Foto de uma mulher morena, de braços cruzados, utilizando um avental na frente do balcão de uma cafeteria

6 dicas de marketing para cafeterias e panificadoras

Já passou o tempo em que ações de marketing eram exclusivas de grandes empresas, com a chegada do marketing digital e a popularização das gráficas rápidas, está ainda mais fácil fazer a sua cafeteria, panificadora ou confeitaria crescer e aparecer. O segredo é o mesmo para todos os nossos negócios: conhecer o seu mercado, aprender com o seu cliente e não ter medo de inovar.

Se você está começando um novo negócio neste segmento ou está em busca de novas ações, este artigo é para você. Confira as nossas dicas, mostre toda a sua criatividade e veja seu negócio ir além!

 

1. Comece o marketing no seu ponto de venda

Quando falamos de cafeterias e panificadoras, o ponto de venda é fundamental para promover uma experiência especial para o seu cliente. Principalmente, se você oferece a opção de consumo no local. Mas, antes de pensarmos na experiência do consumidor na sua loja, é preciso pensar em como chamar a atenção para o seu comércio. Ou seja, a sua cafeteria está visível para quem está passando na rua? É tranquilo encontrá-la? Dividimos as dicas do ponto de vendas em dois ambientes, a fachada e o interior.

A fachada da loja

A fachada da loja é o primeiro contato da sua empresa com um público de possíveis clientes. Por isso, é fundamental que as fachadas e vitrines estejam bem elaboradas, sendo capazes de passar a identidade da sua empresa de forma simples, rápida e fácil. Neste vídeo, o consultor José Renato do SEBRAE/SC dá dicas de como encontrar o melhor ponto para a sua loja e como aplicar a divulgação.

O interior é fundamental

Para levar o cliente ao sentimento de confiança e diferenciação, é preciso investir no interior da loja. Uma decoração bem pensada para despertar bons sentimentos é fundamental. Outro ponto é estruturar bem a disposição de itens e cadeiras. O ideal é encontrar um formato de loja em que o cliente possa se locomover tranquilamente e de forma confortável. Lembre-se: o café é uma das bebidas favoritas do brasileiro e tomá-lo é um ritual diário para grande parte da população, traga esse aconchego para o seu ambiente, em um lugar que o cliente se sente confortável, ele provavelmente voltará mais vezes.

 

2. Atendimento personalizado em cafeterias

O atendimento é um dos pontos mais notáveis das empresas, principalmente em empreendimentos que proporcionam uma experiência no local. Por isso, quanto mais bem estruturada e treinada for sua equipe de vendas e atendimento, melhor será a imagem da sua cafeteria ou panificadora no mercado. O ideal é criar uma identidade para a sua empresa, que reflita a forma como você quer que seus clientes vejam seu negócio.

Qual o diferencial do seu produto? Onde foi produzido o café oferecido? Como funciona o método que você está utilizando para preparar o café? Trazer essas informações para o seu cliente, pode ser um dos seus diferenciais!

> Neste episódio do Podcaste Pura Caffeina, a Gisele Coutinho conversa com outros proprietários de cafeterias e dá dicas de atendimento ao cliente.

 

3. Programas de fidelidade

Você oferece programas de fidelidade na sua loja? Essa estratégia pode te ajudar na fidelização do cliente e no aumento das vendas. Afinal, em alguns tipos de mercado, é comum que os clientes tenham mais dificuldade para se manterem fiéis, por isso, é preciso que você esteja preparado para não correr o risco de perder clientes pela falta de pequenas ações.

Dar descontos e fazer promoções diferenciadas é uma boa ideia para manter seus clientes próximos. Além disso, os cartões fidelidade também são uma boa opção, estimulando o consumo frequente em troca de benefícios.

