Saiba por que é importante investir em fidelização de clientes

Imagine que você conheceu uma pessoa incrível. E para conquistá-la você investe tempo e recursos, como levar para jantar, presenteia sem datas especiais. Passado algum tempo vocês namoram e logo se casam. Com o objetivo do casamento alcançado, aquilo tudo que foi feito para conquistar a pessoa, deixou de existir. Com isso o relacionamento esfriou e a separação foi inevitável. Por que houve a separação? Porque não houve a manutenção do relacionamento.

Essa história encaixa perfeitamente entre cliente e empresas. Muitas organizações investem rios de dinheiro para conquistar clientes, mas depois acabam os esquecendo. Se sua empresa não gosta de desperdiçar tempo nem dinheiro, entenda por que é importante a fidelização de clientes.

 

Seu cliente não compra pelo preço

Não importa qual seja o produto ou serviço existente, seu cliente não quer preço baixo, ele quer satisfação. Satisfação quer dizer que ele percebe na sua marca, qualidade no produto, excelência no atendimento, agilidade na resolução de problemas e benefícios por ser seu cliente. Clientes assim não caem na tentação de comprar mais barato na concorrência.

 

Publicidade de boca a boca

Comprar um produto ou serviço por indicação de amigos nos dá muito mais segurança. Você entende que ele já o testou e aprovou, por isso ele o indica. Mesmo com toda a tecnologia, o boca a boca ainda se torna eficaz para uma marca fazer sucesso. Com certeza esse é o tipo de publicidade mais barata e que toda marca deseja.

 

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Confiança na empresa

Para quem tem um e-commerce, a fidelização de clientes pode ser fundamental para não perder uma venda. Estudos recentes mostram que 32% dos consumidores online deixam de abrir um site se a demora for superior a 5 segundos. Outros 47% abandonam o site quando não conseguem completar uma tarefa (busca ou filtro).

Com a fidelização, seu cliente terá mais paciência e entenderá que problemas podem ocorrer ao carregar o site. Ele certamente irá tentar efetuar a compra em outro momento ou até mesmo entrar em contato com a empresa.

 

Mais velocidade menos custo no atendimento

Fazer o atendimento de novos clientes demanda mais tempo e nem sempre resulta no “carrinho cheio”. Por outro lado, o custo operacional para atender um cliente fidelizado é menor e mais lucrativo. Esse cliente já conhece a empresa, seus produtos e sua politica. Eles não têm tantas duvidas a serem sanadas na hora da compra e como já confiam na sua marca, tende a comprar mais.

 

Princípio de Pareto

Talvez você nunca ouviu falar de Pareto mas sem duvidas já ouviu sobre o principio 80-20. De acordo com esse princípio, 80% das consequências originam de 20% das causas. Esse principio pode ser aplicado em praticamente tudo em uma empresa inclusive o lucro. Pode-se dizer que 80% do faturamento da empresa têm como responsáveis 20% de seus clientes.

Não acredita? Uma pesquisa realizada pela American Management Association aponta que 65% do lucro da empresa advêm de clientes fieis. Não são 80% mas com certeza fazem muita diferença no final do mês.

Outro fator importante, fidelizar clientes custa de 5 a 6 vezes menos do que adquirir um novo. Agora que você tem motivos de sobra, que tal investir na fidelidade de seus clientes?

 

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