Como fidelizar clientes no varejo

Fidelizar clientes

Clientes satisfeitos são excelentes para qualquer empresa. Mas clientes fiéis são ainda melhores. Uma pessoa que entra em sua loja e sai feliz com o que encontrou é sinônimo de um trabalho bem feito, mas aquela pessoa que além de sair contente ainda retorna para novas compras demonstra uma qualidade ainda maior de atendimento. Além de garantir uma boa imagem comercial ainda contribui para que se tenham melhores margens de lucro.

Assim, investir em estratégias que buscam a fidelização dos seus clientes é assegurar destaque para a sua marca e garantir a continuidade das suas atividades comerciais. Consumidores regulares mantêm um fluxo de caixa contínuo na sua empresa, o que facilita a manutenção da sua operação e reduz a sua dependência pelos compradores ocasionais — aqueles que irão aparecer apenas uma vez.

Mas como fidelizar os meus clientes? Separamos neste artigo algumas dicas que vão te ajudar a pensar e elaborar um plano de fidelização e, assim, conquistar de vez os seus consumidores. Vamos conferir?

 

Entenda os seus clientes

Monitore as pessoas que compram na sua loja. Crie um sistema para averiguar qual a satisfação delas com o seu estabelecimento, o que deixou a desejar e o que elas esperam que seja melhorado para ter uma boa experiência na próxima compra. Reúna essas informações em um banco de dados e as utilize para criar políticas e mecanismos para aproximar a sua empresa do seu cliente criando uma experiência única de compra.

 

Promova programas de fidelização

Demonstre aos seus clientes que eles são importantes para a empresa. Crie programas que valorizem aqueles que compram regularmente premiando com descontos e brindes. Estabeleça um mecanismo de contato em que possa avisar os compradores regulares sobre as suas promoções e ofertas antes que sejam divulgadas para o público em geral. Mostre para essas pessoas que a empresa reconhece e deseja manter um bom relacionamento com elas.

 

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Priorize a comunicação

A comunicação é importante para qualquer negócio, pois é um elemento estratégico para reunir informações e estabelecer políticas de atuação e relacionamento com o seu público. Por isso mantenha em funcionamento todos os canais de comunicação disponíveis (que podem ser por telefone, e-mails, redes sociais, sites, blogs etc.). Registre as reclamações, sugestões e elogios e as use a seu favor para melhorar a experiência dos seus clientes no seu estabelecimento. Aproveite e crie um sistema de pós-venda para saber o grau de satisfação de um consumidor após uma compra.

 

Invista no atendimento

As pessoas tendem a retornar aos comércios em que são bem atendidas. A satisfação de um cliente está ligado às opções de produtos que encontra, a atenção que recebe dos vendedores, a agilidade em que consegue efetuar uma compra e um serviço de pós-venda eficiente caso ele precise. Treine os seus funcionários para oferecer esse atendimento de qualidade e para lidar com situações adversas que podem vir a acontecer durante o dia a dia da loja. Faça com que o comprador queira retornar ao seu estabelecimento.

 

Busque diferenciais

É comum encontrar no comércio produtos e serviços semelhantes. Até mesmo marcas e pontos de vendas têm sido bastante parecidos. Oferecer diferenciais nos produtos e serviços é um modelo interessante para conquistar clientes e, posteriormente, fidelizá-los. Uma empresa que busca sucesso deve agregar valor às suas mercadorias e demonstrar que pode oferecer mais do que a concorrência. Use a criatividade e desenvolva diferenciais para sobressair no mercado.

Qual política de fidelização de clientes pretende adotar no seu comércio? Como implantará essas ações? Vá nos comentários e compartilhe com a gente as suas ideias!

 

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