Entenda como usar dados no varejo para a tomada de decisões

Quem trabalha com vendas em varejo sabe que existe sazonalidade e muitas outras variáveis envolvidas nas ações para alavancar as vendas. Para ser bem-sucedido nessa área, é vital acompanhar os dados no varejo.

Dessa forma, é possível identificar quais são as tendências do mercado, prever o comportamento dos consumidores e usar essas informações para melhorar o desempenho dos negócios.

Mas como usar dados no varejo para alcançar esses resultados? Continue lendo o nosso post e descubra a resposta a essa e a outras perguntas!

Cruze os dados e analise os cenários

O cruzamento de dados no varejo é importante para que o proprietário consiga identificar onde está o problema e tenha a oportunidade de trabalhar para resolver a situação. Para conseguir bons resultados dessa maneira, é importante levantar os dados e analisar:

  • se conhece o cliente;
  • a opinião do consumidor da sua loja;
  • o que seus colaboradores pensam sobre o local de trabalho;
  • qual é o comportamento dos colaboradores em certas situações com os clientes.

Assim, será possível ter ideias inovadoras e conseguir tomar decisões mais assertivas no seu negócio.

Antecipe as demandas

É muito desagradável chegar a um local procurando por um produto e ouvir do atendente que o que você procura está em falta na loja. Por isso, o varejista tem a difícil tarefa de não deixar que os produtos esgotem. Mas, ao mesmo tempo, é preciso lembrar que pedir em excesso gera estoque parado e, consequentemente, prejuízo para o empreendedor.

É preciso, portanto, manter o equilíbrio e usar os dados anteriores para prever a quantidade certa de cada produto em seu estoque. Assim, é possível agradar o seu cliente e evitar que o estoque fique parado.

Proporcione boas experiências ao cliente

As boas experiências do cliente são mais do que apenas uma previsão de demanda do consumidor. Os colaboradores devem ter acesso a uma tecnologia que permita a busca de forma rápida pelas informações de que precisam para atender bem ao cliente.

Além disso, garanta que eles não estejam sobrecarregados e que possam atender de forma adequada a todos os que chegam ao estabelecimento. Por isso, use os dados que possui para identificar as épocas do ano em que tem um maior volume de vendas e precisa de mais pessoal.

Faça reuniões periódicas com a equipe para avaliar os dados

Lembre-se de que a equipe é que realmente terá a capacidade de ajudar a alavancar as vendas. Por isso, sempre compartilhe com os colaboradores como está o andamento da loja. Mostre o número de reclamações que tiveram, como vão resolver o problema e, depois de avaliar novamente a situação, divulgue os resultados. Isso vai manter o time motivado a continuar atendendo ao cliente com excelência.

Ao seguir as dicas que mostramos, você vai conseguir usar os dados no varejo ao tomar decisões. Assim, conhecerá as tendências de mercado, vai antecipar o comportamento do consumidor e, consequentemente, poderá usar as informações que tem para melhorar o desempenho do seu negócio e alavancar as vendas.

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Diretor Comercial da Hiper