Escolher o nicho de mercado

Como escolher o nicho de mercado para o meu negócio?

Escolher um nicho de mercado é uma etapa crucial para todo mundo que está começando um novo negócio. Afinal, é impossível criar um produto ou serviço que atenda as necessidades de todos os públicos. Ao definir um nicho para sua marca, você determina o público para o qual falará e, consequentemente, as estratégias que utilizará para convencer essas pessoas a comprarem de você.

Você sabia que ao definir um nicho de mercado, suas chances de ter muito mais sucesso nas vendas são maiores?

Escolher um nicho de mercado é uma etapa crucial para todo mundo que está começando um novo negócio. Afinal, é impossível criar um produto ou serviço que atenda as necessidades de todos os públicos. As pessoas são diferentes, assim como seus interesses e perfis demográficos.

Ao definir um nicho para sua marca, você determina o público para o qual falará e, consequentemente, as estratégias que utilizará para convencer essas pessoas a comprarem de você. Antes de começar a investir seu dinheiro e energia em um serviço ou produto, é preciso saber bem qual será o nicho de mercado em que a sua empresa irá atuar.

 

Afinal, o que é Nicho de Mercado?

Nicho de mercado é um recorte da área de atuação de uma empresa. Enquanto a área ou segmento é algo mais abrangente, como saúde ou moda, o nicho do negócio é uma delimitação mais específica, por exemplo, culinária vegana ou roupas infantis. De forma geral, um nicho de mercado é composto por clientes que possuem um perfil semelhante. Por causa disso, eles têm potencial para se interessar por um produto ou serviço em particular.

Muitas vezes, escolher um bom nicho consiste em oferecer soluções a públicos cujas necessidades são pouco atendidas pelo mercado atual. Ou seja, a estratégia de segmentação permite que o empreendedor se especialize e compreenda profundamente as necessidades de um determinado grupo de consumidores.

Saber identificar um nicho de mercado pode ser a diferença entre sucesso e fracasso para um produto.

Bom, não resta dúvida de que definir um nicho de mercado é importante para o sucesso do seu negócio. E para fazer a segmentação de forma prática você deve levar em consideração 3 fatores:

 

Paixão

Se você vai elaborar um produto de informação, o ideal é que seja relacionado a algo de que você realmente goste, que te mova. Isso porque, quando se trata de produto de informação, você precisa estar pesquisando e se atualizando constantemente. Já imaginou ter que estudar algo que você não gosta?

Então, encontrar algo de seu interesse facilita muito na hora de criar um bom produto. Pergunte-se sempre: quero continuar trabalhando com isso daqui a alguns anos?

 

Habilidade

Você precisa ter o mínimo de habilidade para transformar a vida de quem comprar seu produto. Essa habilidade é necessária ou para que você mesmo aprenda sobre o assunto ou para se associar a alguém que já tenha esse conhecimento.

No segundo caso, a vantagem é que o especialista, na maioria das vezes, não vai estar tão interessado no marketing, e sim no trabalho relacionado à sua especialidade.

 

Dinheiro

Se você vai criar um produto que será vendido, precisa saber se existe dinheiro naquele mercado, isto é, se as pessoas querem e podem pagar pelo seu produto. Lembre-se: o dinheiro só vem quando você consegue entregar valor para as pessoas.

E, afinal de contas, onde está o seu nicho? Na interseção desses 3 fatores. Pode até parecer simples, mas a má notícia é que é muito difícil chegar a essa interseção com facilidade. Ainda assim, esse exercício é fundamental para que você veja onde está. Sabendo o que você tem e do que precisa, será mais fácil tomar as decisões necessárias.

 

 

O Passo a Passo para escolher nicho de mercado ideal

PASSO 1: Pense em áreas que você domina

Primeiramente, nada impede que você entre em um mercado totalmente novo. Mas, começar com algo que você já conhece torna as coisas muito mais fáceis. Liste seus interesses, experiências, aprendizados e conquistas no ramo desejado. Caso você possua um negócio físico que está dando certo, nada melhor do que expandi-lo para o digital.

 

PASSO 2: Escolha como Nichar

Existem alguns caminhos para segmentar seu negócio. Por exemplo, você pode fazer isso geograficamente, oferecendo seus serviços somente em uma região. Porém, os caminhos mais comuns consistem em segmentar seu negócio  pela oferta ou pela demanda.

