5 ferramentas online que podem ajudar nas vendas

5 ferramentas online que podem ajudar nas vendas

Quer investir no meio digital para melhorar suas vendas? Mesmo antes de ter uma loja online é possível explorar diversas estratégias que podem impulsionar um aumento de faturamento da sua loja, para isso é necessário entender quais ferramentas online podem te ajudar a alcançar novos consumidores.

Veja abaixo como é possível incrementar sua estratégia de vendas com algumas funcionalidades:

1 – Redes Sociais

Já é conhecida a importância de ter as principais redes sociais do seu negócio ativas, mas muito além de estar presente no Facebook e Instagram, você está explorando o potencial de todas essas redes?

É preciso entender que a imagem que você transmite faz com que seu público se sinta próximo e reconheça sua marca no meio de tantos outros perfis. Por exemplo, o Instagram é a rede social com maior relevância da atualidade onde as pessoas, além de muitas coisas, utilizam a rede para descobrir novas marcas.

Segundo estudo realizado pelo Facebook IQ, 85% dos pesquisados no Brasil alegam que utilizam o Instagram para descobrir novos produtos e serviços, desses, 50% realizaram uma compra online ou offline.

Instagram Shopping Ferramentas Online

Para facilitar a venda pelo aplicativo, é possível ativar a ferramenta Instagram Shopping. Essa funcionalidade agiliza o processo de compra reduzindo as chances de saída ou desistência, já que é possível ver todos os detalhes do produto mesmo dentro do Instagram.

Porém, apesar da facilidade de cadastro é importante ir além de apenas mostrar seus produtos. É necessário criar uma relação com o consumidor, gerar interações e mostrar o valor por trás da sua marca.

2 – Marketplaces

Seguindo o conceito básico de criar um sistema onde pequenos lojistas possam comercializar seus produtos dentro de sites que já possuem uma marca consolidada e uma grande parcela de visitantes interessados, os marketplaces se tornaram uma excelente porta de entrada para empresas do varejo offline para o online.

Existem diversos tipos de marketplaces, os mais comuns são os B2C e C2C. B2C é o modelo onde uma empresa vende para o consumidor final. Já no caso do C2C é quando um consumidor final opta por vender algum produto seu para outra pessoa, nesse caso se encaixam sites como OLX, por exemplo.

Dentre os marketplaces B2C a grande vantagem está em vincular sua loja a um grande varejista. Sua loja entra no fluxo de vendas deles e passa a tornar muito fácil que seus produtos sejam encontrados, além do grande número de visitantes e potenciais consumidores.

Alguns marketplaces são acessíveis e práticos de iniciar o processo de vendas, é o caso do Mercado Livre. Nele, com pouco conhecimento e experiência em vendas na internet, é possível ativar uma página para sua loja sem grandes problemas. Montamos um guia especial para ajudá-lo com tudo o que você precisa saber para alcançar o sucesso com a sua nova loja no Mercado Livre.

Além do Mercado Livre, alguns outros marketplaces são mais flexíveis com seu cadastro, porém, caso tenha interesse em ingressar em canais como B2W, Amazon, entre outros, o fluxo é um pouco diferente e possui alguns passos a mais que necessitam de pré aprovação.

Por isso fique atento, independente do marketplace optar por fazer parte, assim como você outras lojas estarão disputando o mesmo espaço, muitas vezes com o mesmo produto. Dessa forma é importante se destacar através de uma boa comunicação com os clientes, pois toda informação sobre o produto e entrega é responsabilidade da loja e não do marketplace.

Então invista tempo em um cadastro detalhado, com boas descrições, além de sempre responder as possíveis dúvidas e comentários o mais rápido e com a maior transparência possível. Isso faz com que seu potencial cliente se sinta seguro em comprar o seu produto e não o do concorrente.

 

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3 – WhatsApp Business

O aplicativo de troca de mensagens mais famoso do mundo já é amplamente utilizado tanto por lojas físicas quanto online. É uma excelente alternativa para se comunicar de maneira direta e personalizada com seus clientes. Sendo uma ferramenta indispensável para realizar ações durante toda jornada do cliente.

