Gestão da equipe de venda: 5 erros para não cometer

Gestão da equipe de venda

A correta gestão da equipe de venda é um importante passo para otimizar os resultados de toda a loja, contribuindo para aumentar as vendas, aprimorar o atendimento aos clientes, reduzir desperdícios e fortalecer a marca.

Para isso é importante evitar alguns erros, que vão desde a falta de clareza no diálogo interno até a criação de metas ineficientes. Pensando nisso, criamos este post com 5 erros para não cometer. Confira!

 

1. Definir metas pouco eficientes

As metas são uma importante ferramenta para alinhar e motivar a equipe de venda, mas quando desenvolvidas do jeito errado, não têm o efeito desejado. Na realidade, muitas vezes, podem até ter um efeito contrário.

Metas de sucesso devem conter 5 principais características: devem ser claras, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido. Se você levar esses pontos em consideração, conseguirá definir uma meta realmente inteligente.

 

2. Não investir na comunicação interna

Segundo Peter Drucker, mais de 60% dos problemas de uma empresa existem por falta de comunicação. Esse número é bastante elevado, mas pode ser facilmente corrigido: basta incentivar o diálogo dentro da empresa.

Ferramentas como e-mail corporativo, intranet, mural de recados, caixa de sugestões e muitas outras podem contribuir para eliminar essa falha. Além disso, é importante incentivar toda a liderança da empresa nesse mesmo sentido.

 

 

3. Criar equipes sem autonomia

A falta de autonomia pode ser um grande problema, afinal, ninguém quer ficar sempre dependendo de ordens para atuar. Quando isso acontece com a equipe de venda, ela fica desmotivada, menos criativa e apática.

Então é importante delegar aos vendedores tarefas relevantes e desafiadoras, como visitar os clientes mais importantes e participar ativamente do processo de aquisição de estoque. Essas pequenas ações podem melhorar a sinergia e engajar os funcionários.

 

4. Não ter as ferramentas adequadas

A falta de ferramentas prejudica o trabalho dos vendedores, tornando-o muito mais demorado que o necessário. Então é importante que toda a equipe esteja munida das ferramentas certas, especialmente de sistemas modernos e eficientes.

Um bom sistema pode dar celeridade às vendas e aumentar o desempenho dos vendedores, além de oferecer acesso remoto, controle de estoque e relatórios que podem ser usados nas reuniões de trabalho. Então invista nas melhores ferramentas.

 

5. Deixar de recompensar pelos resultados

A falta de um bom sistema de meritocracia, em que cada vendedor é recompensado pelos resultados, é outro erro que deve ser evitado. Não adianta apenas definir e cobrar metas, você deve recompensar todo trabalho bem-sucedido.

Muitos gestores deixam de fazer isso pensando no alto custo, mas a realidade é que existem muitas recompensas simples e eficientes. Por exemplo: você pode oferecer um dia de folga remunerada, uma premiação em bem ou um jantar para quem se destacar.

Todas esses erros que citamos devem ser eliminados, aumentando assim o nível de engajamento e comprometimento de todo o time.

Agora que você já conhece os principais erros cometidos na gestão da equipe de venda, aproveite para continuar aprendendo. Curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!

 

TESTE GRÁTIS: Sistema para Gestão de Lojas

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Sistema para gestão de lojas