  • Nichar pela oferta de produtos ou serviços:  Nesse caso, você irá limitar o seu portfólio de serviços ou catálogo de produtos oferecidos. Simplificando, seria como uma academia que oferece somente aulas de Crossfit ao invés de também oferecer aulas de musculação, spinning, etc.
  • Nichar seu público-alvo pela demanda: Nesse caso, você escolherá um público específico e focará em atender somente às suas necessidades. Por exemplo, focar em mães veganas como público-alvo.

 

PASSO 3: Conheça o mercado

Conhecer o setor em que vai empreender é indispensável. Para isso, avalie a concorrência, procure públicos que não estão sendo bem atendidos e outros vácuos no mercado que possam destacar o seu negócio.

Além disso, conhecer as tendências pelas quais estamos passando pode ajudar. O Google Trends é uma ferramenta que poderá te ajudar muito nesse processo.

 

PASSO 4: Conheça o público

Focar e compreender a fundo um público influencia todas as suas decisões estratégicas. Para isso, é útil criar uma persona, ou seja, uma representação do seu cliente. Essa tática te ajuda a obter um diagnóstico das necessidades e desejos do consumidor, permitindo que você crie produtos, serviços e ações de marketing certeiras e eficazes.

 

PASSO 5: Aproveite a sua rede de contatos

A maneira mais eficiente de escolher um nicho de mercado é utilizando os recursos que você já possui. Talvez você tenha trabalhado em uma área específica por anos e conheça vários profissionais dentro dela, talvez você já tenha um negócio e possua uma grande lista de fornecedores e clientes. Todos esses contatos são recursos que podem ser utilizados para crescer o seu negócio.

 

Conheça os meganichos de mercado

Hoje, existem 3 grandes nichos  de mercado em que as pessoas não só têm necessidade, como estão dispostas a pagar para terem essas necessidades resolvidas. Naturalmente, você não precisa ficar restrito a eles, mas são eles que têm maior probabilidade de gerar um bom retorno. São eles:

1) Saúde

Esse nicho é muito promissor. É por isso que a indústria farmacêutica, por exemplo, sempre vai existir: porque resolve várias das necessidades de quem quer melhorar ou recuperar a saúde.

2) Relacionamento

De maneira geral, o ser humano tem duas necessidades “pré-programadas”: crescer e se multiplicar. Só que, para se multiplicar, ele precisa se relacionar. A área de relacionamentos, principalmente no meio online, é pouquíssimo explorada no Brasil. Por isso, também é um nicho muito promissor.

3) Dinheiro

O dinheiro sempre está relacionado a crescimento. Praticamente todo mundo quer, entre outras coisas, ganhar mais dinheiro. Se você encontrar um jeito de mostrar às pessoas como elas podem conseguir mais dinheiro, elas com certeza estarão dispostas a pagar bem por essas informações.

Uma informação extra: o nicho de hobbies, apesar de não ser um meganicho, também é extremamente promissor. Nesse caso, você precisa avaliar quais são os hobbies em que as pessoas realmente investem, como tênis e fotografia.

 

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Explore ainda mais a fundo esses subnichos de mercado

Cada um desses meganichos têm seus respectivos subnichos. Por exemplo: fitness é um subnicho do meganicho de saúde. Já o marketing digital é um subnicho do meganicho dinheiro.

Além disso, os próprios subnichos também podem ter subnichos.

Quanto mais específico você for, maior é a chance de encontrar uma porta de entrada que não será encontrada por um competidor maior – até porque ninguém é capaz de cobrir um nicho inteiro.

Definir um nicho de mercado para o seu negócio é fundamental para atingir bons resultados e ter sucesso empreendendo, seja de forma física ou online. Isso porque delimitar um público permite entendê-lo melhor, transmite confiança e oferece soluções específicas e assertivas. Segmentar também é sinônimo de custos de investimento menores e pouca concorrência.

Isso contribui para que o seu negócio se torne uma referência na área. De modo prático, é necessário conhecer bem o mercado e nichar pela oferta ou pela demanda. Escolher um bom nicho de mercado é uma decisão estratégia que você tomará agora e pagará dividendos por toda a vida do seu negócio.

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