Experiência de compra – Como proporcionar uma experiência marcante?

Experiência de compra

Mesmo com o comércio eletrônico ganhando força, as lojas físicas continuam a ter importância na vida dos consumidores. Não há como negar que os clientes estão cada vez mais exigentes. E hoje, as pessoas não vão à loja apenas para adquirir os produtos que precisam, mas buscam uma boa experiência de compra que a loja virtual não consegue proporcionar. Se você não quer ser passado para trás pelos concorrentes, precisa pensar em meios para aprimorar a experiência de compra que o consumidor tem quando vai à sua loja.

Não sabe por onde começar? Fique tranquilo, pois separamos algumas dicas para ajudar você a proporcionar uma experiência de compra marcante aos seus clientes. Confira!

 

Crie um ambiente agradável para compras

Um ambiente chamativo e agradável colabora diretamente para a experiência de compra do consumidor. A vitrine e a entrada da loja causam a primeira impressão no cliente, por isso devem ser atrativas e convidativas. O espaço interno precisa ser acolhedor e ter uma iluminação e decoração adequadas. Outras ferramentas estratégicas também podem ser usadas para tornar a experiência de compra ainda mais agradável. A ambientação musical, por exemplo, é uma ótima opção.

 

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Ofereça atendimento especial

A experiência de compra do consumidor é bastante marcada pela qualidade do atendimento recebido na loja. Se o cliente não for bem atendido, as chances dele não voltar a fazer comprar é muito grande. Mais do que encontrar os produtos que necessita ou deseja, o consumidor exigente quer receber um bom atendimento, pois esse é um dos fatores mais importantes para que ele tenha uma experiência agradável.

 

Invista no treinamento dos vendedores

Para garantir que a sua equipe de vendas atenda os cliente da melhor maneira possível, é preciso oferecer treinamento. Além de estarem motivados, eles têm que estar preparados para atender às necessidades dos clientes. O oferecimento de cursos e workshops pode ser uma ótima solução para que você tenha uma equipe de vendas capaz de dar o atendimento correto. Afinal, os vendedores são aqueles que interagem diretamente com os clientes da loja.

 

Permita a experimentação de produtos

Essa é uma das vantagens de fazer compras em lojas físicas em comparação à internet: o cliente pode entrar em contato com os produtos. Por isso, não deixe essa oportunidade de lado. Deixe alguns produtos expostos de maneira que o cliente possa tocá-los ou experimentá-los. Ao sentir o produto e ver como ele funciona, as chances do cliente levá-lo para casa são bem maiores, pois ele pode conhecer melhor aquilo que está comprando.

 

Descubra o grau de satisfação

Proporcionar uma experiência de compra marcante também depende do conhecimento sobre a satisfação do cliente. Portanto, não deixe de perguntar se eles gostaram do atendimento que receberam. Além de demonstrar que você está disposto a atender às expectativas e necessidades de compra dos seus clientes, saber se eles estão satisfeitos é uma maneira de descobrir se o atendimento oferecido é adequado. Uma boa experiência de compra é o que irá fazer com que o cliente volte à sua loja para adquirir outros produtos.

 

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