O que é fluxo de caixa e a importância dele no comércio

fluxo de caixa

Independentemente do tamanho ou do tipo da sua empresa, uma boa gestão financeira está pautada no uso de ferramentas que possibilitem maior organização e controle de suas entradas e saídas de recursos financeiros.

Neste post, você vai entender o que é o fluxo de caixa e qual a importância dele no comércio. Também vamos lhe mostrar como otimizar essa ferramenta e todos os benefícios que ela poderá trazer para sua empresa.

 

O que é fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira e que serve para evidenciar o fluxo de entradas e saídas de recursos de uma empresa. Apesar do nome, ele é representado não só pelo caixa, mas pelas contas bancárias, já que estas representam recursos financeiros e comumente são utilizadas na movimentação diária da empresa.

 

Importância do fluxo de caixa no comércio

Pode-se dizer que, dentro do comércio, a importância do fluxo de caixa é ainda maior, já que é grande o movimento de entradas, dadas pelo recebimento de recursos, como clientes e vendas à vista, e saídas, relativas a pagamentos de fornecedores, salários, despesas do dia a dia, impostos, entre outras contas.

 

Download Gratuito: Planilha para controle financeiro

 

Como elaborar o fluxo de caixa

Para elaborar o fluxo de caixa, dê preferência à utilização de um bom software de gestão. Além de propiciar uma integração entre diferentes áreas, ele irá lhe ajudar a otimizar o uso do fluxo de caixa, permitindo uma consulta mais rápida e segura de seus recursos, entre outras facilidades.

Para iniciar o processo, devem ser separados todos os saldos iniciais de caixa e contas correntes, e estes deverão ser inseridos no sistema, assim como as entradas e saídas de dinheiro. Da comparação entre os saldos iniciais, entradas e saídas, você obterá o fluxo de caixa daquele período, que representa quanto a empresa tem disponível para outros gastos ou até mesmo para outros investimentos.

Recomenda-se que o fluxo de caixa seja elaborado diariamente para que seja conhecida a situação da empresa em tempo real.

 

Vantagens do fluxo de caixa

Além de organizar as suas finanças, a utilização do fluxo de caixa permite que as despesas sejam separadas por categoria, o que irá possibilitar o conhecimento de como estão os gastos de sua empresa. Com esses dados, você poderá procurar melhores alternativas ou reduzir custos, o que irá impactar de forma positiva no negócio.

Outra possibilidade é a categorização de seus clientes, demonstrando quais são aqueles que mais compram, os melhores e os piores pagadores, o que pode ser decisivo para as finanças de seu comércio.

Entre outras análises, pode ser utilizado o fluxo de caixa projetado, que dá uma visão geral de como será o fluxo de entradas e saídas de recursos para períodos futuros.

Neste post, você viu o que é fluxo de caixa, qual a sua importância dentro do comércio, além de sua elaboração e das vantagens que ele poderá trazer para o seu negócio. Agora, que tal conhecer nossas soluções para a sua empresa que irão otimizar e transformar a sua gestão financeira?

 

TESTE GRÁTIS: Sistema para Emitir Nota Fiscal

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Sistema para documentos fiscais