5 diferenciais que um sistema para loja deve ter

Estar atento a detalhes e entender que um bom sistema afeta diretamente a forma que você fará a gestão da sua loja é indispensável na hora de escolher um sistema. Descubra os 5 principais diferenciais que um bom sistema para loja deve ter.

Escolher um bom sistema para a sua loja não é uma tarefa fácil. Com inúmeras opções no mercado, alguns diferenciais podem ser decisivos e devem ser levados em consideração na hora da escolha de um sistema.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos 5 diferenciais que um sistema para loja deve ter. Confere só:

1 – Ser fácil de utilizar

Muitos clientes estão acostumados a utilizarem o controle de vendas e despesas de maneira simples. Mas o sistema de gestão precisa ser disruptivo, de uma forma que o cliente veja valor em abandonar o controle atual e começar a utilizar um sistema.

O principal objetivo de um sistema é organizar o dia a dia da empresa. Se o sistema for um complicador e difícil de utilizar, o cliente provavelmente irá optar por manter seu formato de organização atual, seja o bloco de papel ou nos melhores cenários, uma planilha online de controle.

Por isso, a importância do sistema ser fácil e intuitivo, se o cliente quiser achar um documento a receber vencido ou verificar a disponibilidade do determinado produto no estoque, o cliente perderá menos tempo encontrando. Com isso, o cliente não terá o famoso ladrão de produtividade. Ou seja, não terá gatilhos de perda de tempo ao organizar uma planilha, sendo que o sistema já entrega o que o empreendedor precisa de maneira muito mais ágil.

2 – Um sistema que faça gestão

Se o sistema oferece uma gestão de estoque eficiente, um ótimo controle dos documentos a receber e emissão de documentos fiscais ágil, esteja atento a todos os pontos, pois o sistema deve cumprir com o que promete. 

Caso, algum recurso seja ineficiente, o sistema poderá se tornar apenas um complicador, gerando muito retrabalho e muito provavelmente, caso os problemas persistam, levando a um futuro cancelamento e procura de uma nova solução ou até mesmo voltar para antiga gestão.

Por isso a pesquisa antes de trocar de sistema é tão importante. Para que não haja esse desgaste e você tenha a certeza que estará utilizando um sistema por completo, com tudo que ele realmente oferece (afinal, você está pagando por isso) e se tiver algum problema ou dúvida. Que seja fácil acionar o suporte do sistema, caso não haja um suporte disponível para atender os clientes, cuidado! Pois, quando você menos imagina, você precisará de um atendimento.

3 – O sistema deve ter evolução

Um bom sistema para loja é atualizado com frequência, pois não pode ficar parado no tempo. Por exemplo, caso chegue uma nova lei para emissão de nota fiscal, o sistema está preparado para essa atualização? Se a resposta for não, ligue o alerta! Pois, muitas vezes, sua empresa pode ter problemas em toda a estrutura e você ficar sem sistema.

Um sistema precisa ter evolução contínua. Com o passar do tempo, é necessário desde o visual, deixando elas cada vez mais intuitivas para você e seu time. Um sistema que sempre está com atualizações entregando novas funcionalidades, integrações e recursos que visam melhorar a sua produtividade, são a melhor opção custo benefício.

4 – Ser ágil para atender o cliente

atendimento agilDe repente você recebe um alto número de clientes em sua loja, mas o seu ponto de venda é extremamente lento, levantando em torno de 20 minutos para seu vendedor fechar uma venda. O que irá acontecer com os clientes que estão esperando? Alguns podem desistir da venda e outros, provavelmente compraram apenas uma vez em sua loja, haja vista que a experiência oferecida não foi a esperada.

Para ter mais agilidade, opte sempre por um sistema que seja rápido de finalizar uma venda, fazendo um papel de desafogador de filas. Se o cliente solicitar uma informação ou precisar fazer uma troca, você deve ter na ponta do dedo e encontrar com facilidade os locais certos para realizar cada operação.

5 – Ter um processo simples de implantação

A implantação de um sistema, em muitos casos pode levar dias. Busque um sistema que seja simples de aprender e que não leve muito tempo para que seja implantado e transmitido todos os passos para utilizar o sistema de maneira efetiva. 

O processo de implantação é um dos momentos mais importantes durante o início da utilização de um sistema, pois é nesse momento que você aprenderá sobre o sistema e será passado o conhecimento para o seu time.

Se sua empresa tem uma grande rotatividade, entrando novas pessoas ou trocando colaboradores é importante que todos entendam o funcionamento do sistema. Se o processo de implantação for moroso e demorado, provavelmente você terá um déficit de tempo e dinheiro durante essa etapa. Por isso, procure sempre um sistema que tenha um processo de implantação rápido e que você consiga andar com suas “próprias pernas”.

banner-promocionalbanner-promocional

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta