Foto de uma mulher segurando uma caixa de vidro onde está escrito "Doações"

Doações para causas especiais: como a sua loja pode ajudar

Quer trabalhar campanhas de doação na sua loja e não sabe por onde começar? Listamos os meios mais utilizados para te guiar nessa tarefa!

Trabalhar com campanhas de doações para causas especiais é uma forma da sua empresa auxiliar a comunidade ao seu entorno. Esse tipo de ação, além de auxiliar o próximo, também ajuda na visibilidade da sua marca. Mas lembre-se, esse segundo ponto é apenas uma consequência e não deve ser utilizado como premissa.

Quer ajudar e não sabe por onde começar? Neste artigo, eu apresento algumas alternativas que podem te guiar! Vamos lá?

Conheça as ONGs e campanhas da sua região

Começar uma campanha do zero, nem sempre é fácil. Por este motivo, é importante conhecer quais as ONGs que já trabalham na sua região e quais campanhas de doações já podem estar acontecendo no momento. Desta forma, você soma esforços com que já está atuando na causa e deixa o objetivo mais fácil de ser alcançado.

As ONGs (organizações não governamentais) são fundadas e dedicam seus esforços em prol de um bem em comum. Ou seja, são pessoas que se organizam para auxiliar portadores de alguma necessidade especial, pessoas em situação de rua, animais, causas ambientais, enfim, inúmeras frentes que precisam de apoio. Os voluntários dedicam seu tempo em ações diversas e precisam de suporte para manter as operações.

Conheça as ONGs e campanhas da sua região

Por outro lado, algumas campanhas podem surgir de pessoas ligadas ou não às organizações. Elas são ações pontuais para auxiliar em determinada parte do ano (por exemplo: campanha do agasalho no inverno) ou para uma causa especial, como o auxílio a pessoas atingidas por uma enchente ou o levantamento de verba para compra de um medicamento. Ou seja, elas tem um objetivo pré-definido e ao alcançá-lo ela se encerra.

Portanto, é preciso entender quais ações sociais já ocorrem na sua região e de que forma a sua loja pode incentivar isso. Você também pode usar o seu segmento de mercado para nortear a sua escolha. Caso trabalhe com materiais esportivos, considere apoiar associações de esportistas sem muita atenção. Se você tiver uma agropecuária ou pet shop, pode fazer sentido seguir com o apoio às causas animais.

 

 

Como receber doações para causas especiais na loja

Depois de determinar a causa que você irá apoiar para doações, é preciso entender qual o melhor formato para a ação dentro da sua loja. Abaixo listei os quatro formatos mais utilizados, cada um deles tem um propósito e pode funcionar no seu negócio. Confira!

Caixinha de doação

Sabe aquela caixinha ou cofrinho que fica no caixa? Muitas vezes ele é fornecido pela própria ONG e pode ser uma ótima alternativa para implementar esse tipo de ação na sua loja. O importante é informar, seja por um papel ou pela conversa, o objetivo daquele objeto.

Quem está coletando o dinheiro? Para onde vai? Quando vai? Defina esses pontos com a associação parceira e informe todo o time de colaboradores sobre a ação, desta forma todos conseguiram auxiliar os clientes com dúvidas.

Caixa para doações na lojaCampanhas pontuais

Por campanhas pontuais, queremos falar sobre ações que vão ocorrer durante um período ou evento específico. Na grande maioria das vezes, ela não envolve a doação de dinheiro, mas sim de itens. São os casos de doação de alimentos para cesta básica, agasalhos para o inverno ou brinquedos para o dia das crianças.

Você pode determinar um local do seu ponto de venda para receber a doação, como uma mesa ou caixa grande e incentivar que seus colaboradores e clientes façam as doações. Um outro momento para receber esses itens, é durante eventos especiais na sua loja. Ou seja, ao invés de cobrar um valor de inscrição, peça a doação de um item por participante.

Troco solidário

Tá difícil encontrar moedinhas para o troco? Que tal dedicar esses centavos que sobram de cada compra para uma campanha de troco solidário?

Essa campanha é muito comum em grandes redes varejistas e supermercados, mas também pode ser aplicada em um pequeno valor. O importante aqui é a comunicação, antes de descontar o valor, pergunte ao seu cliente se ele deseja fazer a doação e informe o local para onde o valor será destinado.

Compras convertidas em doação

Se você produz seus próprios produtos ou presta serviços, talvez essa alternativa possa funcionar para você. Aqui você pode trabalhar produzindo um item com a ONG parceira e revertendo o lucro em doações. Pode também optar por venda de kits, onde o segundo item tem todo o dinheiro revertido em doação. Ou, no caso de serviços, adaptar essas ações para a sua área de atuação.

Neste último caso, você pode trabalhar tanto com o a doação em dinheiro ou com uma ação especial, onde você visita o espaço e se coloca a disposição para prestar o seu serviço gratuitamente.

Informe e incentive seus clientes na ação

Como toda campanha, ações de doações para causas especiais também precisam ser comunicadas. Informe de que formas o consumidor pode participar, quais os valores ou objetivos que estão sendo coletados, o tempo da campanha, todas as informações necessárias para engajar mais pessoas na causa. Lembre-se, quanto mais doações, melhor!

Se trabalhar com as doações através do ponto de venda, não fizer sentido para o seu negócio, mas mesmo assim você quiser contribuir, considere outros formatos. Você pode fazer a doação de alimentos, dedicar algumas horas por mês para tarefas nas associações, disponibilizar a sua loja para encontros e palestras. São inúmeras formas de ajudar.

Gostou das dicas? Já aplica alguma dessas ações no seu negócio? Conta pra gente nos comentários!

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta