Gestão de estoque: o que você precisa saber?

Gestão de estoque

Quando falamos de gestão de estoque, estamos falando de uma das ferramentas mais importantes para concretizar os maiores objetivos de uma empresa: a satisfação dos clientes e a lucratividade. Isso porque ter os estoques sob controle implica em conseguir praticar bons preços, atender com agilidade e ter mais qualidade nos serviços ou produtos entregues ao consumidor.

Entre as preocupações das empresas que procuram ter uma boa gestão de estoques, estão onde estocar, o que e como estocar e por quanto tempo manter os estoques. As respostas a estas perguntas dependem do tipo de negócio, da sazonalidade dos produtos e até do perfil dos consumidores.

É preciso avaliar sempre a disponibilidade de espaço e as melhores condições de armazenamento, ao mesmo tempo em que se deve balancear a quantidade adequada de acordo com a saída prevista. Outro ponto importante: o estoque não deve estar alto quando o fluxo de caixa está baixo e a quantidade de produtos estocados deve acompanhar o ritmo das vendas.

Entre as vantagens de uma boa gestão de estoques, podemos citar:

  • Controle adequado do capital de giro do negócio;

  • Satisfação do cliente e, consequentemente, aumento das vendas;

  • Minimização de desperdícios com perdas ou extravios de mercadorias;

  • Identificação de produtos que estão sem giro ou que estão saindo bastante;

  • Ter domínio da influência do estoque nos resultados financeiros da empresa;

  • Ter poder de decisão na hora de fazer compras ou estimular a venda promocional dos produtos.

Gestão de estoques e tecnologia

Ao utilizar softwares para gestão estratégica do estoque, a empresa ganha um diferencial competitivo, pois passa a monitorar o andamento da entrada e saída de produtos sem precisar fazer inventários manuais com frequência. Além disso, a integração da saída do produto na loja com a baixa do estoque se torna automática, o que dá uma visão mais fidedigna do que está e do que não está disponível para venda.

Para empresas que têm mais de uma loja, a tecnologia é uma aliada ainda mais significativa. Na hora de planejar as compras, ter as informações em poucos cliques faz toda a diferença.

Veja os benefícios que um bom sistema de gestão de estoque pode oferecer:

Gestão centralizada das informações

Localizar contatos de fornecedores, puxar relatórios de produtos disponíveis no estoque, realocar mercadoria de uma loja para a outra, separar produtos por lotes com preços de compras diferenciados para preservar as margens de lucros… Tudo isso é possível com um bom sistema de controle de estoques.

Controle de qualidade e satisfação do cliente

Se fosse questionado ao gerente de uma loja qual a marca que mais satisfaz ao cliente, com base na saída de um produto, certamente ele precisaria fazer um levantamento dentro de um determinado período. Parametrizar estes levantamentos num sistema de gestão de estoques é muito simples e rápido. Com estas informações, fica fácil tomar decisões para melhor atender às demandas do cliente.

Controle financeiro

Fazer o controle de entrada e saída de produtos do estoque também ajuda a empresa a equilibrar suas finanças. Portanto, um sistema que ofereça relatórios rápidos e fáceis de interpretar contribui muito neste processo.

Como está a gestão de estoques da sua empresa? Conte para gente deixando um comentário!

 

TESTE GRÁTIS: Sistema para Controle de Estoque

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Sistema para Controle de Estoque