Confira 3 dicas para vender softwares pelo telefone

Vender software é uma excelente oportunidade para expandir a oferta de serviços e aumentar a carteira de clientes em empresas de tecnologia. Para ter sucesso com essa estratégia, é preciso traçar um plano concreto e bem pensado.

Neste post selecionamos 3 dicas de como vender software pelo telefone e como evitar os principais erros dessa atividade. Acompanhe!

Como vender software por telefone

Como em qualquer outro canal, é preciso traçar estratégias para que as vendas por telefone possam alcançar resultados positivos. Pensando nisso, apresentamos 3 dicas que você deve colocar em prática para vender software por telefone.

1. Estude o cliente antes de ligar

Um dos passos fundamentais para conseguir fechar vendas por telefone é reunir o máximo de informações sobre o cliente antes de ligar. Conhecer a área de atuação da empresa e suas necessidades, seus interesses e objetivos, por exemplo, é importante para entrar em contato com quem realmente pode comprar o software.

Além de evitar perda de tempo ou insatisfação com quem ainda poderá se tornar cliente em outro momento, as informações pesquisadas em sites, redes sociais, jornais e outros locais podem ajudar no desenvolvimento de argumentos de venda que se relacionam com o potencial cliente em questão, o que demonstra profissionalismo.

e-book-impulsionar-vendas-loja

 

2. Conheça as soluções que o software oferece

Uma técnica eficiente de vendas consiste em dar mais atenção aos benefícios que o seu produto oferece e em como ele poderá ajudar o cliente a resolver os problemas e alcançar os objetivos.

Para argumentar nesse sentido, é imprescindível conhecer aquilo que se vende. Em vez de falar apenas da obrigação de se ter um software de gestão para atender legislações, por exemplo, prefira enfatizar como as características do sistema podem resultar no aumento de produtividade e na redução de custos para o cliente.

3. Apresente cases de sucesso

Cases de sucesso são importantes para validar os argumentos apresentados. Saber que concorrentes, fornecedores e outras empresas se beneficiaram do uso do seu software ajuda o potencial cliente a construir confiança no seu produto.

Por isso, não deixe de elaborar e apresentar histórias de sucesso de empresas que utilizaram seu software, principalmente se as necessidades atendidas forem semelhantes àquelas que o potencial comprador enfrenta atualmente.

Principais erros na venda de software por telefone

Além de seguir as dicas que apresentamos no tópico anterior, você deve evitar os erros mais comuns na venda de software por telefone para ter sucesso na área. Confira alguns deles a seguir.

Não ter foco

Como falamos, é importante que você tenha informações suficientes sobre o potencial cliente para ter certeza de que ele precisa da sua solução. Ligar para toda e qualquer empresa sem se atentar a isso tanto fará com que sua equipe de vendas perca tempo sem fechar negócios quanto pode prejudicar a imagem da sua empresa no mercado.

Não saber quando parar

Ainda que você tenha feito uma excelente pesquisa, é possível que o potencial comprador decida por não adquirir seu software no momento. É importante saber reconhecer quando ele ainda precisa de mais incentivo ou quando realmente é melhor deixar o contato para outro momento.

Neste post você descobriu algumas dicas para vender software por telefone. Além de segui-las, lembre-se de não cometer os erros mais comuns nesse tipo de venda para garantir que os contatos resultem no fechamento de ótimos negócios.

Agora que você tem algumas dicas para vender softwares por telefone, conheça métodos infalíveis para abordar clientes com sucesso!