Foto de uma jovem sorridente no caixa de uma loja de roupas infantis

O que eu preciso para emitir uma Nota Fiscal?

Para emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) você precisa de um certificado digital, credenciamento junto a SEFAZ e um sistema de emissão. Saiba todos os detalhes ao longo desse conteúdo!

Você está no processo de iniciar seu próprio negócio ou abrir uma loja e ficou na dúvida de como emitir uma nota fiscal? Foi com o objetivo de ajudar pessoas com a mesma dúvida que você, que criamos este artigo. Entender os processos de uma empresa, podem até parecer uma tarefa difícil, mas dividimos o conteúdo em tópicos para facilitar a compreensão e te ajudar nessa tarefa.

A nota fiscal se diferencia do cupom fiscal pelas informações que são exigidas pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda), isso garante mais segurança ao consumidor. Portanto, em uma nota fiscal, precisam conter:

  • Data e hora da operação
  • Valor total da transação
  • Descrição dos bens ou serviços
  • Impostos e tributos de cada mercadoria
  • Dados do cliente
  • Informações da transportadora
  • Detalhes da forma de pagamento

Antes de iniciar o passo a passo, é importante entender qual modelo de nota fiscal o seu negócio precisa. Isso porque, existem tipos diferentes para cada transação. Este passo a passo é para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, mas a última dica pode te ajudar em casos de emissão de NFS-e ou outros modelos.

Banner divulgando o Kit de Planilhas para download

Certificado Digital

O certificado digital é um documento eletrônico de identidade, que pode ser de pessoa física ou jurídica (e-CPF ou e-CNPJ). Ele garante confidencialidade, autenticidade e integridade nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.

Para emitir uma nota fiscal, você precisa adquirir um certificado digital junto a uma autoridade certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP). Você consegue ver todas as empresas certificadas aqui.

Credenciamento na SEFAZ

O segundo passo é fazer o credenciamento na Secretaria da Fazenda do estado onde sua empresa está registrada. Caso tenha dúvidas durante esse processo, não deixe de consultar o contador responsável pela sua loja, ele pode ser um aliado em todas as etapas.

Após o registro, você pode escolher a modalidade de credenciamento “Em homologação” para realizar testes de emissão. Para mudar para o modelo definitivo, escolha “Em produção”.

Instale um Sistema de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Para concluir o processo e iniciar a emissão dos documentos fiscais na sua loja, é necessário a instalação de um Sistema de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

Através deste programa, você consegue deixar registrado todos os dados da sua empresa e agilizar o processo de emissão para os seus clientes. Além da facilidade da emissão, o sistema pode ter outras facilidades, como o envio direto das notas para a contabilidade. Desta forma, você agiliza o atendimento e ainda mantém em dia os seus compromissos fiscais.

Clique aqui para saber mais sobre a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e os benefícios dela para o seu negócio!

Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre gestão financeira. Deixe nos comentários quais outros temas você gostaria de ver por aqui!

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta