Fotografia de uma senhora utilizando um notebook

Como escolher um sistema para Organizar o Financeiro da Loja

Sua loja está crescendo e precisa de um sistema para unificar todas as informações e simplificar a gestão? Neste conteúdo, nós listamos os principais pontos para levar em consideração na hora de implantar uma plataforma no seu negócio. Confira!

O crescimento da loja é sinal de que as suas ações e estratégias estão indo pelo caminho certo. Com o aumento das vendas, é preciso aumentar também, a sua atenção para a gestão financeira do negócio. Ou seja, é hora de largar os caderninhos e as planilhas e dar um passo adiante na automação do seu empreendimento. O objetivo desse artigo é auxiliar você a escolher um bom sistema para organizar o financeiro da loja.

Abaixo, elencamos as principais atividades financeiras de uma loja e como um sistema pode te ajudar na hora de realiza-las. Na hora de tomar a decisão por qual plataforma utilizar, leve em consideração:

1) Contas a pagar e receber

Você sabe todas as contas que precisa pagar neste mês? Ou melhor, você tem de forma rápida e organizada todos os pagamentos que vai receber dos seus clientes? É para te ajudar nessas tarefas, que uma funcionalidade de contas a pagar e receber pode fazer a diferença na rotina da sua loja.

Busque saber se você consegue lançar todas as despesas da sua loja no sistema, registrar e acompanhar os pagamentos recorrentes. Desta forma, você evita atraso das contas de gastos fixos e nos pagamentos aos seus fornecedores. A funcionalidade de contas a receber te ajuda no inverso, a saber o quanto a sua loja irá receber dos clientes naquele mês. Aqui você precisa ficar atento se, na hora de cadastrar um cliente, o sistema tem os campos para informações de pagamento. Deste modo, você pode ir fazendo os lançamentos parciais, calculando juros e atualizando o status dos pagamentos.

 

2) Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão de contas que é essencial para manter saudável o planejamento financeiro do seu negócio. Na prática, é um controle de todos os valores que saem e que entram no seu caixa, devidamente organizado e identificado. Para que funcione corretamente e evite problemas graves no gerenciamento do dinheiro, o fluxo de caixa precisa ser atualizado constantemente e com muita precisa. Resumindo, mais uma vez que um sistema pode facilitar a sua vida!

Na hora de contratar um sistema, consulte se ele possui a funcionalidade de fluxo de caixa. Através dela, você deixa registrado todas as despesas e pagamentos do mês e também a conta bancária empresarial da loja, onde é possível acompanhar as movimentações diárias. Uma das vantagens do sistema, é que com ele, você tem todo o registro dos meses anteriores. Ou seja, você pode aumentar ou diminuir o período avaliado e comparar com períodos anteriores.

 

Banner para download gratuito do e-book "Guia Prático para uma Liderança de alta performance"

 

3) DRE: Demonstração do Resultado do Exercício

O DRE é um relatório que reúne todas as operações de receitas e despesas realizadas na empresa durante um determinado período de tempo, que pode ser anual para fins legais, trimestral em casos fiscais e mensal para fins administrativos da própria empresa. Diferente do Fluxo de Caixa, ele não inclui aquisições de estoque e patrimônio; e apresenta depreciações e amortizações.

Com um sistema para organizar o financeiro, de forma rápida você confere os dados de lucratividade da sua loja por intervalo, os valores de faturamento e as deduções. Outra vantagem, é que após configurar o relatório, conforme as finalidades que você deseja avaliar, você pode fazer o download do arquivo.

 

4) Mais pontos para ficar de olho

Na hora de organizar o seu financeiro, informação nunca é demais. Outras funcionalidades que agilizam a rotina e, se fazem sentido para a sua loja, são decisivas na hora de contratar um sistema:

  • Controle de comissão de vendedores ou técnicos, no caso de trabalhar com serviços
  • Emissão de Boletos Bancários, pode ser um aliado nas cobranças recorrentes
  • Emissão de Documentos Fiscais, verifique quais tipos de notas e cupons fiscais a sua loja usa e quais o sistema oferece
  • Comunicação efetiva entre loja e contabilidade, opte por sistemas integrados, que já enviam as informações para a contabilidade
  • Criação e edição de relatórios, para você acompanhar de perto os números da sua loja
  • Sistema disponível online, para você acompanhar a sua loja de onde estiver e em qualquer horário

 

5) Lembre-se de pedir um teste grátis do sistema

Antes de tomar qualquer decisão, lembre-se de conversar com um consultor ou ler todas as informações disponíveis sobre o sistema, para ver se os os pontos listados acima estão sendo considerados nas funcionalidades.

Além disso, caso seja possível, solicite uma demonstração guiada do sistema. Nesta primeira experiência, avalie se as funções são fáceis de encontrar e executar.  Não se esqueça, você usará o sistema todos os dias, então é importante que ele seja amigável e facilite, realmente, a sua vida. Caso, outra pessoa da empresa ficará responsável pela função, inclua ela durante os testes e tenha uma segunda opinião.

 

6) Indicação de sistema financeiro para pequenos negócios: Hiper

Por fim, e o mais importante, temos uma indicação de sistema que pode ajudar você com todos os pontos listados acima: o Hiper.

O Hiper contempla todas as funcionalidades essenciais para a gestão financeira e ainda te ajuda com as vendas, controle de estoque e emissão de notas fiscais, ou seja, um sistema completo. Além de todas essas vantagens, ele é indicado para mais de 30 segmentos, entre lojas, mercados e prestadores de serviços. Preencha o formulário no final do artigo para saber mais!

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas. Deixe nos comentários quais outros assuntos gostaria de ver por aqui!

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta