Qual a importância e como definir uma meta de vendas

Metas de vendas

O crescimento de uma empresa está vinculado à sua capacidade de vendas, seja de produtos ou de serviços. Para isso é necessário que ela aumente a sua influência e posicionamento no mercado, o que permite alcançar um público maior. O planejamento é essencial nesse processo e um dos itens que deve ser levado em consideração na hora de fazer esse trabalho é estabelecer um plano de meta de vendas. Isso fará com que a sua equipe saiba qual é o resultado esperado dela e, com isso, incentivará para que eles superem essa margem.

Porém, não existe uma fórmula pré-definida para que se estabeleça essa meta de vendas. Mas isso não é motivo de preocupação, pois algumas boas práticas de gestão dão o auxílio necessário para que se possa avaliar o mercado e planejar as suas ações para que conquiste mais espaço e favoreça a comercialização dos seus produtos ou serviços. O que não pode acontecer é uma empresa ficar sem um planejamento com o qual trabalhar.

Neste artigo abordaremos um pouco mais sobre meta de vendas e o que fazer para estabelecer um planejamento. É só acompanhar as próximas linhas.

 

Conheça o mercado em que está inserido

Esse tipo de informação é essencial para diversas tomadas de decisões que envolvem a sua empresa – desde a precificação dos produtos e serviços até as suas estratégias de expansão e vendas. Para estabelecer uma meta de vendas é importante entender como o seu mercado está se comportando: ele está em crescimento, estável ou queda? E para o próximo ano, qual a expectativa para esse mercado? Esses dados permitem que um empresário possa determinar quais as suas possibilidades de vendas e o que cobrar da sua equipe.

Para isso é necessário analisar também qual o percentual de mercado que você tem, qual a sua taxa de crescimento e o quanto pode crescer nos próximos meses. Dessa forma, essas informações de mercado são valiosas para qualquer planejamento. Elas podem ser obtidas em associações de classe, associações comerciais, jornais, Internet, dados oficiais do governo ou por uma pesquisa própria.

 

 

Mensure as suas vendas e capacidade produtiva

Além de conhecer o mercado é preciso ter informações sobre a sua empresa. Outro dado que deve ter em mãos é o seu índice de vendas – um histórico ou estimativa de vendas, cálculo de aumento das vendas e uma projeção para essas vendas. Isso mede não apenas o resultado do seu trabalho, como permite entender falhas e estabelecer mecanismos que possam melhorar a atuação da sua empresa.

A mensuração de dados não termina aí. É necessário avaliar também a capacidade de vendas da sua equipe, o atendimento a seus clientes e o desempenho do seu sistema logístico e de entregas. Com isso poderá entender o limite do sistema operacional, se existem falhas e como concertá-las. Quando conhecer bem essa capacidade de trabalho terá as informações necessárias para fazer uma boa meta de vendas.

 

Estabeleça os seus objetivos

E nada de criar metas genéricas. Você não quer só crescer no mercado. Você quer crescer 10%, 15%, 20% ou 25% nesse mercado. Colocando objetivos claros fica mais fácil mensurar mensalmente os seus resultados, saber se está no caminho certo ou se precisa fazer ajustes em seus processos. Seja realista com suas metas, mensure sempre o seu trabalho e faça análises e planejamentos constantemente.

E quando falamos nisso estamos dizendo para criar cenários. Fazer cálculos de quanto pode crescer de acordo com as variações de mercado permite que ajuste as suas metas dentro das possibilidades do seu negócio. Além disso, fica mais fácil entender quanto é necessário vender e investir para se alcançar um determinado crescimento e, partir daí, estabelecer cenários para que possa ter resultados melhores.

Tem estabelecido meta de vendas? O que falta para ter um planejamento necessário? Compartilhe as suas ideias com a gente.

 

Quer saber mais sobre vendas?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivos para vender mais na sua loja: