sua

Agora que você sabe com quem está falando, sabe do que ele ou ela gosta. Por exemplo: se o seu cliente é homem, na faixa dos 25 aos 40 e gosta de esportes, você pode investir em uma decoração com pranchas de surfe ou uma parede de escalada. Se o orçamento for apertado, você pode adesivar as paredes com imagens de esportes radicais. Uma loja destinada a jovens de estilo romântico deve ser clara, com tons pastel e uma iluminação que remeta a sonho; uma loja de biquínis pode lembrar praia com uma decoração que vai de guarda-sol e cadeira de praia a um piso que imite o calçadão de Copacabana. O importante é fazer com que o seu “cliente ideal” sinta que entrou no lugar certo para encontrar o que está procurando.

 

3. Capriche na identidade visual

Para ajudar na identificação com seu público-alvo, é importante ter um estilo próprio que tenha a ver com o que seu cliente gosta ou busca para agregar à imagem pessoal dele. Neste ponto, a vitrine tem grande participação e o design de sua marca. Aqui, entram as cores e objetos da decoração da loja, bem como a iluminação. Uma loja que vende roupas sociais para mulheres fortes e decididas pode carregar no preto e vermelho. Uma loja de semi-joias pode abusar de espelhos e branco nas paredes, deixando as cores para os acessórios femininos presentes na loja.

O vestuário dos colaboradores também influencia na identidade da marca junto ao público e é um ponto de atenção. Eles podem ser uniformes ou então peças que estejam de acordo com o padrão de roupas ofertadas pela loja.

 

Dicas para Prateleiras - Pinterest da Hiper

 

4. Agregue valor à sua marca através da decoração

Investir em decoração é um passo inteligente. É ela que vai fazer sua loja ser notada entre tantas, principalmente se você estiver em um espaço como um shopping ou uma rua comercial. Tenha isso em mente quando imaginar que apenas um provador e dois banquinhos são suficientes. Pense no que fará sua loja ser única e invista; o retorno certamente virá.

 

5. Organize os produtos de maneira prática, funcional e intuitiva

Deixe o carro-chefe da sua coleção à vista. Faça uma organização que auxilie o cliente para que ele encontre facilmente o que procura — isso tornará a experiência na loja mais prazerosa. Se é uma loja de lingeries que preza pelo conforto, coloque logo na entrada as peças mais confortáveis. Uma boa dica após dias de funcionamento é colocar primeiro as peças que são mais procuradas. Nessa mesma loja hipotética, sutiãs devem ficar com sutiãs e calcinhas com calcinhas (prático), separadas por tamanho (funcional) e cor (um exemplo de separação intuitiva).

 

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