Fidelização de clientes

5 motivos para investir na fidelização de clientes

Ter clientes que confiam e são fãs da sua marca é uma grande estratégias para o sucesso da sua empresa. Se você não gosta de desperdiçar tempo nem dinheiro, conheça 5 motivos para investir na fidelização de clientes.

Muitas empresas investem muito dinheiro para conquistar clientes, mas depois disso acabam esquecendo dos mesmos. Fidelizar significa tornar seu produto especial na vida do cliente, que quando ele precisar do produto novamente, não vai pensar duas vezes em comprar da mesma marca. 

Tornar um cliente fiel é uma conquista muito vantajosa para as empresas. Trata-se da forma na qual a pessoa enxerga a sua marca, a ponto de se tornar fã e ter o desejo de voltar a comprar sempre que possível.

Os clientes fiéis já conhecem o seu produto, e se tudo correr bem, seu produto atenderá as expectativa na primeira compra. Então, é muito mais vantajoso para esses clientes voltarem a comprar com você. E é através da fidelização de clientes, que você cria proximidade e constrói um relacionamento de longa data com os consumidores.

Para te ajudar nisso, separamos diversos 5 dicas sobre fidelização, confere só:

1. Seu cliente não compra só pelo preço

Certamente os consumidores estão em busca de produtos de qualidade, mas não podemos negar, que a primeira coisa que as pessoas olham é o preço. Mas, quando falamos em clientes fiéis, o cenário é um pouco diferente. O seu produto não precisa ter o valor mais baixo do mercado, pois seu cliente sabe que o que importa é a qualidade e não o valor, isso se dá devido a boa experiência que ele já teve anteriormente.

Para atingir esse nível de satisfação, o cliente leva em consideração diversos pontos na sua marca, como: qualidade no produto, excelência no atendimento e agilidade na resolução de problemas. Clientes assim tendem a cair menos na tentação de comprar com a concorrência.

Um exemplo disso é a marca Apple, apesar de seu preço mais elevado do que os concorrentes, os clientes fiéis não se incomodam nem um pouco com o valor. Pois confiam na marca, optando por esperar pelo lançamento de novidades, e juntar dinheiro pra adquirir um produto da marca.

A partir dessa premissa, você pode vender seus produtos com uma margem de lucro mais saudável do que a dos seus concorrentes, e isso possivelmente não irá interferir em suas vendas.

2. Cliente fiel compra sempre

Motivos-fidelização-de-clientesIndependente do segmento da sua loja, e da variedade do mix de seus produtos, o cliente que já conhece a qualidade do seu produto e teve as expectativas atendidas provavelmente irá voltar. Para criar essa conexão com o cliente, você precisa pensar na experiência completa desde que ele entra na sua loja, até o momento em que ele sai. 

Além da frequência de compras, o valor médio gasto por clientes fiéis também têm a tendência de ser mais elevado. Elevar o ticket médio é uma excelente forma de aumentar seu lucro, considerando também que a venda para um cliente que compra com recorrência, tem um custo de aquisição mais baixo do que um cliente novo. 

3. Indicação de novos clientes

Se o cliente já se tornou fiel, saiba que pode criar estratégias também para trazer novos clientes — através das indicações. Esse cliente fiel e satisfeito, pode naturalmente, indicar a sua loja para amigos e familiares e assim, você terá uma nova rede de clientes.

Quando alguém está satisfeito, tende a compartilhar sua experiência com outras pessoas. Transmite como foi positivo comprar na sua loja e assim o desejo de comprar também poderá ser despertado por meio dessa influência. 

Afinal, comprar através da indicação de amigos nos dá muito mais segurança certo? Afinal, se o seu amigo já testou e aprovou, o produto é confiável. Mesmo com toda a tecnologia, anúncios e divulgação, o marketing boca a boca ainda é uma das melhores formas de promover sua marca com sucesso. Com certeza esse é o tipo de publicidade mais barata e que toda marca deseja, pois você aumenta sua base de clientes de maneira natural e positiva.

 

Banner - PIX

 

4. Confiança na empresa

Se o cliente confia em você e na sua empresa, ele irá compreender com mais facilidade caso algum imprevisto aconteça. Algo que um cliente em sua primeira compra provavelmente não irá fazer. Se algo negativo acontecer na primeira compra, certamente o cliente irá ter uma impressão negativa e possivelmente não voltará a comprar. 

Mas no caso dos clientes fiéis, a tendência é que eles sejam mais tolerantes para entender possíveis problemas, voltando a comprar em outro momento, ou até mesmo, não irá se incomodando em ter que passar pelo processo de troca de produto em caso de falha.

Para quem tem um e-commerce, a fidelização de clientes é fundamental para evitar perder vendas. Para os consumidores virtuais, ter uma boa experiência deve ser algo instantâneo. Caso sua loja online demore para carregar, o cliente não ficará esperando e partirá para outro site. Com a fidelização, seu cliente poderá ter mais paciência e entenderá que problemas podem ocorrer ao carregar o site.

5. Preze pelo bom atendimento

Ter um bom atendimento é indispensável para fidelizar os clientes. Afinal, esse é um dos primeiros pontos de contato que o cliente terá com a sua marca. Mas mais do que isso, a sua empresa precisa proporcionar uma experiência agradável ao cliente durante todo o tempo em que ele estiver na sua loja. 

O atendimento influencia diretamente na forma como o cliente se relaciona com a sua marca. E cada vez mais os consumidores procuram ser tratados de forma especial.

Por isso, trate da melhor maneira possível o cliente seja um novo cliente, ou aquele cliente que você costuma ver todos os meses pois já é um cliente fiel. Um atendimento gentil e positivo, é uma das melhores maneiras de encantar as pessoas. Esteja sempre disposto a tirar todas as dúvidas que surgirem, o atendimento está ligado de forma muito forte na fidelização de clientes.

Esperamos que com esse conteúdo você tenha entendido um pouco melhor sobre fidelização de clientes e consiga aplicar em sua empresa ações que lhe tragam clientes fiéis. Para mais dicas como essas sobre gestão, vendas, meios de pagamento e muito mais. Acesse o nosso blog!

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!