Desde a pré-venda, utilizando listas de transmissão para divulgar possíveis promoções, listas VIP com desconto exclusivos, enviar imagens e vídeos de novos produtos, dentre muitas outras estratégias.

Ou ainda, atuando como facilitador de comunicação. Através do app é possível fazer uma venda direta, gerando um link de pagamento ou boleto e enviá-lo para a conversa do cliente, evitando que ele tenha que passar por diversos processos até fechar a compra.

Além disso, o WhatsApp abre diversas oportunidades de relacionamento, pois devido a proximidade com o consumidor é possível acompanhar sua experiência e criar um relacionamento com o cliente para que ele venha a se tornar um comprador recorrente.

Porém fique atento, por ser um aplicativo de contato direto com o consumidor é importante criar uma comunicação que seja amigável e não invasiva e repetitiva. Por mais que as mensagens sejam padronizadas para todos os clientes, elas devem transmitir autenticidade, como se você realmente estivesse falando com cada cliente.

4 – E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas online mais sólidas para construir uma base de clientes. Se você ainda não tem como prática coletar os dados de e-mail dos seus clientes, comece agora. Pois muito além de um simples dado de cadastro, o e-mail é uma das informações mais valiosas que seu cliente pode fornecer.

Mas como gerar relevância em meio a tantos e-mails de diversas marcas na caixa de entrada do seu cliente? Busque customizar sua experiência. É super importante entender que não é válido disparar muitos e-mails com promoções e um conteúdo mais genérico sem entender o que o seu cliente gostaria de receber.

Ferramentas Online Email Marketing

Vale entender que cada cliente pode estar em uma etapa diferente de sua jornada de compra, por isso quando for aderir a estratégia de e-mail marketing, lembre-se sempre de separar listas por grupos de consumidores. Por exemplo: Clientes que não compram a mais de 6 meses, clientes VIP que possuem um bom ticket médio, assim por diante.

Essas personalizações podem facilmente ser adicionadas dentro de uma ferramenta de disparos de e-mail e vão ajudar a trazer resultados mais assertivos para sua estratégia de vendas.

5 – CRM

Em uma tradução literal, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Uma ferramenta de CRM, vem com o intuito de centralizar e gerenciar as interações com os clientes, para que seja possível entender e criar uma processo mais ágil entre os diversos canais de contato.

Existem inúmeras ferramentas online com diversas funcionalidades para agregar nas estratégias de gestão de relacionamento. Mas independente disso, em sua essência um CRM deve ajudar a entender a relação entre a sua empresa e os clientes, com ela será possível entender a etapa que cada cliente se encontra, além de dar uma visão ampliada de como é possível estruturar da maneira mais efetiva sua estratégia de vendas.

Normalmente em uma ferramenta básica de CRM é possível acompanhar e automatizar o processo de vendas, buscando aumentar sua chance de sucesso com novos clientes e também a taxa de clientes recorrentes.

Mas como saber se minha empresa precisa de um CRM? Isso varia muito da necessidade da sua empresas. Se você sente falta de uma estrutura para gerar novos negócios e está em busca de uma ferramenta para centralizar as informações, automatizando processos, pode ter bons benefícios aderindo um software de gestão de relacionamento.

Ao longo deste artigo falamos sobre diversas funcionalidade que podem ajudar a aumentar as vendas e como extrair o maior potencial de cada uma delas. Depois de conhecê-las, e entender como aplicá-las é importante fazer um filtro de quais estratégias de vendas online podem de fato ser relevantes para sua operação.

Tenha um planejamento para não ativar todas ferramentas online apenas por ativar. Entenda quais podem ser mais eficientes para seu segmento, sempre buscando melhorar sua comunicação e cativar o cliente, com isso será possível incrementar as estratégias de vendas online tornando-as mais assertivas.

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