Entenda quais as funções do vendedor em uma loja

Além de querer ser reconhecido pela qualidade dos produtos que oferece, todo dono de loja deseja ter um atendimento de qualidade. Afinal, essas duas características são imprescindíveis para conquistar novos clientes e manter os antigos.

Nesse cenário, os funcionários da loja têm papel fundamental. Pensando nisso, apresentamos neste post quais são as funções do vendedor, a importância desse profissional e quais características devem ser analisadas na hora da contratação. Confira!

Qual a importância do vendedor para as lojas?

O sucesso de uma loja está diretamente associado ao cumprimento de suas metas e objetivos e muitos deles se relacionam com as vendas. O profissional que pode impactar diretamente esses indicadores é o vendedor.

Ele também é o principal ponto de contato da empresa com os clientes, o que é importante para o fortalecimento da marca e para a fidelização. Por esses e outros motivos, é importante que todo dono de loja reconheça essa importância e saiba quais são as funções e características esperadas desse profissional.

Quais são as principais funções do vendedor?

Ao contrário do que se pode imaginar, o vendedor de loja tem várias atividades que fazem parte do seu dia a dia. A venda em si é apenas uma delas. Confira a seguir algumas das funções desse profissional.

Realizar o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é a principal função de um vendedor. Diversas atividades fazem parte dessa ação. Prospectar, ou seja, fazer com que o cliente entre na loja, entender a necessidade dele, oferecer produtos adicionais de forma coerente, controlar pedidos e investir em práticas de fidelização são apenas algumas delas.

Negociar preços e prazos

Além de recepcionar o cliente na loja e oferecer a melhor opção que atenda suas necessidades, negociar preços e prazos, descontos e pacotes promocionais é outra função do vendedor.

Organizar a loja e o estoque

Também é função do vendedor manter loja e estoque organizados, vitrines sempre atraentes, preços e promoções sempre visíveis conforme legislação e técnicas promocionais. Afinal de contas, todas essas atividades também contribuem para a conclusão da venda.

Quais características um bom vendedor deve ter?

Algumas características são necessárias para ser um bom vendedor de lojas. Ter uma boa capacidade de relacionamento interpessoal e saber se expressar são as principais delas. Afinal, como falamos, o atendimento ao cliente é uma das principais atividades desse profissional.

Além disso, estar disposto a ajudar, ser paciente e saber identificar as necessidades e preferências de quem visita a loja também são habilidades que auxiliam bastante o trabalho do vendedor. Para realizar aquilo que se espera dele, como o cumprimento das metas, o domínio de técnicas de vendas e negociação é fundamental.

Neste post você conheceu as principais funções do vendedor e por que esse profissional é tão importante para as lojas. Mas para ter sucesso na escolha de bons profissionais, é necessário saber quais características auxiliam em suas atividades. No caso dos vendedores, como falamos, habilidades emocionais e técnicas são fundamentais.

Agora que você sabe mais sobre o papel do vendedor nas lojas, descubra como definir e detectar o perfil ideal para contratar!

 

e-book-impulsionar-vendas-loja

VEJA TAMBÉM

A Internet das Coisas consiste na conexão de dispositivos do…
A inovação no varejo já não é mais uma questão de escolha.…
O conceito de marketing está relacionado à divulgação de…
A Internet das Coisas consiste na conexão de dispositivos do…
A inovação no varejo já não é mais uma questão de escolha.…
O conceito de marketing está relacionado à divulgação de…
clientes-inadimplentes-na-empresa-o-que-fazer-para-evitar
Quem tem algum empreendimento sabe que sempre existe…