Como ter sucesso na gestão de uma equipe técnica
O sucesso na gestão de equipe técnica de automação comercial depende de um bom programa de treinamento, para que todos estejam preparados para desempenharem papeis importantes nos processos de uma organização.
A automação comercial trata de substituir e transformar as tarefas manuais em processos automáticos, como preenchimento de cheques, de duplicatas ou emissão de recibos, por exemplo. Além disso, a automatização também informatiza e integra as operações da empresa com instituições fiscais e de crédito, bancos e fornecedores.
Trata-se de um processo importante para as empresas, pois é uma forma de otimizar tempo e ganhar mais eficiência em suas operações diárias. Para que a empresa seja bem assessorada nessa transição, conforme já citamos, é de suma importância que a equipe técnica esteja bem treinada e altamente capacitada para realizar suas funções. Essa preparação cabe ao seu responsável direto: o gestor da equipe.
1 – Treine sua equipe
A equipe técnica deve conhecer todas as ferramentas e os recursos que pode disponibilizar aos clientes. É necessário um conhecimento avançado, para que seja possível identificar e apontar a melhor solução para o negócio de cada cliente através de uma análise de suas necessidades, facilitando a administração da empresa e visando melhores resultados.
2 – Prepare sua equipe para treinar
A gestão de equipe técnica tem como finalidade que ela conheça todos os processos e que indique o melhor a cada cliente. Os resultados da empresa que contrata os seus serviços dependerá em grande parte do treinamento que a sua equipe dará ao contratante. Deve-se considerar aqui que grande parte das empresas subaproveitam o sistema devido ao despreparo ou mesmo às limitações, o que é possível evitar dando um treinamento completo e avançado no momento da automação, principalmente a quem vai operar os equipamentos.
Seja um revendedor Hiper
Com o Hiper você entrega o que o lojista precisa para ser mais eficiente. Solicite o contato de um dos nossos consultores!
3 – Forneça assistência técnica e suporte ao cliente
A equipe técnica deve ser bem preparada também para a pós-transição da empresa para a automação comercial, fornecendo assistência técnica qualificada sempre que necessário e suporte em momentos de dúvida ou de outros pequenos problemas que surgirem após a no período em que o cliente estiver se acostumando com os novos processos. Esse suporte pode ser tanto presencial quanto virtual, considerando que algumas dúvidas podem ser sanadas sem que seja necessária uma visita.
4 – Treine sua equipe para o pós-venda
O pós-venda é tão importante quanto a própria venda. Fazer um acompanhamento ao cliente nos dias seguintes à automação é imprescindível para que a sua empresa se torne referência em bom atendimento. Uma boa equipe técnica sabe da importância disso e também de manter contato constante com o cliente, inclusive para fazer a manutenção de equipamentos.
5 – Não descuide do aspecto humano
A última dica vale para qualquer tipo de gestão de equipe, não somente para as equipes técnicas de automação comercial. O bom relacionamento e a humanização das relações de trabalho refletem em pessoas satisfeitas e prontas para dar o melhor de si ao desempenharem suas funções.
Você é responsável pela gestão de equipe técnica de automação comercial? Que outras dicas pode compartilhar? Comente!
Experimente grátis!
Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.