Entenda a importância da Transparência Fiscal para o seu negócio

A Lei da Transparência Fiscal (nº 12.741/12, aprovada em 8 de dezembro de 2012) foi criada com o objetivo de mostrar ao consumidor o quanto ele paga de imposto em cada uma das compras que faz. Assim, a Nota Fiscal de cada compra precisa estar discriminado os valores aproximados e percentuais de impostos pagos no produto.

Desde o início do ano de 2015, os estabelecimentos são obrigados a oferecer essas informações para os seus clientes. Quem não cumpre com essa legislação pode receber multas, que variam de R$ 400,00 a R$ 7 bilhões, dependendo do volume do negócio.

Como você pode perceber, seguir essa legislação é importante para o consumidor e para que você, proprietário, não seja autuado pelo governo. Mas como fazer isso? Continue lendo o nosso post e confira as dicas que separamos para você!

Invista em tecnologia

Pense como seria trabalhoso ficar calculando na mão quanto de imposto é pago em cada compra que é feita no seu estabelecimento. Isso demandaria muito tempo, seria passível de muitos erros e, consequentemente, é inviável para qualquer local comercial. Por isso, é preciso usar a tecnologia a seu favor e automatizar essa tarefa.

Mantenha os documentos em ordem

Para saber quanto foi pago de imposto em cada produto e informar o consumidor quanto ele desembolsa pela compra que fez, é preciso mais do que apenas uma calculadora automática. Você, vez por outra, vai precisar consultar os seus documentos. Por isso, mantenha-os em ordem.

Facilite o acesso às informações tributárias

Junto à organização dos documentos tributários, vem a necessidade de manter tudo de uma forma que seja de fácil acesso às pessoas responsáveis por essa parte do processo. Assim, além de saber onde está cada documento, o pessoal vai conseguir tirar as dúvidas de forma rápida e agilizar os procedimentos internos.

Avalie os processos fiscais dentro da empresa

Procure se lembrar de que um processo que funciona adequadamente hoje pode não ser viável para o seu negócio em um futuro próximo. Afinal, o mercado está em constante desenvolvimento. Por isso, sempre avalie como são feitos os processos fiscais dentro da sua empresa. Por fazer isso, ficará mais fácil adotar a Lei da Transparência Fiscal no seu estabelecimento.

Aposte em um software

Para conseguir seguir a Lei da Transparência Fiscal ou qualquer outra que se aplique ao seu estabelecimento, é preciso gerenciar o seu empreendimento de maneira adequada. Uma ajuda nesse caso é optar por softwares que integrem os departamentos da sua empresa, ofereçam informações rápidas e seguras sempre que necessário e automatizem as tarefas, diminuindo a margem de erro.

Ao seguir as dicas que apresentamos, você vai ver que agir de acordo com a Lei da Transparência Fiscal se tornará mais fácil em seu dia a dia. Assim, você vai evitar que sejam cobradas multas do seu estabelecimento por descumprimento a essa legislação.

Gostou de entender a importância da Transparência Fiscal para o seu negócio? Quer continuar lendo posts de qualidade como este? Veja agora qual é a importância do comprovante de pagamento!