Diferencial competitivo: o que é e como descobrir o seu
Em um mercado tão competitivo, ter um diferencial é fundamental para se destacar. Por isso, selecionamos algumas dicas que poderão lhe ajudar na missão de encontrar o diferencial da sua empresa. Confira abaixo!
Antes de mais nada, o que é um diferencial competitivo?
Pense em algo que faz da sua empresa, única. Aquele “algo a mais” que traz originalidade e que coloca o seu negócio acima dos concorrentes em determinado quesito. Um diferencial competitivo pode ser um só atributo ou um conjunto deles. Além disso, ele deve ser único e difícil de ser copiado.
Mas o mais importante de tudo é que o seu diferencial faça sentido para o cliente. Se ele não puder enxergar valor nos atributos que diferenciam o seu negócio, então é melhor dar um passo atrás e rever a sua estratégia.
Alguns exemplos de diferenciais competitivos são:
- Tecnologia avançada
- Sustentabilidade
- Atendimento personalizado
- Design de produto diferenciado
- Agilidade na entrega
- Experiência de compra
- Identidade de marca forte
- E assim por diante…
Perceba que em nenhum dos tópicos falamos sobre preço. Isso porque, quando falamos em diferenciação estratégica, o preço acaba sendo uma consequência. Seu negócio precisa ser lembrado pela qualidade e não pelo preço baixo. Isso não quer dizer que você não possa fazer promoções, nem que não possa baixar o preço de forma estratégica por alguma razão. Mas, sim, que este fator não deve ser considerado diferencial da sua empresa.
Agora que você já conhece o conceito de diferencial competitivo, vamos às dicas para descobrir o seu:
Encontrando o seu diferencial competitivo
Comece olhando para dentro.
Parece simples, mas é algo fundamental para iniciarmos esta jornada em busca de um diferencial. Uma boa ideia é começar olhando para a missão, visão e os valores da sua empresa.
Lembrando que:
- A missão é o seu propósito como negócio, a razão pela qual a sua empresa existe;
- A visão é o que você almeja alcançar, qual posição pretende atingir ao longo dos anos;
- Os valores são os pilares que sustentam a sua empresa e que devem estar presentes desde o relacionamento com os colaboradores até a experiência final com os clientes.
Outra dica é dar andamento ao seu plano de negócios. Um plano de negócios bem estruturado pode ser a chave para definir o seu diferencial competitivo. Afinal, nele você reunirá todos os dados relevantes sobre o seu negócio e abrirá sua mente para as possibilidades que existem em torno dele.
Invista no atendimento ao cliente
É primordial nos aprofundarmos neste que é um dos quesitos mais importantes para o consumidor final. De fato, uma pesquisa realizada pela Hibou aponta que um bom atendimento é essencial para 94% dos entrevistados, ficando acima de preço e garantia na preferência dos consumidores.
Treinar o seu time de atendimento é um passo fundamental para que todos falem a mesma língua e trabalhem dentro da cultura e dos valores da sua empresa.
Para facilitar, aqui vão algumas dicas práticas para alavancar o seu atendimento:
- Acompanhe os feedbacks dos clientes
Saber como o seu cliente se sente em relação à sua empresa é um passo essencial para mapearmos os pontos fracos e fortes do seu atendimento.
Uma boa ideia é fazer pesquisas rápidas.
Tomando como exemplo o segmento de lojas: você pode solicitar ao seu cliente um feedback de como foi o seu atendimento ao final de cada compra. E dá pra explorar diversos formatos para a aplicação desta pesquisa: desde ferramentas especializadas e pesquisa do forms, até o próprio whatsapp e redes sociais.
- Organize os processos
Quem nunca passou pela situação de ligar para o SAC de uma empresa e ficar “pendurado” no telefone por horas para, no final, o problema não ser resolvido? Isso acontece por vários fatores, mas acredito que o principal deles seja a falta de organização dos processos.
Uma empresa bem organizada em seus processos internos reflete para o mundo uma imagem mais saudável – e, consequentemente, tem clientes mais felizes. Sem falar que processos bem estruturados refletem na performance do time como um todo.
- Treine o seu time para utilizar as ferramentas
Além de treinar a sua equipe, capacitá-la para a utilização das ferramentas necessárias para o trabalho cotidiano trará grandes ganhos para a sua empresa. Ferramentas, quando utilizadas da forma certa, auxiliam na organização e facilitam o dia a dia do time, otimizando tempo e apoiando no levantamento de dados dos clientes.
Dê todo o suporte necessário e deixe que o seu time foque em atender bem o seu cliente. Faça o teste e colha os resultados!
Conheça o seu público
Chegou a hora de olhar para fora.
Conhecer a fundo o seu público, incluindo seus interesses, dores e necessidades, é essencial para entender em que ponto você pode se destacar no mercado.
Aqui o objetivo é casar as necessidades do cliente com o que a sua empresa tem a oferecer. Lembre-se que seu diferencial tem que ser algo que, acima de tudo, gere valor para o consumidor.
Acompanhe seu cliente nas redes sociais, observe seu comportamento. Sobre o que eles falam? Quais fatores geram satisfação? E quais geram maior frustração?
Fazendo este exercício você perceberá que o caminho para a diferenciação será muito mais simples.
Fique atento à concorrência
Por mais que o diferencial seja algo muito interno, é interessante olharmos para o mercado para entender como os concorrentes estão se posicionando. Afinal, você não vai querer ter um diferencial idêntico ao do seu concorrente, não é mesmo?
Além disso, ter esse olhar é importante para identificarmos “lacunas” e transformá-las em oportunidades para você se destacar.
Por exemplo: digamos que você tenha uma loja de eletrônicos e passou a acompanhar sua concorrência de perto. Analisando os comentários no Reclame Aqui, você percebe que 80% das reclamações de lojas concorrentes são por atraso na entrega dos produtos. Sua empresa, por sua vez, possui apenas 10% das reclamações ocasionadas por atraso.
Será que o seu diferencial competitivo não estaria atrelado à agilidade na entrega?
Entender a concorrência é dominar o mercado.
Crie um plano de comunicação eficaz
Tendo definido o seu diferencial, é hora de colocar em prática e disseminá-lo para o mundo. Para que isso seja feito, ter um plano de comunicação é essencial.
Aqui vão algumas dicas de canais para incluir na sua estratégia:
- Redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest)
- Presença em feiras e eventos
- Parceria com influenciadores
- Patrocínios
- Ações físicas e virtuais
Lembre-se de sempre alinhar a sua comunicação de acordo com o plano de negócios definido lá em cima, assim como a missão, visão e valores do seu negócio.
E aí, curtiu as dicas? Agora ficou mais fácil de estudar qual o seu diferencial competitivo e sair à frente da concorrência.
Para ir ainda mais longe, conheça o Hiper: o sistema de gestão que descomplica a sua rotina, facilitando a sua organização de forma simples e alavancando suas vendas. Experimente grátis hoje mesmo!
Experimente grátis!
Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.