Descubra como usar a jornada de vendas na estratégia da sua loja

Para que uma estratégia de marketing tenha êxito, é preciso que a empresa direcione as etapas por que sua clientela deve passar antes de decidir adquirir um produto ou serviço. E é necessário conhecer esse fluxo decisório, a fim de aprimorar a jornada de vendas.

Tal trajeto deve passar por três ciclos: aprendizado, consideração e decisão de compra — respectivamente. Ao respeitar esses estágios, sua loja consegue alinhar os conteúdos a serem entregues com os desejos e necessidades do público para formar leads (pessoas propensas a fechar negócio) mais qualificados.

Pensando nisso,

Delimite uma persona

Antes de iniciar a elaboração dessa jornada, é preciso coletar os dados da sua persona. Somente dessa forma esse processo fará sentido e entregará bons resultados.

Sendo assim, entreviste sua clientela atual, levante quais são as principais particularidades dela — demarcando suas demandas mais comuns — e crie contextos de assuntos/demandas que possam ampará-la em cada etapa da jornada. Esse estudo dará entendimento estratégico para a produção de campanhas.

Pense na coesão dos conteúdos no processo

É necessário compreender que os clientes têm um progresso lógico de entendimento. Ou seja, eles não procuram uma loja específica sem ter pesquisado sobre o produto/serviço previamente.

Por exemplo, o consumidor não buscará pela melhor marca que oferece um software de gestão integrado se ele não tiver entendido a relevância de utilizar uma solução dessa categoria em seus processos empresariais.

Portanto, é fundamental ficar atento à coesão (sentido) entre os conteúdos (artigos, e-books, vídeos, posts em redes sociais) e como eles se relacionam entre si. Por isso, monte uma linha de raciocínio para suas ofertas, de preferência, em ordem de persuasão.

Faça uma segmentação eficiente

A qualidade das informações é indispensável para que sejam atingidos bons resultados no marketing. Porém, isso só é viável se o seu negócio contar com um banco de dados completo sobre os leads. O uso de um CRM (software de gestão de relacionamento com clientes) ajuda muito nessa tarefa, mas é necessário mantê-lo atualizado.

Portanto, para direcionar (segmentar) suas campanhas para o público correto e aumentar suas vendas, tenha uma rotina de updates e crie um fluxo de utilização desses dados.

Busque influenciadores para otimizar a jornada de vendas

Tenha em mente que, mais do que chamar a atenção dos consumidores, é necessário engajá-los e obter a confiança deles. É aqui que os influenciadores entram em cena.

Por exemplo, se o contato da sua loja com o público é mediado por um influenciador que demonstra credibilidade em seu nicho, certamente, a fase de atração terá um resultado positivo.

Solicite feedback e pesquisas após a compra

Os clientes podem fornecer dados relevantes sobre como analisam o produto e o que os convenceu a comprá-lo, afinal, a jornada de vendas não termina após fechar negócio.

Logo, permita que quem já comprou da sua loja possa compartilhar avaliações e opiniões sobre o seu estabelecimento ou mercadorias em páginas especializadas e comunidades.

Essa abertura requer um monitoramento cuidadoso de redes sociais, mas o esforço vale a pena, já que o feedback sincero de usuários é extremamente valioso. Isso porque muitos decidem comprar após contemplar os prós e contras que uma mercadoria ou serviço vem recebendo.

Esperamos que este material o tenha ajudado a compreender como usar a jornada de vendas na estratégia da sua loja. Agora, basta que você coloque essas recomendações em prática para aumentar a competitividade do seu negócio e alçá-lo a um lugar de destaque no mercado.

E então, gostou deste post? Aproveite o gancho desta leitura e conheça os impactos da tecnologia no varejo!

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Diretor Comercial da Hiper