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Diferencial competitivo: o que é e como descobrir o seu

Em um mercado tão competitivo, ter um diferencial é fundamental para se destacar. Por isso, selecionamos algumas dicas que poderão lhe ajudar na missão de encontrar o diferencial da sua empresa. Confira abaixo!

Antes de mais nada, o que é um diferencial competitivo?

Pense em algo que faz da sua empresa, única. Aquele “algo a mais” que traz originalidade e que coloca o seu negócio acima dos concorrentes em determinado quesito. Um diferencial competitivo pode ser um só atributo ou um conjunto deles. Além disso, ele deve ser único e difícil de ser copiado. 

Mas o mais importante de tudo é que o seu diferencial faça sentido para o cliente. Se ele não puder enxergar valor nos atributos que diferenciam o seu negócio, então é melhor dar um passo atrás e rever a sua estratégia.

Alguns exemplos de diferenciais competitivos são:

  1. Tecnologia avançada
  2. Sustentabilidade
  3. Atendimento personalizado
  4. Design de produto diferenciado
  5. Agilidade na entrega
  6. Experiência de compra
  7. Identidade de marca forte
  8. E assim por diante…

Perceba que em nenhum dos tópicos falamos sobre preço. Isso porque, quando falamos em diferenciação estratégica, o preço acaba sendo uma consequência. Seu negócio precisa ser lembrado pela qualidade e não pelo preço baixo. Isso não quer dizer que você não possa fazer promoções, nem que não possa baixar o preço de forma estratégica por alguma razão. Mas, sim, que este fator não deve ser considerado diferencial da sua empresa.

Agora que você já conhece o conceito de diferencial competitivo, vamos às dicas para descobrir o seu:

Encontrando o seu diferencial competitivo

Comece olhando para dentro.

Parece simples, mas é algo fundamental para iniciarmos esta jornada em busca de um diferencial. Uma boa ideia é começar olhando para a missão, visão e os valores da sua empresa. 

Lembrando que:

  • A missão é o seu propósito como negócio, a razão pela qual a sua empresa existe;
  • A visão é o que você almeja alcançar, qual posição pretende atingir ao longo dos anos; 
  • Os valores são os pilares que sustentam a sua empresa e que devem estar presentes desde o relacionamento com os colaboradores até a experiência final com os clientes.

Outra dica é dar andamento ao seu plano de negócios. Um plano de negócios bem estruturado pode ser a chave para definir o seu diferencial competitivo. Afinal, nele você reunirá todos os dados relevantes sobre o seu negócio e abrirá sua mente para as possibilidades que existem em torno dele.

Invista no atendimento ao cliente

É primordial nos aprofundarmos neste que é um dos quesitos mais importantes para o consumidor final. De fato, uma pesquisa realizada pela Hibou aponta que um bom atendimento é essencial para 94% dos entrevistados, ficando acima de preço e garantia na preferência dos consumidores. 

Treinar o seu time de atendimento é um passo fundamental para que todos falem a mesma língua e trabalhem dentro da cultura e dos valores da sua empresa.  

Para facilitar, aqui vão algumas dicas práticas para alavancar o seu atendimento:

  • Acompanhe os feedbacks dos clientes

Saber como o seu cliente se sente em relação à sua empresa é um passo essencial para mapearmos os pontos fracos e fortes do seu atendimento.

Uma boa ideia é fazer pesquisas rápidas.

Tomando como exemplo o segmento de lojas: você pode solicitar ao seu cliente um feedback de como foi o seu atendimento ao final de cada compra. E dá pra explorar diversos formatos para a aplicação desta pesquisa: desde ferramentas especializadas e pesquisa do forms, até o próprio whatsapp e redes sociais.

  • Organize os processos

Quem nunca passou pela situação de ligar para o SAC de uma empresa e ficar “pendurado” no telefone por horas para, no final, o problema não ser resolvido? Isso acontece por vários fatores, mas acredito que o principal deles seja a falta de organização dos processos.

Uma empresa bem organizada em seus processos internos reflete para o mundo uma imagem mais saudável – e, consequentemente, tem clientes mais felizes. Sem falar que processos bem estruturados refletem na performance do time como um todo.

  • Treine o seu time para utilizar as ferramentas

Além de treinar a sua equipe, capacitá-la para a utilização das ferramentas necessárias para o trabalho cotidiano trará grandes ganhos para a sua empresa. Ferramentas, quando utilizadas da forma certa, auxiliam na organização e facilitam o dia a dia do time, otimizando tempo e apoiando no levantamento de dados dos clientes.

Dê todo o suporte necessário e deixe que o seu time foque em atender bem o seu cliente. Faça o teste e colha os resultados!

Conheça o seu público

Chegou a hora de olhar para fora.

Conhecer a fundo o seu público, incluindo seus interesses, dores e necessidades, é essencial para entender em que ponto você pode se destacar no mercado. 

Aqui o objetivo é casar as necessidades do cliente com o que a sua empresa tem a oferecer. Lembre-se que seu diferencial tem que ser algo que, acima de tudo, gere valor para o consumidor.

Acompanhe seu cliente nas redes sociais, observe seu comportamento. Sobre o que eles falam? Quais fatores geram satisfação? E quais geram maior frustração?

Fazendo este exercício você perceberá que o caminho para a diferenciação será muito mais simples. 

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Fique atento à concorrência

Por mais que o diferencial seja algo muito interno, é interessante olharmos para o mercado para entender como os concorrentes estão se posicionando. Afinal, você não vai querer ter um diferencial idêntico ao do seu concorrente, não é mesmo?

Além disso, ter esse olhar é importante para identificarmos “lacunas” e transformá-las em oportunidades para você se destacar.

Por exemplo: digamos que você tenha uma loja de eletrônicos e passou a acompanhar sua concorrência de perto. Analisando os comentários no Reclame Aqui, você percebe que 80% das reclamações de lojas concorrentes são por atraso na entrega dos produtos. Sua empresa, por sua vez, possui apenas 10% das reclamações ocasionadas por atraso.

Será que o seu diferencial competitivo não estaria atrelado à agilidade na entrega?

Entender a concorrência é dominar o mercado. 

Crie um plano de comunicação eficaz

Tendo definido o seu diferencial, é hora de colocar em prática e disseminá-lo para o mundo. Para que isso seja feito, ter um plano de comunicação é essencial.

Aqui vão algumas dicas de canais para incluir na sua estratégia:

  • Redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest)
  • Presença em feiras e eventos
  • Parceria com influenciadores
  • Patrocínios
  • Ações físicas e virtuais

Lembre-se de sempre alinhar a sua comunicação de acordo com o plano de negócios definido lá em cima, assim como a missão, visão e valores do seu negócio. 

E aí, curtiu as dicas? Agora ficou mais fácil de estudar qual o seu diferencial competitivo e sair à frente da concorrência. 

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