Modelo de cartão fidelidade - Blog da Hiper

 

Uso de um sistema de gestão

Para melhorar o planejamento dos programas de fidelidade, o uso de um sistema de gestão para padarias e cafeterias pode ser bem interessante. Isso porque, caso o seu negócio permita o cadastro de e-mails, ter esses contatos pode ser a chave para transformar seu empreendimento. Desde aquele cartão com um desconto pelo aniversário, até aquele e-mail contando sobre os novos produtos e promoções.

 

4. Invista em promoções e degustações

Ter possibilidade de degustações periódicas de novos produtos também é uma boa ideia para panificadoras e cafés, pois esse tipo de ação estimula a entrada de novos possíveis clientes. Por meio da degustação, eles terão acesso a toda a experiência oferecida pelo seu negócio, do ambiente aos produtos vendidos, o que refletirá no aumento das vendas.

Essas ações também ajudam a aumentar a relevância da sua empresa no mercado, permitindo que o seu nome chegue a um número maior de pessoas e que sua marca ganhe visibilidade.

 

 

5. Aposte em uma identidade visual bem elaborada

Ter uma identidade visual bem elaborada é fundamental para que sua marca seja lembrada no mercado. A identidade visual deve transmitir todos os valores do seu negócio: o que você comercializa, quais são os seus valores, diferenciais, etc.

Neste ponto, talvez você precise da ajuda de um profissional. Preveja todos os materiais que você vai utilizar na sua loja e já inclua no orçamento: fachada, materiais de apoio no ponto de venda, logo para redes sociais. O ideal aqui é criar uma identidade mesmo, onde o seu cliente identifique a sua empresa em todos os lugares, seja na rua ou nas redes sociais.

 

6. Não se esqueça do marketing digital

Trabalhar com marketing é como trabalhar com a sua identidade visual, você precisa ter estratégias para o ponto de venda, para o cliente que encontra você caminhando na rua e também para os clientes que vão conhecer o seu trabalho pelas redes sociais.

Um dos primeiros passos para trabalhar a sua presença digital, é cadastrar a sua loja no Google Meu Negócio. Essa ferramenta ajudará o cliente te encontrar de duas formas: quando ele estiver buscando uma padaria ou café na região ou quando ele fizer uma busca pelo nome do seu negócio. O Google já apresenta para ele os seus contatos via telefone, site, e-mail e também o seu endereço, podendo criar rotas via maps até o seu negócio. Não possui telefone? Crie uma conta no WhatsApp Business.

Além disso, o uso das redes sociais já se tornou tão importante quanto a utilização de um site. Para isso, é importante ter conhecimento de quais redes o seu cliente mais usa. Facebook? Instagram? TikTok? Todas elas?

Neste momento, é importante entender em quantas redes você consegue estar com qualidade, seja em publicações ou respondendo os clientes. Lembre-se: muitas pessoas vão te conhecer pelas redes sociais e vão usar esse canal como comunicação. Fique atento para não deixar comentários e mensagens sem respostas.

Redes sociais para cafeterias

Mas que conteúdo publicar? Use sua imaginação!

  • Faça posts no feed mostrando os seus produtos, lançamentos e promoções
  • Use os stories para registrar o dia a dia na loja e repostar conteúdo de clientes
  • Faça vídeos rápidos no IGTV, REELS OU TIKTOK explicando métodos de fazer café e curiosidades da loja
  • Aproveite memes e tendências do universo online e replique para o seu segmento
  • Mostre sua cara: apresente seus funcionários e fornecedores, humanize sua empresa
  • Mantenha seus clientes informados sobre horários de funcionamento especiais

Esses são alguns dos pontos que você pode explorar nas suas redes. Acompanhe outros cafés e padarias para ter inspiração e ver o que você consegue ou não aplicar no seu negócio. Mas lembre-se sempre de ser original, apenas copiar o conteúdo de outras pessoas, além de ser ilegal, pode pegar mal pra sua marca.

Gostou das dicas de hoje? Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos em suas redes sociais!

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta